Ligue-se a nós

Política

Marcelo faz balanço de dois anos e reafirma compromissos de campanha

PREFEITO DE PARANAGUÁ ABRIU ANO LEGISLATIVO

Publicado

no

Agora Litoral
Na abertura do Ano Legislativo, na segunda-feira (4), o prefeito Marcelo Roque lembrou aos vereadores de Paranaguá algumas ações já promovidas pela prefeitura e afirmou que 2019 é o “ano chave” da sua administração, quando “muitos sonhos planejados em 2017 sairão do papel”. Ele também reafirmou compromissos feitos durante a campanha eleitoral.

Em seu discurso, o prefeito reforçou ainda as principais medidas adotadas no início da gestão, que, segundo ele, eram “necessárias para tirar a cidade da situação em que se encontrava”. Marcelo Roque enalteceu a arrecadação do Município através do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) que, em 2018 superou o arrecadado em 2017. “Com isso, pudemos investir ainda mais em saúde, educação e segurança”, comentou.

O prefeito de Paranaguá pontuou as principais ações e investimentos realizados nos dois primeiros anos do seu governo.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
“Tudo tem seu devido tempo”, disse ele, ao comentar sobre a estação ferroviária. “Em breve, ela será devolvida aos parnanguaras”, afirmou.

Marcelo recordou que, em 2017, a Prefeitura iniciou a reforma do cartão postal, mas esta foi abandonada pela empresa, que será penalizada. O prefeito anunciou que uma nova licitação para o término da obra da estação ferroviária está prestes a acontecer.

INFRAESTRUTURA URBANA
Segundo o prefeito, durante 2017 e 2018, a administração já bateu recorde de extensão de asfalto, se comparada a outras gestões. “São mais de 42 KM por toda Paranaguá. Quando você sai de casa, se depara com uma rua mais iluminada e segura. Quando você pega seu carro, sua moto, ou até embarca no ônibus, cruza pelos investimentos promovidos pela Prefeitura”, ressaltou.

De acordo com ele, os serviços de infraestrutura urbana têm diminuído os problemas da população, que conta com drenagem, meio-fio e calçamento. Marcelo Roque salientou que até o final da sua gestão Paranaguá estará com 100% de iluminação em LED. “Se em dois anos já fizemos 42 KM, sabemos que somos capazes de fazer muito mais”, destacou.

ILHA DOS VALADARES
O prefeito Marcelo Roque recordou que a última reforma na Passarela da Ilha dos Valadares foi realizada em 2001, quando era diretor de obras na gestão do ex-prefeito Mário Roque. Lembrou também que, na semana passada, a Prefeitura entregou a primeira fase da reforma da passarela que passou por serviços subaquáticos. “Naquele dia, anunciei a ampliação da passarela em mais 2 metros, com o intuito de oferecer mais segurança aos que a utilizam”, ressaltou.

SAÚDE
“Hoje temos uma administração muito mais próxima da população, com uma saúde muito melhor do que encontramos”, disse o prefeito ao começar a falar sobre as ações de saúde. “No início de 2017, a Prefeitura estava doente, com uma saúde caótica. No entanto, em dois anos, foram realizados quatro testes seletivos para contratar mais funcionários para atender toda a demanda. Hoje, o programa Estratégia Saúde da Família abrange 85% da população, contra os 19% do início da gestão”.

Além disso, a aquisição de 23 novos veículos (entre vans, micro-ônibus e automóveis) foi destacada pelo prefeito na sessão inaugural do ano legislativo parnanguara. “Contamos com mais de 40 médicos atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A UBS da Ilha dos Valadares é 24h, e mais cinco UBS’s funcionam em horário estendido na cidade. Outras três unidades estão em construção – no Porto Seguro, Leblon e Ilha dos Valadares – além de uma, na Ilha do Mel, em Encantadas”, mencionou o prefeito.

Sobre a dengue e a febre-amarela, Marcelo Roque disse que a Prefeitura está no controle e no combate aos mosquitos transmissores. “Não podemos relaxar; a preocupação deve ser de todos nós”, declarou.

Sobre as reformas e manutenções nas Unidades de Saúde, o prefeito destacou que todas as unidades foram submetidas a obras para resolver problemas estruturais. O antigo prédio abandonado do CME é exemplo. Ele foi reformado e entregue à população, e hoje abriga a sede da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap).

ERASTO GAERTNER EM PARANAGUÁ
No antigo prédio do CME é que será instalada uma unidade do Hospital de Oncologia Erasto Gaertner. “Hoje, 4 de fevereiro, é dia mundial de combate ao câncer, e relembro que já recebemos o CNPJ de funcionamento da unidade. O paciente não precisará mais ir até Curitiba. Só quem vive ou viveu isso sabe a importância que esse serviço terá em Paranaguá”, disse.

