Ligue-se a nós

Notícias

Famílias de Paranaguá perdem tudo em enchente devastadora

Segundo o Simepar, em um curto período de tempo, choveu mais de 200 milímetros na cidade. Chuva durou quatro horas

Publicado

no

PARANAGUÁ, PR
Agora Litoral

Depois de quase seis horas de chuva forte, vários bairros de Paranaguá registram uma situação dramática. Não há estimativas oficiais de quantas casas foram afetadas, mas muitos moradores relataram ter perdido móveis e eletrodomésticos para a enchente.

Essa foi a segunda vez na mesma semana em que a maior cidade do litoral paranaense sofre com os alagamentos. Internautas enviaram através do Whatsapp (41) 99723-8071 do Agora Litoral vídeos e imagens de ruas, residências e pontos comerciais submersos. Um prejuízo alto, que está sendo calculado.

Drama

A situação mais crítica está nos bairros por onde passam rios. Na região do Parque Agari, Vila Garcia e Jardim Esperança, moradores contam que perderam tudo. Uma loja chegou a ser invadida pela água na principal avenida da Vila Garcia. A proprietária lamenta a perda de todo seu estoque.

LEIA MAIS:
Chuva forte provoca enchente em Paranaguá; Vários bairros são afetados

No Parque São João, segundo informações de populares, o muro de uma casa na rua Aldo Santana não suportou o volume de água e cedeu.

A cena de móveis boiando em residências se repetiu ainda no Jardim Ouro Fino, Guaraituba e na Vila São Vicente, onde a avenida Domingos Peneda ficou intransitável.

Veja o vídeo


Transtornos no centro, bairros, e também nas Colônias

No centro da cidade não foi diferente. Houve pontos de alagamentos na Avenida Maximiano da Fonseca, Tv. Correia de Freitas e rua Júlia da Costa. Bairros arredores também foram afetados: na Costeira, moradores usaram barcos para cruzar as ruas, e tentar salvar algum pertence das casas inundadas.

Na Vila Divineia e Labra, a obra inacabada do canal contribuiu para agravar a situação. O canal transbordou e a água invadiu diversas casas localizadas nas proximidades.

Já nas Colônias, o estado de alerta foi máximo. Desde as chuvas de 2011, quando deslizamentos derrubaram pontes e assorearam rios, moradores disseram que não viam uma tromba d’água tão forte. Na Colônia Pereira, a estrada de terra mais parecia um rio. Não houve informações da situação nas demais localidades, ou de vítimas.

Colônia Pereira: moradores em estado de alerta. Foto: Cliciane Ramos / Colaboração

Equipes da Defesa Civil em atuação

O Secretário Municipal de Segurança de Paranaguá, João Carlos Silva, reforçou que as equipes da Guarda Civil Municipal e Defesa Civil estão atendendo chamados em todas as regiões da cidade. Moradores que estariam desalojados, estavam sendo conduzidos por ônibus, disponibilizado pela secretaria, à escola Parque Awaji, no Parque São João.

Um ponto de coleta de doações para os afetados também foi aberto na sede da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec), localizado na altura da praça da Sereia no Aeroparque. As doações, importantes para ajudar quem mais precisa neste momento, e serão separadas e distribuídas pela Guarda Civil.

Chuva mais intensa nos últimos 20 anos

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), informou que no período das 20h às 05h30, o acumulado da chuva em Paranaguá chegou a 206 milímetros. Para se ter uma ideia, em março de 2011 durante as enchentes que arrasaram a região, o volume foi de 115 milímetros registrado na estação de Morretes.

Em toda a região de Paranaguá, o instituto estima que tenha chovido mais de 250 milímetros. A média esperada para o mês de janeiro era de 300mm.

Mapa meteorológico mostra acumulado de chuva às 02h01 em Paranaguá – Foto: Simepar / Reprodução

Segundo o meteorologista Lizandro Oliveira Jacóbsen, o que espantou foi a intensidade da chuva em pouco espaço de tempo. Desde 1997, a cidade não registrava um volume tão alto.

