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Casos confirmados de coronavírus no Paraná somam 1.025 com 53 óbitos

Paranaguá tem mais um. Litoral agora tem 15 confirmações.

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A Secretaria de Saúde do Paraná divulgou nesta terça-feira (21) mais uma atualização de casos de Covid-19 no Estado. São 22 novos casos de coronavírus e dois óbitos registrados nas últimas 24 horas.

No total, desde o dia 12 de março quando ocorreram as primeiras seis confirmações, o Paraná registra 1.025 casos confirmados. Entre os confirmados, 53 pessoas morreram em consequência da doença.

Os dois óbitos registrados no informe desta terça-feira são de duas mulheres, residentes de Curitiba. Uma delas, de 93 anos, que foi a óbito no domingo, e outra de 75, que faleceu na segunda-feira.

MAIS UM CASO CONFIRMADO NO LITORAL
O Boletim da Sesa registra mais um caso confirmado de Covid-19 no Litoral do Paraná.

O novo paciente é de Paranaguá e tem 70 anos. A cidade agora soma 12 casos, elevando o número na região para 15. Matinhos tem 2 e Morretes 1.

CIDADES
No Paraná, 24 cidades têm registro de óbitos pela Covid-19. O primeiro registro de morte pela infecção ocorreu em 25 de março. Entre todos os 53 óbitos, a média de idade está em 66,11 anos. Sendo o paciente mais jovem com 34 anos e o mais idoso com 95.

CASOS NOVOS – As 22 confirmações desta terça-feira (21) foram registradas nos municípios de Campo Mourão (1), Cianorte (1), Colombo (1), Curitiba (4), Guairacá (2), Londrina (2), Mandaguari (1), Maringá (7), Paiçandu (1), Paranaguá (1) e Telêmaco Borba (1).

107 municípios paranaenses já registram ao menos um caso de Covid-19 confirmado. Cinco municípios concentram 614 casos: Curitiba tem 373 casos, Londrina 90, Cascavel 6, Maringá 49 e Foz do Iguaçu 38 registros positivos para o SARS-CoV-2. Os demais 411 casos estão em 102 municípios do Estado.

Errata: no informe de ontem (20/04), os números divergiram. Um paciente de São Paulo que já tinha diagnóstico confirmado foi transferido para Curitiba e por isso, ao invés de 19 a mais, ficou 20, totalizando 1007 na contagem de residentes no Paraná. Essa diferença impactou na estratificação por sexo. Por isso o número ficou menor.

RECUPERADOS – Os dados de recuperados serão os mesmos da segunda-feira (20): 229 pacientes recuperados, exceto os do município de Curitiba. A capital registra 210 pacientes liberados do isolamento. Desta forma, o Paraná soma 439 pacientes recuperados.

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Ponte de Guaratuba: Começa a etapa das estruturas de sustentação

Primeiras atividades da perfuratriz iniciaram nesta terça-feira (30)

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Foto: Jonathan Campos/AEN

A construção da Ponte Guaratuba-Matinhos avançou para a etapa principal da obra nesta terça-feira (30/04) a partir da emissão da Licença de Instalação pelo Instituto Água e Terra (IAT) e de uma nova ordem de serviço. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior durante visita ao canteiro de obras em Guaratuba, onde ele deu início às primeiras atividades da perfuratriz que será usada para a concretagem das estruturas que servirão de base de sustentação para a ponte, conectando definitivamente a rede viária dos dois municípios do Litoral do Paraná.

A aguardada obra representa um investimento de R$ 386,9 milhões do Governo do Estado por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL). Com a Licença de Instalação em mãos, o Consórcio Nova Ponte, vencedor do processo licitatório, tem agora um prazo de 24 meses para a conclusão da estrutura.

“Esse é mais um dia histórico para Guaratuba e todo o Litoral do Paraná com o início das obras na parte marítima da ponte, agora também com todo o canteiro que foi instalado nos últimos quatro meses. Essa é uma vitória dos técnicos do IAT e do DER-PR que trabalharam pela viabilização e segurança jurídica do projeto, mas acima de tudo uma vitória da população do Paraná que entendeu a necessidade dessa obra e acreditou que era possível mesmo com todos os embates que tivemos”, afirmou Ratinho Junior.

Segundo o governador, a nova ponte, somada a outros investimentos que têm sido feitos ou já foram anunciados pelo Governo do Estado no Litoral, como a revitalização da orla de Matinhos e as duplicações das rodovias estaduais que ligam a região à Garuva e Pontal do Paraná, devem levar mais desenvolvimento socioeconômico para a região.

“É uma obra que vai fortalecer o turismo no Litoral do Paraná, que nos últimos anos já tem batido recordes de visitantes, e que faz parte de um planejamento para o resgate da região, beneficiando toda a cadeia produtiva e os moradores”, acrescentou.

RESPEITO AMBIENTAL 

Os trabalhos no Litoral começaram formalmente em 27 de outubro de 2023, após a emissão da Licença Prévia pelo IAT. Desde então, o Consórcio Nova Ponte se concentrou na instalação do canteiro industrial de apoio à obra principal e demais acessos, incluindo a fabricação de artefatos de concreto.

Anteriormente, o IAT também já tinha autorizado o corte isolado de árvores nativas e exóticas localizadas em uma Área de Preservação Permanente (APP), intervenção necessária para a instalação do canteiro de obras. O parecer técnico do IAT reforça, contudo, a proibição do corte de espécies ameaçadas de extinção.

Com a emissão da Licença de Instalação pelo IAT, o consórcio vencedor do processo licitatório feito pelo Governo do Estado está autorizado a trabalhar na instalação da ponte de fato. Após a conclusão da obra, o Instituto ainda deverá emitir a Licença de Operação, passo que marca a autorização para uso da nova ponte.

O presidente do IAT, Everton Souza, disse que as análises feitas por uma equipe multidisciplinar garantiram que todos os aspectos legais fossem considerados. “Os efeitos econômicos e sociais são claros em uma obra de grande porte como essa, mas ela também precisa respeitar o meio ambiente. Por isso, a nossa equipe teve o cuidado de fazer toda a análise da documentação, em uma constante troca com o DER/PR, o que nos deu total segurança para emitir essa licença, que certamente vai se traduzir num benefício para todos os paranaenses”, declarou.

Entre as condicionantes da nova licença estão a execução de todos os programas ambientais previstos, com monitoramento de fauna e flora, avaliar as condições da qualidade do ar e obrigação de gerenciamento dos resíduos gerados nas obras.

PRÓXIMOS PASSOS 

De acordo com o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, os técnicos do DER/PR acompanharão de perto todas as etapas da intervenção para garantir a qualidade e a transparência do projeto. “Foram meses de trabalho entre o DER/PR e o IAT para consolidar a Licença de Instalação e agora os técnicos vão fiscalizar diariamente o andamento da obra para garantir o cumprimento do cronograma e a boa aplicação dos quase R$ 387 milhões em recursos públicos”, garantiu.

O maquinário trazido pelo Consórcio Nova Ponte e o concreto que já está sendo produzido no canteiro de obras começam agora a ser usados na construção da estrutura principal da ponte, que terá 1.244 metros de extensão, com um vão de 160 metros e canal de navegação de 17 metros de altura por 90 metros de largura. A ponte terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.

A extensão total do complexo viário totalizará 1.826 metros, o que inclui 951 metros de acessos no lado de Guaratuba e 875 metros no lado de Matinhos. Dentro do projeto, também estão incluídas vias locais e conexão à Estrada de Cabaraquara, em Matinhos.

“Hoje demos um passo importante, pois até o momento estava tratando de canteiro de obras e hoje a gente está colocando finalmente o primeiro pilar na água. Atendemos tudo o que foi determinado pelo órgão licenciador e o Ministério Público do Paraná, então temos a certeza de que a obra não para mais”, avaliou o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.

A partir de agora, de acordo com diretor-presidente do DER/PR, a empresa deve ampliar o número de funcionários atuando diretamente na região em função do aumento das atividades, passando de 100 para aproximadamente 600.

“Essa é a primeira estaca de muitas que vão ser colocadas na baía de Guaratuba para na sequência termos as demais estruturas da ponte, a pavimentação dela e dos entornos tanto do lado de Matinhos quanto de Guaratuba”, comentou.

ECOSSISTEMA 

Durante a elaboração dos estudos ambientais da nova Ponte de Guaratuba, no Litoral, pesquisadores já observaram que ela deve trazer grandes benefícios para a fauna marinha local, recuperando um ecossistema prejudicado por anos pelo tráfego intenso de ferry boat e balsas, inclusive com o retorno de fauna para a baía.

Assim que estiver concluída, a Ponte de Guaratuba vai substituir a travessia por ferry boat, que é a principal fonte de ruído antropogênico (criado por atividade humana) subaquático na baía, considerado por estudiosos um fator negativo e de grande relevância no comportamento de cetáceos, grupo de animais formado por golfinhos, botos e baleias.

Da AEN

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PRF inicia Campanha Maio Amarelo

Tema deste ano é “Paz no trânsito começa por você”

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A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou na manhã desta terça-feira (30), a Campanha Maio Amarelo 2024. Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, o movimento deste ano tem como objetivo chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

O Maio Amarelo surgiu em 2011, a partir da decretação da Década de Ação para a Segurança no Trânsito, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, o mês de maio se tornou calendário de referência para a intensificação de ações em diversos países, visando a redução da violência no trânsito.

A PRF está comprometida em combater as condutas irresponsáveis que causam perdas de vidas no trânsito. Desta forma, intensificará suas ações para garantir estradas mais seguras e reduzir o número de acidentes fatais.

Durante o mês de maio, serão ampliados ainda mais os esforços de combate, através de operações integradas, fiscalizações rigorosas e campanhas educativas, de forma a alcançar um público mais amplo, conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de escolhas seguras no trânsito.

Da PRF

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Copel oferta bolsa e estágio para alunos de Engenharia Elétrica

São 15 vagas para cotistas em instituições públicas

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Estudantes universitários aprovados por meio de cotas para o curso de Engenharia Elétrica em instituições públicas de ensino superior localizadas no Paraná têm até esta quinta-feira (2) para inscrever-se no programa Aluno Energia, da Copel.

Serão selecionados 15 calouros que receberão bolsa de estudo nos primeiros anos da graduação, mentoria de profissionais experientes e a oportunidade de realizar estágio remunerado na Copel, nos anos finais de estudos.

O programa foi lançado em 2023 com o objetivo de apoiar os estudantes e auxiliar no combate à evasão nos cursos de Engenharia Elétrica. Entre os requisitos listados, está o ingresso por sistema de cotas, ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública e não possuir outra fonte de renda. As etapas de seleção incluem apresentação de documentos, elaboração de vídeo e redação, e uma entrevista final.

A bolsa oferecida equivale a um salário-mínimo regional paranaense ao longo de até três anos e é acompanhada de outros benefícios, como a cessão de um notebook, acompanhamento por um tutor da empresa e a oportunidade de estágio remunerado na Companhia, nos anos finais da graduação.

O resultado será divulgado no dia 12 de junho. Mais informações AQUI.

Da AEN

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