EDUCAÇÃO EXEMPLO
Outros estados do Brasil têm se baseado na educação municipal de Paranaguá, segundo o prefeito Marcelo Roque. Ele destacou o trabalho desempenhado pelos profissionais do magistério e lembrou do concurso público realizado na educação que contratou centenas de novos profissionais.

Entre 2017 e 2018, espaços abandonados foram reativados e revitalizados, além de novos terem sido inaugurados. É o caso do CMAE que atende professores e alunos em acompanhamentos com especialistas.

“Viramos matéria no Jornal Nacional quando retiramos do papel, depois de seis anos, o CMEI Denise Alboit, que se encontrava abandonado e com prazos extrapolados”, comentou o prefeito. A entrega do novo CMEI ajudou no desenvolvimento do bairro Jardim Iguaçu, junto ao novo asfalto, drenagem, infraestrutura e a chegada do Céu das Artes.

Além disso, Marcelo Roque afirmou que a Prefeitura honrou com todos os pagamentos dos profissionais da educação, já no início de 2019, os retroativos das elevações de nível e piso nacional com reajuste de 4,17%. Mais de 1.900 professores da Rede Municipal de Ensino foram beneficiados com a medida. “Estamos em dia com a educação, na contramão da economia do país e começando 2019 com o pé direito”, ressaltou o prefeito.

MEIO AMBIENTE
“A Secretaria de Meio Ambiente também tem feito a diferença”, destacou o prefeito aos representantes do povo na Câmara Municipal. Lembrou que os lixões a céu aberto foram substituídos pelas Praças de Bolso na cidade e que o atendimento veterinário itinerante e gratuito percorre todos os bairros em sua gestão. O prefeito de Paranaguá anunciou uma nova licitação que deixará a cidade mais limpa e abrangerá mais localidades com equipamentos exclusivos, inclusive nas Ilhas.

CELEIRO DE CAMPEÕES
Marcelo Roque enalteceu Paranaguá e disse que a Cidade Mãe do Paraná é um orgulho e que muita gente ‘veste a camisa da nossa cidade’. Ele observou também a implantação do Bolsa Atleta que tem beneficiado os profissionais do esporte. “Incentivamos e apoiamos os nossos atletas em suas carreiras”, acrescentou.

O prefeito contou que Paranaguá foi escolhida para sediar o Campeonato Sul-Americano de Karatê de 2020. “Disputamos com a cidade de Piumhi, em Minas Gerais, e ganhamos por 10×0. Não queremos apenas que o visitante saia daqui encantado com a nossa terra. Queremos muito mais do que isso. Queremos que eventos como esses tragam benefícios reais para os moradores”, comentou.

SEGURANÇA
“A Guarda Municipal está equipada”, afirmou Marcelo Roque. Falou das novas viaturas, coletes balísticos, pistolas e motocicletas. e também dos investimentos na capacitação da corporação com a implantação da Academia da Guarda e cursos. “Destaque para a Guarda Ambiental, Ronda Ostensiva, Departamento de Trânsito e a recentemente inaugurada Patrulha Maria da Penha que, com menos de uma semana de existência, já está atuando na defesa de direitos da mulher parnanguaras”, frisou o prefeito.

CULTURA E TURISMO
A Prefeitura criou a Festa do Caranguejo e o Amor de Natal, atraindo turistas com a chegada do verão. “Além disso, estamos fomentando ações culturais como é o caso do Mais Verão na Ilha do Mel, que conta com atividades recreativas e artísticas”, disse.

“Depois do anúncio de que o Robalos Rebeldes não faria mais o Paranaguá Motos, abraçamos o evento e o tornaremos uma festa municipal. Não vamos deixar que a tradição se perca”, acrescentou Marcelo Roque. Salientou ainda que o Município apoia e incentiva os mais de 29 eventos do Calendário Oficial anualmente.

TARIFA JUSTA
Marcelo Roque lembrou da intervenção decretada, em outubro de 2018, na empresa prestadora de serviço de água e esgoto em Paranaguá. Ele também recordou de alguns fatos determinantes como: a falta de justificativa para os valores cobrados atualmente na tarifa, os níveis de perda no abastecimento de água e a utilização do sistema de coleta de esgoto de maneira unitária. “Tudo isso foi baseado em um estudo técnico e encaminhado também ao Ministério Público”, defendeu o prefeito.

“Eu vou até o final dessa disputa pelo bem da população parnanguara, por uma tarifa justa e por um serviço de qualidade”, prometeu Marcelo Roque.