Veja as fotos enviadas por leitores do Agora Litoral:

Deixe seu comentário!

Notícias

Guaratuba registra o primeiro óbito pela Covid-19; Antonina tem o primeiro caso.

Veja a íntegra do Boletim da Sesa deste sábado (30).

Publicado

no

Por

O Boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) deste sábado (30) confirma o primeiro óbito em decorrência da Covid-19 no município de Guaratuba, subindo para 6 o número de mortes de residentes no Litoral do Paraná – 4 em Paranaguá (+ duas de pacientes de fora, contabilizadas na cidade de origem), 1 em Guaraqueçaba e 1 em Guaratuba.

Antonina, que até então era o único município do litoral paranaense a não registrar casos confirmados da doença, entrou na listagem também no informe epidemiológico da Sesa deste sábado.

Além de Antonina, Pontal do Paraná registrou mais um caso no Boletim da Secretaria de Estado da Saúde.

Com isso, O Litoral do Paraná soma 102 casos confirmados de pacientes contaminados pelo novo coronavírus:

Paranaguá 54; Guaratuba 27; Pontal do Paraná 7; Matinhos 6; Morretes 6; Guaraqueçaba 1; Antonina 1.

GUARATUBA TEM 1º ÓBITO
A primeira morte por Covid-19 em Guaratuba é de um paciente de 81 anos que estava internado em Joinville, morador no bairro da Figueira. Ele teria sido o primeiro caso confirmado na cidade.

ANTONINA TEM 1º CASO
Já o primeiro caso confirmado em Antonina é da enfermeira Kácila Luani Fernandes, que tornou pública a sua infecção em sua página no facebook. VEJA:
-.-
Com mais oito óbitos Paraná acumula 181 mortes pela covid-19
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou 239 novos casos no Paraná. O acumulado agora é de 4.473 confirmações em 246 municípios paranaenses.

Mais oito pessoas morreram em decorrência da infecção e o total de óbitos chega a 181.

ÓBITOS – Oito pessoas perderam a vida pela covid-19 – são seis homens e duas mulheres com idades que variam entre 38 e 91 anos. Todos estavam internados.

Cinco dos pacientes que faleceram residiam em Curitiba: uma mulher de 75 anos, morreu quinta-feira (28); os outros quatro são homens, com idade e data do óbito respectivamente: 91 anos – dia 23 de maio; 74 anos – 24 de maio; 38 anos – 27 de maio; 85 anos – 27 de maio.

Duas pessoas que residiam em Londrina também faleceram em decorrência da infecção: uma mulher, de 65 anos, foi a óbito na quinta-feira (28) e um homem de 67 anos, faleceu sexta-feira (29). Uma residente de Guaratuba, de 81 anos, morreu pela covid-19 hoje (30).

INTERNADOS – entre pacientes com o diagnóstico confirmado para covid-19 de todo o Paraná, 326 estão internados: 243 em leitos SUS (90 em UTI e 153 em leitos enfermaria) e 83 em leitos da rede hospitalar privada (38 em UTI e 45 em leitos enfermaria).

LEITOS – dos 1.781 leitos SUS exclusivos para covid-19 que a Sesa mantém em todo o Paraná, 559 estão ocupados por pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação pelo novo coronavírus.

O Estado tem: 574 leitos de UTI adulto e 249 estão ocupados; 1.100 leitos de enfermarias adulto e 290 estão ocupados; 37 leitos UTI pediátrico e 11 estão ocupados; 70 leitos de enfermaria pediátrico e 9 estão ocupados. A média de ocupação dos leitos SUS exclusivos covid-19 é de 31% neste sábado (30).

MUNICÍPIOS – 246 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 72 delas há registro de óbitos pela doença. Entre as 22 regionais de Saúde, apenas a 4ª (Irati) e a 5ª (Guarapuava) não têm ocorrência de óbito consequente da infecção pelo Sars-CoV-2.

Os municípios e a quantidade de novas confirmações estão listados a seguir:
Almirante Tamandaré 4
Antonina 1
Arapongas 2
Araruna 1
Araucária 1
Bandeirantes 1
Boa Vista da Aparecida    6
Campina Grande do Sul 2
Campo Bonito 1
Campo Magro 1
Campo Mourão     1
Candói    1
Cascavel 42
Cianorte 7
Colombo 3
Conselheiro Mairinck 1
Corbélia 1
Cornélio Procópio 5
Coronel Domingos Soares 1
Cruzeiro do Oeste 1
Curitiba 24
Faxinal 1
Fazenda Rio Grande 1
Foz do Iguaçu 1
Foz do Jordão 1
Francisco Beltrão 6
General Carneiro 1
Guaraniaçu 3
Guarapuava 2
Ibema 3
Ibiporã    5
Imbituva 1
Jacarezinho 2
Jaguariaíva 3
Jardim Alegre 1
Jataizinho 3
Laranjeiras do Sul 1
Lindoeste 1
Londrina 40
Mamborê 1
Manfrinópolis 2
Marechal Cândido Rondon 1
Mariluz 1
Maringá 3
Medianeira 2
Moreira Sales 3
Nova Esperança 1
Palotina 1
Pinhais 7
Piraquara 1
Pitanga 1
Planalto 1
Ponta Grossa 2
Pontal do Paraná 1
Quedas do Iguaçu 2
Rebouças 1
Reserva do Iguaçu 2
Salgado Filho 1
São João do Triunfo 1
São José dos Pinhais 2
São Tomé 1
Sarandi 1
Sertaneja 1
Tapejara 3
Terra Boa 2
Toledo 4
Tomazina 1
Tuneiras do Oeste 1
Umuarama 5

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 65 casos de pacientes que foram assistidos por aqui, mas residem fora do Estado. O aumento em um caso em relação ao número de ontem (sexta, 29) se deve à transferência de município de residência de um caso que foi confirmado em Cascavel e a pessoa é residente de Gaspar, em Santa Catarina. Cinco pacientes de fora morreram pela covid-19.

Continuar Lendo

Notícias

Litoral do Paraná tem 100 casos confirmados de Covid-19

Só nesta sexta-feira, 13 novos casos foram confirmados pela Sesa.

Publicado

no

Por

O Litoral do Paraná tem 100 casos confirmados de Covid-19. A informação está no Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta sexta-feira (29).

Só hoje houve confirmações de mais 13 casos na região – 8 em Paranaguá, 3 em Morretes e 2 em Guaratuba.

Os  8 novos pacientes de Paranaguá são:

Homem de 37 anos, morador no Palmital;

Mulher de 33 anos, residente no Leblon;

Homem de 45 anos, Jardim Paranaguá;

Mulher, 46 anos, Nilson Neves;

Homem, 48 anos, Vila Itiberê;

Mulher, 48 anos, Jardim Paranaguá;

Mulher, 65 anos, Palmital;

Mulher, 74 anos, Jardim Eldorado.

Em Paranaguá, 78 casos suspeitos aguardam o resultado dos exames.

Veja o boletim completo da Prefeitura de Paranaguá

GUARATUBA – Os 2 novos casos de Guaratuba são de um casal de moradores de Piçarras – uma mulher de 22 anos e um homem de 25. Os dois, segundo a Prefeitura, cumprem quarentena domiciliar e são monitorados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Em Guaratuba, 29 casos suspeitos estão em investigação.
MORRETES – Até o fechamento da reportagem, a prefeitura de Morretes não havia informado os três novos casos confirmados no Boletim da Sesa desta sexta-feira (29).

Veja a situação de cada cidade litorânea:

Paranaguá 54 casos confirmados e 4 óbitos; Guaratuba 27; Matinhos 6; Pontal do Paraná 6; Morretes 6; e Guaraqueçaba 1 (1 óbito).

RECUPERADOS – O total de casos recuperados no Litoral do Paraná é de 50: 31 em Paranaguá; 9 em Guaratuba; 5 em Morretes; 3 em Pontal do Paraná; e 2 em Matinhos.
Paraná acumula 4.236 casos confirmados e 173 mortes
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou também mais 253 casos da covid-19. O acumulado agora é de 4.236 confirmações em 236 municípios paranaenses. Mais quatro pessoas perderam a vida pela doença e o total chega a 173 óbitos causados pela covid-19 de pacientes que residiam em 71 cidades. Um caso foi excluído do monitoramento porque estava duplicado.

