Ligue-se a nós

Paraná

Três municípios do Estado permanecem sem nenhuma confirmação de Covid-19

Paraná chegou a 87.915, com 2.244 mortes em decorrência do novo Coronavírus

Publicado

no

Enquanto o número de casos confirmados do novo coronavírus no Paraná chegou a 87.915, com 2.244 mortes, três municípios do estado permanecem sem nenhum diagnóstico da doença, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O relatório da Sesa, divulgado na sexta-feira (7), mostra que somente os municípios de Boa Ventura de São Roque, Flor da Serra do Sul e Godoy Moreira não tiveram casos confirmados, desde o início da pandemia.

O Paraná possui 399 municípios. Os primeiros casos no estado foram confirmados em 12 de março, e as primeiras mortes registradas no dia 27 do mesmo mês.

Veja abaixo as medidas que foram tomadas em cada uma delas.

Boa Ventura de São Roque
De acordo com registros do governo estadual, Boa Ventura de São Roque, na região central do Paraná, tem 6.411 habitantes.

A secretaria municipal de Saúde informou que, mesmo sem casos da doença, publicou sete decretos em prevenção à Covid-19 e montou um comitê de operações emergenciais para tratar do assunto.

Um dos decretos, segundo o município, determinou a obrigação do uso de máscaras. O comércio e serviços não-essenciais também tiveram fechamento determinado.

A prefeitura informou que as aulas municipais foram suspensas e que outras atividades que podem provocar aglomerações foram proibidas.

Hospitais de atendimento
Os hospitais de referência que atendem a população de Boa Ventura de São Roque, caso houvessem as primeiras confirmações de pacientes com diagnóstico da Covid-19 são o Hospital São Vicente, em Pitanga, e o Hospital Bom Jesus, em Turvo.

Ainda conforme o município, havendo necessidade de internamento, os pacientes devem ser encaminhados ao hospital São Vicente, de Guarapuava.

Flor da Serra do Sul
Em Flor da Serra do Sul, cidade do sudoeste do Paraná com 4.645 habitantes, a Secretaria Municipal de Saúde informou que equipes da Polícia Militar (PM) têm atuado na fiscalização para evitar aglomerações de pessoas em vias públicas e no comércio.

Em março, início da pandemia, segundo a secretaria, o município decretou a suspensão de atividades que pudessem gerar aglomerações de pessoas.

Depois, outro decreto determinou o fechamento do comércio considerado não essencial, pelo período de 14 dias. As atividades foram retomadas de forma gradual.

Atualmente o comércio está em funcionamento na cidade, com o uso obrigatório de máscara e a disponibilização de álcool gel.

Aulas suspensas
As aulas municipais foram suspensas, com a implantação de atividades escolares não presenciais. A prefeitura informou que disponibiliza materiais e conteúdos pedagógicos previstos na base curricular comum, para o cumprimento da carga horária mínima anual.

Atendimento hospitalar
Em caso de confirmação de diagnósticos do novo coronavírus, a secretaria de saúde informou que os pacientes podem ser encaminhados para o Hospital Regional de Francisco Beltrão ou para o Hospital Santa Rita de Cássia, na cidade de Palma Sola, em Santa Catarina.

Godoy Moreira
O município de Godoy Moreira, na região norte do estado, é o que possui menor população entre as três cidades que permanecem sem casos confirmados. São 2.996 habitantes, segundo o relatório da Sesa.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, mesmo sem casos da doença, o município assinou decretos que determinaram restrições na abertura do comércio, que chegaram até a ter fechamento total aos finais de semana e em dias alternativos.

A prefeitura determinou o uso obrigatório de máscaras nas vias públicas e dentro dos estabelecimentos públicos e comerciais.

Também houve a suspensão das aulas municipais, assim como foi determinado para as aulas da rede estadual.

Orientação e prevenção
Equipes realizaram barreiras sanitárias, com orientação nas ruas de entrada da cidade, entre março e abril. Equipes da área da saúde orientaram a população sobre os cuidados e prevenção contra a Covid-19, inclusive, com anúncios em carro de som.

Em caso de surgimento de um primeiro caso de Covid-19, segundo o município, o atendimento de referência deve ser no Hospital Regional de Ivaiporã.

Do G1

Deixe seu comentário!

Paraná

Provas do concurso da Polícia Civil serão aplicadas em fevereiro de 2021

São 400 vagas ofertadas

Publicado

no

Por

O edital publicado no Diário Oficial do Estado, na quinta-feira (19), confirma as novas datas do concurso da Polícia Civil do Paraná (PCPR), que oferta 400 vagas. As primeiras provas serão aplicadas em 21 de fevereiro de 2021 e o exame de conhecimento específico para delegado será em 11 de abril.

