Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Paraná

Gripe mata jovem de 19 anos em Curitiba

MORTE DA GAROTA SÓ VEIO À TONA NESTA SEMANA

Agora Litoral
Uma jovem de 19 anos morreu pelo vírus da gripe em Curitiba, aponta boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), válido de janeiro até 29 de abril. Além desta paciente, são oito mortes confirmadas até o momento: uma em Pato Branco, duas em Foz do Iguaçu, uma em Cascavel, uma em Umuarama, uma em Paranavaí, mais uma em Curitiba e uma em São José dos Pinhais. A morte da jovem não é recente, mas veio à tona apenas nesta semana.

Segundo Renato Lopes, coordenador da divisão de doenças transmissíveis da SESA, a jovem que morreu em Curitiba não estava vacinada. “Ela também tinha uma doença de base respiratória, que é a asma, e acabou morrendo. As outras vítimas têm um padrão acima de 50 anos e sem a vacinação”, descreveu à Banda B.

Segundo o coordenador, o número de casos está dentro do padrão. “Está dentro de um número esperado. Agora com a chegada do frio começa a aumentar, por isso a importância de se vacinar e ter cuidados de higiene. A vacinação vai até dia 31 de maio”, destacou.

O QUE É INFLUENZA
É uma infecção viral aguda do sistema respiratório altamente transmissível. Os sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Se não for tratada, pode provocar complicações, evoluir para pneumonia e provocar até a morte.

PROTEÇÃO
A vacina aplicada nas unidades de saúde é trivalente e protege contra duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B.

VACINAÇÃO
A vacinação tem como público-alvo crianças de 6 meses até 5 anos, as gestantes, puérperas, que são as mulheres que acabaram de ter bebês nos últimos 45 dias, e povos indígenas.

Também idosos, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 20 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Da BandaB
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios