Ligue-se a nós

Notícias

IAT emite licença ambiental prévia para a construção da Ponte de Guaratuba

Obras devem iniciar no 2º semestre deste ano

Publicado

no

O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu nesta quarta-feira (26/4) a licença ambiental prévia para a construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral. O documento permite ao Consórcio Nova Ponte, vencedor da licitação pública, iniciar os projetos básico e executivo de engenharia, bem como as atividades para obter a Licença de Instalação, necessária para a etapa seguinte, da execução da obra. As ações vão seguir o detalhamento apontado no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que norteou a avaliação técnica do empreendimento.

A licença prévia referenda os estudos realizados ao longo dos últimos anos e detalha os próximos passos, como a necessidade do consórcio apresentar o Plano de Controle Ambiental para a obtenção da Licença de Instalação, o projeto executivo e o memorial descritivo da implantação, além do cronograma de obras. Também especifica os cuidados necessários com ruídos, destinação de resíduos, supressão vegetal e controle da flora e da fauna.

Nesse momento estão liberados os trabalhos da equipe projetista, que irá incluir sondagens e levantamentos de campo no trajeto da futura obra de arte. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, será responsável pela administração e fiscalização do andamento do contrato, acompanhando os trabalhos nos projetos e dando a aprovação final aos mesmos antes do início da obra.

Com a obtenção da Licença de Instalação e o aval do projeto, que deve levar até seis meses, a expectativa é de início das obras no segundo semestre deste ano, com prazo de 24 meses de execução – contando licença e projeto, são 32 meses de contrato.

“É um momento muito importante para a história do Paraná. São três anos e meio de muito trabalho, com segurança técnica e jurídica, com engenheiros e técnicos ambientais. A licença é como se fosse o penúltimo passo porque autoriza o consórcio a avançar nos estudos práticos. E nos próximos meses teremos um grande projeto e em seguida a tão sonhada obra”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Nós chegamos nesse momento muito maduros porque fizemos vários estudos e levamos em consideração todos os apontamentos da sociedade”.

Ele também destacou a vocação do Litoral para o turismo. “O desenvolvimento das cidades do Litoral do Paraná só acontece com o aprimoramento do turismo. É difícil ter uma grande indústria nesses locais, até pelas questões ambientais. Nós precisamos valorizar o turismo e o setor de serviços, o que temos feito inclusive com a inclusão de Paranaguá na rota dos cruzeiros marítimos internacionais. E agora estamos resolvendo esse problema histórico com a conexão dessas duas cidades, facilitando o trânsito para turistas e moradores”, complementou o governador.

Esse é mais um passo que o Governo do Estado dá para pôr fim a uma espera de quase quatro décadas pela população paranaense, em especial dos moradores das cidades litorâneas, pela ligação terrestre entre Matinhos e Guaratuba. O investimento do Estado é de R$ 386,9 milhões. Com a ponte, a expectativa é de encerrar o transporte com balsa entre as duas cidades.

“Em 40 anos muito se falou sobre a ponte, mas ela nunca teve um licenciamento. Uma obra inicia de fato com licenciamento, e chegamos nesse momento. Nesta semana é aniversário de Guaratuba, é um presente para o Litoral”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

A obtenção da licença ambiental foi resultado de um processo colaborativo entre secretarias de Estado e o Ministério Público do Paraná (MPPR), que apresentou diversas recomendações administrativas durante esta primeira etapa dos estudos, discutidas em reuniões entre técnicos do ministério e DER/PR, sendo todas atendidas, inclusive a limitação de tráfego pesado, e levando à aprovação do pedido da licença junto ao IAT. O processo contou também com a participação de diversas instituições, como o Conselho Estadual de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais do Estado do Paraná (CPICT/PR).

