Ligue-se a nós

Paraná

Governo vai intensificar combate ao feminicídio

DECISÃO FOI ANUNCIADA NA TERÇA-FEIRA (19)

Publicado

no

Agora Litoral
O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou na terça-feira (19) que o Estado vai intensificar o combate à violência contra mulheres. “Estamos acompanhando a violência crescente, o feminicídio. Nosso objetivo é diminuir o número de casos no Estado e criar um ambiente em que a mulher se sinta cada vez mais protegida”, disse o governador durante a inauguração da nova unidade da Delegacia da Mulher e do Adolescente de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Ratinho Junior ainda disse que o Governo do Estado vai, cada vez mais, preparar as forças de segurança pública do Paraná para lidar com esse tipo de crime, em especial no atendimento nas delegacias. “Queremos que as mulheres e adolescentes vítimas de violência sejam atendidas da melhor forma possível e se sintam à vontade para relatar o que aconteceu com elas, sem nenhum constrangimento”, afirmou.

PLANEJAMENTO – Na solenidade, o governador reforçou que o Governo do Estado está fazendo um planejamento de segurança pública inédito, baseado em um trabalho ainda mais técnico da Polícia Civil e da Polícia Militar.

Ele disse também que o Paraná vai desenvolver juntamente com São Paulo um projeto executivo de vigilância das fronteiras para o combate ao crime organizado.

Ratinho Junior afirmou que o Estado planeja uma série de investimentos na área de novas penitenciárias com o objetivo de tirar os presos de delegacias. “Criamos uma força-tarefa para resolver o mais rápido possível essa questão, até porque delegacia não é lugar de preso. Com isso, também daremos liberdade aos nossos profissionais, em especial os da Polícia Civil, para que possam exercer suas missões, que é a investigação dos crimes”, disse.

DELEGACIA – Localizada no centro de São José dos Pinhais, a Delegacia da Mulher e do Adolescente vai substituir a antiga unidade. O espaço tem 1,8 mil m², uma sala de aula para palestras de prevenção, ambientes separados para receber vítimas e suspeitos, além de locais isolados para atender adolescentes, mulheres e idosos.

“É uma estrutura moderna e preparada para receber a mulher vítima de violência, que geralmente chega à delegacia extremamente fragilizada e precisa ser recebida em um ambiente adequado e por profissionais capacitados”, disse o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Riad Braga Farhat.

A delegada Valeska Martins, responsável pela unidade, disse que todos os funcionários recebem capacitação contínua para que tenham sensibilidade para receber as vítimas. “O atendimento é especializado e todos os profissionais entendem o ciclo de violência no âmbito doméstico e o sofrimento das mulheres e crianças”, afirmou.

O Governo do Estado investiu R$ 6 milhões na obra.

Com informações da AEN / Fotos: Geraldo Bubniak / Rodrigo Felix Leal
Anúncio
Clique para comentar

Deixe um comentário!

Paraná

Falsos policiais tentam assaltar Camelódromo em Londrina (VÍDEO)

Tentativa de golpe foi na noite de quinta-feira

Publicado

no

Por

Bando tentou dar golpe, mas se deu mal

Quatro assaltantes vestindo roupas imitando as da Polícia Civil foram presos na noite desta quinta-feira (14) ao tentar assaltar o Camelódromo de Londrina, no Paraná. A prisão deles foi possível após um comerciante desconfiar do modo de agir dos “policiais”.

Os assaltantes chegaram ao Camelódromo, no Centro da cidade, e, mostrando um falso mandado de busca e apreensão, impediram a entrada e saída de todos que se encontravam no local. O alvo do bando era uma loja de aparelhos eletrônicos.

Ao perceberem a chegada da Polícia Militar, que cercou o local, os bandidos fizeram algumas pessoas reféns, mas acabaram se entregando aos policiais do Choque. Três armas de fogo foram apreendidas. Ninguém foi ferido.

Integrantes do bando foram presos

VEJA O VÍDEO

Com informações do 24Horas
Continuar Lendo

Paraná

Repartições públicas estaduais terão escala especial no feriado

Horários especiais valem para quinta e sexta-feira

Publicado

no

Por

As repartições públicas estaduais terão escala especial de funcionamento no dia da Proclamação da República, celebrado nesta sexta-feira, 15 de novembro.

O Governo do Estado também decretou ponto facultativo na quinta-feira (14), em função do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.

A medida não abrange serviços essenciais do Estado, como hospitais e delegacias.

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) e Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) trabalharão normalmente nesta quinta-feira (14) e fecham na sexta-feira (15).

Confira abaixo o horário de funcionamento de outros órgãos públicos da rede estadual:

HOSPITAIS DO ESTADO – Funcionarão normalmente todos os dias.

HEMEPAR – Na sexta-feira (15), todos os hemobancos estarão fechados. Em Curitiba, o Hemepar estará aberto na quinta-feira (14) das 7h30 às 18h30. No sábado (16), o atendimento será feito normalmente, das 8h às 18h.

Nas Unidades da Hemorrede em Maringá, Campo Mourão e Guarapuava o atendimento será normal na quinta-feira.

Nas unidades de coleta e hemonúcleos de Paranaguá, Irati, Umuarama, Telêmaco Borba, Jacarezinho, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Londrina, os atendimentos serão realizados normalmente na quinta-feira.

O hemonúcleo de Paranavaí fará atendimentos na manhã de quinta-feira e só reabre na segunda-feira (18), das 7h30 às 14h.

O Hemonúcleo de Francisco Beltrão e o Hemocentro de Cascavel estarão fechados na quinta-feira, devido a feriados municipais, e só reabrem na segunda-feira.

As unidades de coleta de Cornélio Procópio e Toledo também fecharão na quinta-feira e retornam na segunda-feira. Londrina e Maringá abrem no sábado normalmente.

O Biobanco, em Curitiba, abre normalmente na quinta-feira e fecha na sexta-feira e no sábado. A distribuição será feita normalmente em todas as unidades na quinta-feira.

O endereço e telefone de todas as unidades da Hemorrede podem ser conferidos no site do Hemepar.

FARMÁCIAS DO GOVERNO – As unidades de Curitiba, Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Londrina, Cornélio Procópio e Jacarezinho abrem normalmente na quinta-feira.

Paranaguá, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel, Cianorte, Apucarana, Toledo, Telêmaco Borba e Ivaiporã estarão fechadas nos dois dias e retornam na segunda-feira.

O Centro Psiquiátrico Metropolitano abre na quinta-feira (14) e não funciona na sexta.

RECEITA ESTADUAL – Não haverá expediente em todas as agências na quinta e sexta-feira.

DETRAN – Não haverá atendimento na quinta e sexta-feira. Os usuários podem fazer consultas e serviços de habilitação e informações sobre veículos no site e nos terminais de autoatendimento.

POLÍCIA CIVIL – As delegacias vão atender normalmente, em regime de plantão 24h, exceto as de área administrativa.

PROCON – Funciona normalmente na quinta-feira. Não funcionará na sexta-feira. Atendimentos podem ser feitos pelo site.

CEASAS – As Ceasas de Curitiba, Maringá e Londrina estarão com horários especiais na sexta-feira, mas atendem normalmente nos mercados atacadistas. Já as Ceasas de Cascavel e Foz do Iguaçu estarão fechadas.

No sábado (16), o mercado atacadista hortigranjeiro da Ceasa de Curitiba não abrirá, mas o Mercado de Flores atenderá normalmente, das 6 as 12 horas.

Todas as outras quatro unidades, em Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu abrem seus mercados no sábado.

A Gerência da Ceasa de Cascavel informa que mesmo com o feriado municipal em comemoração de 68 anos do município, o mercado atende normalmente na quinta-feira, das 6h às 12h.

COPEL – As agências e postos de atendimento da Copel em todo o Estado funcionam normalmente na quinta-feira e fecham na sexta-feira.

Em casos de falta de energia ou emergência, os consumidores podem ligar para 0800 51 00 116.

SANEPAR – As agências da Sanepar de todo o Estado funcionam normalmente na quinta e fecham na sexta-feira (15). A Sanepar atende 24 horas pelo 0800 200 0115.

BIBLIOTECA – A Biblioteca Pública do Paraná não terá expediente na quinta, sexta-feira e sábado, abrindo normalmente na segunda-feira, às 8h30.

MUSEUS – Todos os museus abrem durante o feriado, com horários especiais, com exceção do Centro Juvenil de Artes, que estará fechado de sexta-feira até domingo. Na segunda-feira, os museus ficam normalmente fechados para trabalhos administrativos.

  • O Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) funcionará de sexta-feira a domingo, das 10h às 16h.
  • O Museu Oscar Niemeyer (MON) funcionará normalmente das 10h às 18h, de sexta a domingo.
  • O Museu Paranaense funcionará de sexta-feira a domingo, das 10h às 16h.
  • O Museu Casa Alfredo Andersen abre de sexta a domingo, das 10h às 16h.
  • O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) funciona de sexta a domingo das 10h às 18h.
  • No Museu do Expedicionário, o horário de funcionamento será das 10h às 12h e das 14h às 17h, de sexta a domingo.

AQUÁRIO DE PARANAGUÁ – Funcionará normalmente durante o feriado, das 10 às 17h30.

Da AEN
Continuar Lendo

Paraná

Polícia Civil apreende quase 300 quilos de kratom em Curitiba

Duas pessoas foram presas. Um era fiscal da Prefeitura de Piraquara

Publicado

no

Por

Substância é proibida no Brasil

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu, na manhã de terça-feira (12), dois mandados de busca e apreensão em endereços onde estariam sendo produzidos e comercializados “kratom”, uma substância de uso e venda proibida no Brasil. Os mandados foram cumpridos em Curitiba e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Durante a ação, um casal foi preso em flagrante.

A “kratom” é extraída de uma planta importada da Indonésia com efeito estimulante e psicoativo, que estaria sendo vendida como um “remédio”.
O homem suspeito tem 28 anos e seria um fiscal da Prefeitura Municipal de Piraquara. Ele foi preso na residência da mãe dele, localizada no bairro Cristo Rei, na Capital. No carro do suspeito, foram encontrados produtos já embalados e prontos para envio a compradores, pelos Correios.

Laboratório clandestino

A mulher suspeita tem 25 anos e foi presa na residência do casal, onde havia um laboratório clandestino, com instalações insalubres e precárias.
Dentro da casa, foram encontrados um liquidificador, balança de precisão, espátulas e utensílios de cozinha, onde a “kratom” era misturada a outras substâncias, depois encapsulada e embalada.
Os produtos estariam sendo vendidos para vários locais do Brasil.

Agentes da vigilância sanitária de Piraquara também participaram da ação. Ao todo foram apreendidos cerca de 300 quilos do produto. O casal foi autuado pelo crime de falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.

O crime é hediondo, inafiançável e tem pena de reclusão de 10 a 15 anos. Os dois seguem presos e estão à disposição da Justiça.

Da PCPR
Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.