Primeira sessão do ano estava lotada

PROJETOS QUE SAIRÃO DO PAPEL
Na abertura do Ano Legislativo na Câmara Municipal de Paranaguá, Marcelo Roque também lembrou dos compromissos ainda assumidos em campanha (da própria Estação Ferroviária, Subprefeituras, Centro do Idoso, e a revitalização da Praça Mario Roque) e disse que tudo se realizará com o tempo.

“Foi uma longa caminhada até aqui e quero reafirmar a minha dedicação para os próximos dois anos de gestão a serviço da nossa cidade”, afirmou.

Por último, disse que deseja continuar “uma relação de trabalho, harmonia e respeito” com os vereadores. “Tenho a convicção de que compartilhamos objetivos comuns para o bem de Paranaguá”, disse, ao se referir à importante união dos poderes em prol da população.

Prefeito de Paranaguá falou aos vereadores e à população presente

Política

Homem é preso por passar a mão em funcionária de loja no centro de Paranaguá

Foi na manhã de terça-feira

Publicado

no

Por

Na manhã de terça-feira (27), um homem de 56 anos foi encaminhado para o plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá por agentes da Guarda Civil Municipal, acusado de importunação sexual. A ação ocorreu após denúncia de uma moça de 23 anos, que informou ter sido assediada pelo detido na loja em que trabalha, no centro da cidade.

De acordo com o boletim policial, por volta das 10h50, uma equipe da GCM foi até o estabelecimento e encontrou o suspeito detido pelos funcionários. Em seguida, os agentes conversaram com a vítima, a qual, chorando muito, relatou que o homem havia passado a mão eu seu rosto e cabelos e que, depois, veio a tocar em suas nádegas.

Outra funcionária, que estava próximo, visualizou a cena e o homem correu. A vítima, em pânico, pediu a ajuda da amiga de trabalho e, momentos depois, o acusado acabou detido.

Encaminhado à unidade policial, o suspeito, que reside em Curitiba e não tinha passagem pelo sistema prisional, acabou autuado em flagrante. Posteriormente foi conduzido à Cadeia Pública, onde ficou recolhido à disposição da Justiça.

Continuar Lendo

Política

Foragido por roubos é preso pela Polícia Civil em Matinhos

Ele era procurado desde outubro de 2022

Publicado

no

Por

Foto: Gabrielle Sversut

Um homem, de 29 anos, condenado por cometer roubos, foi preso pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) nesta segunda-feira (23), no bairro Vila Nova, em Matinhos. O criminoso estava foragido desde outubro de 2022.

“O homem possui uma extensa ficha criminal. A PCPR apurou que ele utilizava facas nos roubos”, contou o delegado da PCPR Cristiano Quintas.

CRIME
Os crimes foram cometidos em 2015 e 2016, em Curitiba e Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Um dos roubos foi cometido dentro de um ônibus contra o cobrador e os passageiros.

Da PCPR
Continuar Lendo

Política

Paranaguá terá novo vereador quarta-feira

JOÃO MENDES ASSUME NO LUGAR DE MARCUS ROQUE

Publicado

no

Por

Agora Litoral
A cidade de Paranaguá terá novo vereador nesta quarta-feira (27). João Mendes Filho, do MDB, assume, na Câmara Municipal, às 19 horas, no lugar de Marquinhos Roque (PODEMOS), cassado por infidelidade partidária.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na noite de segunda-feira (25), a perda do mandato de Marquinhos, que ocupava o cargo de presidente da Câmara de Vereadores.

A Justiça Eleitoral entendeu que a migração de Marquinhos Roque, do MDB para o PODEMOS, ocorreu sem justa causa, e que não havia nenhuma das hipóteses legais que autorizariam a troca de partido.

Marquinhos Roque perdeu o mandato

EXPERIÊNCIA
João Mendes Filho é servidor municipal há 37 anos. Ingressou no serviço público aos 17 anos, quando ainda era permitido, na função de contínuo (office-boy). Com o tempo exerceu diversos cargos até chegar à condição de secretário municipal de Administração, em duas gestões do ex-prefeito Mario Roque.

Em 2008, elegeu-se vereador, com 855 votos, para a legislatura 2009/2012. Na última eleição obteve 326 votos e ficou como primeiro suplente do MDB.

Com a saída de Marquinhos Roque do MDB ingressou com ação de infidelidade partidária, em 18 de maio de 2018, conquistando definitivamente o cargo após decisão do ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral, na segunda-feira, 25 de março.

MANDATO
Em entrevista ao Agora Litoral, João Mendes Filho disse que vai exercer o cargo “em defesa da cidade de Paranaguá”, através de projetos que possam atrair empresas e gerar empregos. Igualmente, prometeu lutar pelos funcionários públicos.

Perguntado sobre qual deveria ser sua postura na Câmara Municipal, afirmou que votará conforme sua consciência. “Os projetos do Executivo que eu considerar de interesse da comunidade terão meu voto”, adiantou.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.