“Todo processo de licenciamento tem um ritual legal administrativo para que a licença seja segura. É uma obra que vai beneficiar milhões de pessoas. Nós construímos a partir da participação popular para ter o menor impacto ambiental possível. Valorizamos muito todas as medidas mitigadoras em relação à fauna, flora e aspectos sociais. Consultamos as comunidades do Litoral e há uma aceitação da obra como um todo. Entendemos que temos um estudo seguro para o andamento do processo”, disse o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, esse grande projeto vai modificar a história do Litoral. “Nossa missão é atender essa geração sem descuidar da geração futura. Essa ponte vai levar desenvolvimento sustentável ao Litoral”, afirmou.Ponte deve gerar valorização imobiliária de até 20% no Litoral
Uma sondagem do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), vinculado à Secretaria de Planejamento, revela que há perspectiva de aumento de 20% na valorização dos imóveis no mercado imobiliário de Guaratuba com a construção da ponte. A projeção se soma a uma pesquisa de mercado feita pelo site de mercado Agente Imóvel, que apontou crescimento de cerca de 15% no valor do metro quadrado na região entre dezembro de 2021 e dezembro de 2022. 

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, destacou que acompanhou desde 2019 o trabalho das equipes técnicas do Estado para a construção da ponte. “É o maior projeto de todo o Paraná. Fomos superando as etapas e eu sempre falo do quanto essa obra vai impactar a segurança pública, a educação, a saúde da nossa gente. E tem a questão econômica. Vamos reposicionar o Litoral no mapa do turismo”, afirmou. “Teremos geração de emprego e renda para resolver um dos índices mais baixos de IDH em relação a outras regiões”.

“A gente já ficou muito aquém em relação a Santa Catarina no quesito litoral, mas o mundo mudou e hoje estamos na frente porque não perdemos no quesito sustentabilidade, qualidade das praias, limpeza urbana e segurança pública. E isso é muito valorizado, a corrida é por isso”, complementou.

VALORIZAÇÃO AGUARDADA
Esse movimento de valorização do Litoral é um apelo também da sociedade civil organizada. Em 2021, em carta de apoio ao projeto endereçada ao Governo do Paraná, o Movimento Pró-Paraná e o Instituto de Engenharia do Paraná afirmavam que “a ponte viabiliza a integração e o compartilhamento de muitos serviços entre os municípios de Matinhos e Guaratuba, dentre os quais destacam-se: clínicas médicas; hospitais; educação profissional e superior”.

Segundo o documento, “o desenvolvimento econômico é um importante parâmetro de viabilidade para implantação da Ponte de Guaratuba: o desenvolvimento da indústria turística. O Brasil e o Litoral do Paraná demandam investimentos maciços para melhorar o desempenho da matriz turística no cenário econômico e os números desse setor não condizem com o potencial gigantesco que o País detém. É possível imaginar que a natureza determinou a implantação de um equipamento de transposição que obrigatoriamente deverá ser harmonioso e arquitetonicamente perfeito”.

Ainda de acordo com o texto, “a Ponte de Guaratuba constituir-se-á numa atração turística que será o símbolo do litoral paranaense, – como é símbolo turístico a ponte Hercílio Luz em Florianópolis – atraindo visitantes das diferentes regiões do Brasil e do exterior para aproveitarem as belezas do nosso litoral”.

Ponte e outras obras vão levar Litoral do Paraná a outro patamar, diz governador

A construção da Ponte de Guaratuba, a revitalização da Orla de Matinhos, as duplicações das rodovias que ligam Matinhos à Praia de Leste (PR-412) e Garuva a Guaratuba (PR-407), o Binário de Pontal do Paraná e diversas outras obras na região vão elevar o Litoral do Paraná a outro patamar. A afirmação foi feita pelo governador Ratinho Junior, nesta quinta-feira (27), durante o anúncio da emissão da licença prévia para dar início ao projeto da ponte.

Ele destacou que a transformação da infraestrutura local reflete diretamente na ampliação do turismo. “Tem sido um trabalho árduo, mas a ponte e as outras obras vão elevar o Litoral e o Paraná como um todo a outro patamar. A engorda da Orla de Matinhos já deixou muito clara a transformação que acontece quando o desenvolvimento sustentável chega ao nosso Litoral”, disse o governador.

A maquete de como vai ficar a Ponte de Guaratuba está disponível no YouTube, neste LINK.

TURISMO
Além do sucesso do Verão Maior Paraná, que levou milhares de pessoas para curtir a temporada nas praias paranaenses, Ratinho Junior citou a entrada do Porto de Paranaguá na rota dos navios de passageiros, como resultado desses investimentos. A partir de novembro deste ano, o navio MSC Lirica vai operar itinerários partindo de Paranaguá para Itajaí, Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai), com a expectativa de embarcar 10 mil pessoas e receber cerca de 40 mil turistas em trânsito por temporada. 

“Além de termos turistas do mundo todo curtindo nosso Litoral, o porto também será um ponto de embarque de navio de cruzeiros, coisa que nunca aconteceu na história. E eles estão vindo para o Litoral do Paraná porque estão vendo o compromisso do governo com a infraestrutura, que melhora a vida das pessoas porque gera emprego, abre novos negócios e deixa nossas cidades mais bonitas e modernas”, ressaltou. 

Da AEN

Notícias

Feirão do Turismo é adiado devido a situação de calamidade no RS

Não há nova data definida para o evento que aconteceria de 18 a 20 de maio, em todo o País

Publicado

no

Por

A 1ª edição do Feirão do Turismo, que aconteceria no Paraná entre os dias 18 e 20 de maio, foi adiada e ainda não tem nova data para acontecer. Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento envolve todos os estados e não ocorrerá como previsto por causa da situação do Rio Grande do Sul, que está em estado de calamidade em função das chuvas e enchentes.

De acordo com a nota do Governo Federal, a decisão foi tomada em solidariedade e apoio às milhares de pessoas afetadas. “Somos solidários aos brasileiros do Rio Grande do Sul e entendemos o adiamento do Feirão do Turismo do país. A urgência agora é salvar vidas e é nisso que todos estamos focados, em ajudar”, afirmou o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes.

O Governo do Estado está enviando mais bombeiros militares para ajudar no resgate das vítimas. Policiais Militares e profissionais da Polícia Científica estão no Rio Grande do Sul para contribuir com apoio à segurança e assistência às pessoas. As ações do Paraná incluem, ainda, o envio de viaturas, caminhões-tanque, drones e água mineral.

FEIRÃO

O feirão é uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com os estados e empresários do setor, para mostrar seu empreendimento e atrair visitantes durante a baixa temporada. Ele reúne agências de viagens e/ou operadores de turismo e todos os prestadores de serviços turísticos, como a rede hoteleira, por exemplo.

A iniciativa faz parte de uma campanha nacional para movimentar a economia com a atividade em todo o País e apoiar atrativos turísticos e empresários de todos os ramos durante as épocas de menor movimentos também.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Saúde convoca 108 candidatos aprovados no PSS

Selecionados assumem suas funções a partir desta quarta-feira (8)

Publicado

no

Por

A Secretaria de Estado da Saúde deu início nesta terça-feira (7), à primeira etapa da efetivação dos candidatos selecionados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) para integrar temporariamente o quadro de servidores. O chamamento para a assinatura de contrato aconteceu de maneira simultânea em 21 Regionais de Saúde e contemplou 108 novos funcionários.

Eles estão distribuídos entre cargos de administrador (4), arquiteto (1), biólogo (5), biomédico (1), enfermeiro (42), engenheiro eletricista (1), engenheiro civil (1), farmacêutico (26), fisioterapeuta(1), médico (18), psicólogo (1), terapeuta ocupacional (1), técnico de laboratório (2) e técnico de enfermagem (4).

“Esses profissionais passam a somar em diversas frentes as estruturas de saúde do Estado. O PSS é um processo robusto e não tenho dúvidas de que todos os aprovados possuem qualificação para atender os paranaenses”, disse o diretor-geral da Sesa, César Neves.

Os profissionais selecionados passam a assumir suas funções a partir desta quarta-feira (8). Ao todo, foram 18.682 inscritos para as 341 vagas ofertadas, sendo 294 para nível superior e 47 de nível médio. As demais vagas serão ocupadas a partir de novas convocações que devem ser anunciadas nos próximos dias.

O PSS tem duração inicial de um ano, podendo ser prorrogado conforme a necessidade da secretaria. É possível verificar atualizações sobre novos chamamentos e mais detalhes na aba Processo Seletivo Simplificado.

Confira a distribuição dos profissionais por regionais:

– 2ª RS de Curitiba – 2 administradores, 3 biólogos, 1 biomédico, 11 enfermeiros, 1 engenheiro eletricista, 8 farmacêuticos, 1 fisioterapeuta, 5 médicos, 1 psicólogo, 1 terapeuta ocupacional, 2 técnicos de laboratório, 3 técnicos de enfermagem.

– 3ª RS de Ponta Grossa – 4 enfermeiros, 1 médico.

– 4ª RS de Irati – 2 enfermeiros, 1 farmacêutico.

– 5ª RS de Guarapuava – 1 enfermeiro, 2 farmacêuticos.

– 6ª RS de União da Vitória – 1 enfermeiro.

– 7ª RS de Pato Branco – 1 enfermeiro, 1 farmacêutico, 2 médicos.

– 8ª RS de Francisco Beltrão – 1 enfermeiro, 1 médico.

– 9ª RS de Foz do Iguaçu – 1 administrador, 1 farmacêutico, 1 médico.

– 10ª RS de Cascavel – 1 arquiteto, 1 biólogo, 2 enfermeiros, 1 engenheiro civil, 2 farmacêuticos.

– 11ª RS de Campo Mourão – 1 enfermeiro, 2 farmacêuticos.

– 12ª RS de Umuarama – 2 enfermeiros, 2 farmacêuticos, 1 médico.

– 13ª RS de Cianorte – 1 biólogo, 1 enfermeiro, 1 farmacêutico.

– 14ª RS de Paranavaí – 3 enfermeiros, 1 farmacêutico.

– 15ª RS de Maringá – 1 administrador, 4 enfermeiros, 1 farmacêutico.

– 16 RS de Apucarana – 1 enfermeiro, 1 farmacêutico, 2 médicos.

– 17ª RS de Londrina – 1 enfermeiro, 1 farmacêutico, 2 médicos.

– 18ª RS de Cornélio Procópio – 1 médico.

– 19ª RS de Jacarezinho – 2 enfermeiros, 1 técnico de enfermagem.

– 20ª RS de Toledo – 3 enfermeiros, 1 farmacêutico, 1 médico.

– 21ª RS de Telêmaco Borba – 1 enfermeiro, 1 farmacêutico.

– 22ª RS de Ivaiporã – 1 médico

Da Sesa

Continuar Lendo

Notícias

Hoje tem sorteio da Mega-Sena acumulada em R$ 37 milhões

Apostas podem ser feitas até às 19h

Publicado

no

Por

A Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 37 milhões no concurso 2721 que acontece nesta terça-feira (7), em São Paulo. A aposta mínima custa R$ 5.

Também tem sorteio da Timemania (R$ 1,3 milhão), Loteca (R$ 350 mil) e do Dia de Sorte (R$ 2,5 milhões).

Os eventos acontecem a partir das 20h no Espaço da Sorte, na capital paulista, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no Youtube e pela página oficial da Caixa no Facebook.

As apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pelo site da Caixa Econômica Federal. Para apostar pela internet é necessário realizar um cadastro e ter 18 anos ou mais.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.