São ofertadas 50 vagas para delegado de polícia, 300 para investigador de polícia e 50 para papiloscopista. O edital com o novo cronograma, que foi definido em conjunto pela comissão do concurso e a banca examinadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pode ser acessado AQUI.

O calendário foi finalizado após a provação de um plano de biossegurança junto à Secretaria de Estado da Saúde, em 9 de novembro. O plano foi desenvolvido pela UFPR e normatiza as regras sanitárias que deverão ser seguidas no certame.

Da Agência Estadual de Notícias
Continuar Lendo

Paraná

PSS da Educação registra 12 mil inscritos e prazo encerra na segunda-feira

Os interessados podem se inscrever até às 18 horas do dia 23

Publicado

no

Por

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte registrou, na quarta-feira (18), 12 mil inscritos no edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS). O número foi alcançado uma semana após o início do período de inscrições, na quarta passada (11).

O processo conta com candidatos de todas as regiões do Brasil. Os dados são do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), empresa responsável pelo PSS 2021.

O processo prevê a contratação de pelo menos 4 mil profissionais para lecionar no ano letivo de 2021, com possibilidade de ampliação. Os interessados podem se inscrever até as 18h do dia 23 de novembro. (link abaixo)

Neste ano, o processo seletivo tem algumas mudanças. Será aplicada uma prova de conhecimento da área em que o candidato se inscreveu e em que pretende dar aula.

O tempo de serviço e a prova de títulos – critérios utilizados em anos anteriores – continuam compondo parte importante do processo de seleção.

Originalmente, estavam planejadas redação e banca avaliativa, mas após amplo diálogo com os professores foi decidido pela não utilização desses formatos de avaliação.

“Estamos aprimorando o processo de seleção dos profissionais da nossa rede, ao mesmo tempo em que mantemos a valorização dos profissionais que já contam com uma titulação e experiência, e que compartilham de uma caminhada com a gente”, disse o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder.

Cada candidato deve se inscrever em apenas um Núcleo Regional de Educação (NRE), podendo optar por até dois municípios do núcleo. Na sequência, é permitido escolher uma ou duas funções, disciplinas, áreas do conhecimento ou eixos da educação profissional.

O edital e os comunicados contêm mais informações sobre as ofertas.

Para participar, os candidatos deverão pagar taxa que varia de R$ 60 (para uma disciplina) a R$ 105 (para duas disciplinas).

As provas serão aplicadas em 13 de dezembro nas cidades-sede dos Núcleos Regionais de Educação. No dia da avaliação serão adotadas normas rígidas de prevenção da Covid-19, seguindo protocolo da empresa que organiza a prova, além de determinações da Secretaria de Estado da Saúde.

TÍTULOS – Para facilitar as inscrições, o candidato deverá cadastrar seus documentos em ambiente virtual, que vai permitir anexação dos títulos. Esses documentos vão representar até 40 pontos do processo de seleção, valendo diplomas de pós-graduação, como de especialização, mestrado ou doutorado.

A prova de títulos vai compreender também o tempo de serviço. Cada ano de magistério vai contar três pontos, com o máximo de 21 pontos, dentro de um total de 40.

O número de questões das provas vai depender da quantidade de disciplinas/eixos tecnológicos selecionados na inscrição. O tempo máximo para realização da prova também vai variar de conforme as opções selecionadas na inscrição.

GRUPOS DE RISCO – Parte dos profissionais selecionados substituirá professores do grupo de risco da Covid-19 sem possibilidade de atuar presencialmente. Entretanto, a prova e a seleção estão abertas a todos os profissionais, inclusive aos candidatos do grupo de risco.

A realização da prova seguirá todo o protocolo de segurança determinado pela Secretaria de Estado da Saúde. A classificação do profissional do grupo de risco está garantida e mantida. Ele será chamado assim que acabar a situação emergencial da pandemia.

CLIQUE AQUI para se inscrever.

Da AEN
Continuar Lendo

Paraná

Assaltantes invadem hospital em Telêmaco Borba e agridem pacientes

Foi na tarde de quarta-feira (11); um suspeito foi preso

Publicado

no

Por

Câmeras registraram a ação dos bandidos

Três assaltantes invadiram um hospital e agrediram pacientes, em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais do Paraná, na tarde de quarta-feira (11).

Eles conseguiram fugir levando celulares, cartões de crédito e dinheiro.

A ação foi registrada por uma câmera de segurança. Nas imagens, os marginais agem com violência contra as pessoas que aguardam atendimento na unidade hospitalar, localizada no bairro Socomin.

A Polícia Militar (PM) fez buscas na região e um suspeito foi preso.

A Polícia Civil investiga o caso.

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.