O cenário desta sexta-feira (29) da covid-19 no Estado é de: 317 (ou 7,5%) confirmados com o novo coronavírus internados, 127 em leitos de UTI e 190 em enfermaria, considera-se tanto leitos do SUS quanto da rede particular. Há pacientes considerados suspeitos também internados.

A média de ocupação entre os leitos de todo o Paraná é de: 41% em UTI adulto, 27% em enfermaria adulto, 24% em UTI pediátrico e 7% em leitos de enfermaria pediátrica.

1.863 pacientes já são considerados recuperados, representando 44% do total de confirmações e 173 morreram em consequência da covid-19, o que indica 4,1%.

ÓBITOS – quatro homens que estavam internados morreram em decorrência da covid-19 e entraram no monitoramento nesta sexta-feira (29). Três deles residiam em Curitiba: um com 79 anos faleceu na terça-feira (26), outro de 65 anos morreu na quarta-feira (27) e o terceiro tinha 86 anos de idade e foi a óbito na quinta-feira (28). O quarto paciente que morreu era de Terra Rica, tinha 57 anos e foi a óbito hoje (29).

MUNICÍPIOS – 236 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 71 municípios há registro de óbitos pela doença. Apenas a 4ª e 5ª Regionais de Saúde não têm ocorrência de óbito consequente da infecção pelo Sars-CoV-2.

Novos casos e cidades:

com um caso: Almirante Tamandaré, Altamira do Paraná, Alto Paraná, Ampére, Anahy, Assis Chateaubriand, Braganey, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Mourão, Fazenda Rio Grande, Guaraniaçu, Jacarezinho, Japurá, Jesuítas, Mandirituba, Nova Aurora, Paiçandu, Palotina, Paranavaí, Presidente Castelo Branco, Rio Bonito do Iguaçu, Rolândia, Rondon, Telêmaco Borba, Terra Rica, Terra Roxa, Umuarama.
com dois casos: Araucária, Bela Vista do Paraíso, Campo Bonito, Colombo, Diamante do Sul, Foz do Jorão, Guaratuba, Ibiporã, Ivaiporã, Palmas, Pato Branco, Quatro Barras, Quedas do Iguaçu, Ribeirão do Pinhal, Sarandi, Terra Boa, Uraí.
com três casos: Cornélio Procópio, Cruzeiro do Iguaçu, Cruzeiro do Oeste, Guaporema, Imbituva, Morretes,  Ponta Grossa, Reserva, Sertaneja, Toledo.
Quatro em: Guarapuava, Pinhais.
Seis em Bandeirantes.
Sete em Cianorte.
Oito em Paranaguá.
Nove em: Coronel Domingos Soares, Foz do Iguaçu.
11 em São José dos Pinhais.
16 em Maringá.
18 em Curitiba.
26 em Londrina.
42 em Cascavel.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registrou também mais sete casos de residentes de outros locais: Caçador e Florianópolis (SC), Ipiranga do Norte (MT), Parauapebas (PA) e três de São Paulo capital.

No total, 64 pessoas, não residentes do Paraná, tiveram o diagnóstico confirmado por aqui e cinco foram a óbito.

Continuar Lendo

Notícias

Matinhos instala Barreira Sanitária na entrada da cidade

Como prevenção à Covid-19

Publicado

no

Por

Uma Barreira Sanitária está instalada na PR-508 (Alexandra-Matinhos) como prevenção e combate à Covid-19.

Autoridades de saúde de Matinhos, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar estão realizando, desde às 14 horas desta sexta-feira (29) a aferição de temperatura das pessoas que se dirigem ao município e também o preenchimento de um formulário.

Pessoas vindas de regiões de risco, com sintomas gripais ou com temperatura alterada não terão permissão para entrar em Matinhos.

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.