Ligue-se a nós

PARANÁ

Dono de “fábrica do pó” em Curitiba é preso no Boqueirão pela Polícia Civil

Ele produzia de 5kg a 10 kg de cocaína por semana

Publicado

no

Apreensão feita na fábrica de cocaína

Um homem de 30 anos foi preso por tráfico de drogas depois de ser descoberto numa ação da Polícia Civil realizada nesse sábado (24/4), no bairro Boqueirão, em Curitiba. No local onde o homem estava, os policiais encontraram um laboratório para fabricação de cocaína que, segundo a corporação, funcionava numa casa alugada e tinha capacidade de produção semanal de 5kg a 10 kg da droga.

Além de prender o suspeito, os policiais civis apreenderam seis quilos de cocaína, três quilos de lidocaína – que funciona como anestésico – uma prensa, uma arma de fogo e R$ 21 mil. Além disso também foram apreendidos material para mistura, analgésicos de uso veterinário e todo o aparato do laboratório.

Segundo a Polícia Civil, o laboratório foi descoberto graças a interceptações telefônicas dando conta de que o suspeito estaria recebendo os insumos para fabricação da droga. Ainda conforme a PC, um novo carregamento seria entregue nesse final de semana. O destino dos entorpecentes ainda não foi descoberto, mas segue sob investigação da Polícia Civil.

O responsável pela “fábrica” estava de tornozeleira eletrônica e registrava três passagens por tráfico de drogas. Além disso, ele também já teria respondido por homicídio na cidade de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Da Tribuna do Paraná

Deixe seu comentário!

PARANÁ

Prefeita de Querência do Norte morre por complicações da Covid-19

Dra. Rose teve uma embolia pulmonar provocada pelo novo coronavírus

Publicado

no

Por

Dra. Rose (Foto: Divulgação)

A prefeita de Querência do Norte, no noroeste do Paraná, Rozinei Aparecida Rigotto Oliveira (PSD), conhecida por Dra. Rose, morreu por complicações da Covid-19 nesta sexta-feira (30/4). Segundo a prefeitura, a causa da morte da prefeita foi uma embolia pulmonar provocada pelo novo coronavírus. Ela tinha 57 anos.

A Dra. Rose começou a ter sintomas no dia 10 de abril, mas o resultado do exame só foi divulgado no dia 17. No dia 12 de abril, quando fez a postagem, Rozinei disse que estava com 30% do pulmão comprometido. Ela continuou em casa, o quadro de saúde piorou, foi transferida para o hospital Bom Samaritano de Maringá, e no dia 21 de abril foi transferida para a UTI e intubada.

O velório está marcado para as 20 horas de hoje na quadra do Colégio Estadual Humberto Campos. O corpo será sepultado no sábado (1/5), às 10 horas, no Cemitério Municipal de Querência do Norte.

O marido dela também positivou para a Covid-19, e, segundo a prefeitura, ele está bem. O vice-prefeito Alex Fernandes, do PL, decretou luto oficial por dez dias. Ele deve assumir o cargo nos próximos dias.

Continuar Lendo

PARANÁ

Suspeito morre em confronto com a PM após bater carro tentando fugir

Troca de tiros foi no bairro Capão Raso em Curitiba

Publicado

no

Por

Fotos: Marcelo Borges

Câmeras de segurança registraram o exato momento em que um suspeito dirigindo um carro roubado bate contra outro veículo durante uma perseguição policial, na segunda-feira (26/4). Ele morreu em confronto com policiais militares no bairro Capão Raso, em Curitiba.

No vídeo, é possível perceber que o Fiat Pálio preto, dirigido pelo suspeito, surge em alta velocidade e bate contra um carro estacionado entre as ruas João Rodrigues Pinheiro e Fátima Bark. Na sequência, o carro roda na pista e para.

Três testemunhas que estavam em frente ao local do acidente saem para ver o que teria acontecido e percebem que o veículo estacionado havia sido atingido.

Minutos depois, outras viaturas da Polícia Militar chegam no local. Neste momento, o suspeito reage e há o confronto.

Perseguição

De acordo com a polícia, o carro que aparece nas imagens foi roubado durante um assalto à mão armada na última terça-feira (20), no bairro Pilarzinho, também em Curitiba. O suspeito foi perseguido e causou acidentes que deixaram, ao menos, três pessoas feridas.

“Um motociclista estava no chão. Além disto, uma mulher e uma criança estavam feridas dentro do carro. Sorte que logo veio o Siate para socorrê-los. O carro, depois de fazer a batida, continuou e desceu a rua em alta velocidade”, disse um morador.

Confronto

Após o primeiro acidente, cerca de oito quadras à frente, houve a troca de tiros. Um morador da região viu o momento em o Pálio surgiu em alta velocidade.

“Ele também acertou o muro de uma casa e um poste de luz aqui da rua. Então, a polícia chegou e houve o confronto que terminou com ele morto”, disse Márcio Rodrigues.

O capitão Gonçalves, do 13º Batalhão da Polícia Militar afirmou que o suspeito reagiu à abordagem dos policiais. “Infelizmente ele fez isso. A perícia virá para identificá-lo e também a arma que ele usou no confronto”, contou.

Da Banda B
Continuar Lendo

PARANÁ

Robô utilizado em Hospital do Paraná ganha destaque na América Latina

R1T1 auxilia no trabalho do Hospital Universitário Regional de Maringá

Publicado

no

Por

O R1T1, robô usado no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), foi considerado uma das principais iniciativas no uso da inteligência artificial para promoção do bem-estar e desenvolvimento social na América Latina e Caribe. O reconhecimento aconteceu em uma publicação internacional feita pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O hospital paranaense foi o primeiro hospital do Brasil a aderir o uso do R1T1, que auxilia desde 2014 nas consultas, na interação com pacientes, na discussão de casos e na aproximação entre pacientes e familiares. O robô ainda apoia o Núcleo de Telemedicina e Telessaúde.

Desde o início da pandemia, o R1T1 também tem ajudado a desinfectar leitos, graças à emissão de radiação ultravioleta que elimina vírus, bactérias e outros micro-organismos. Segundo a supervisora dos setores Covid-19 do HUM, a enfermeira Suelen Zandonadi Bernal, o robô tem sido “uma ajuda fundamental no combate ao novo coronavírus”.

“Além disso, o robô também é usado na realização de pesquisas relacionadas à Covid-19, pois permite essa interação entre pesquisador e participante por meio de um avatar e questionário eletrônico”, explica a enfermeira Catia Millene Dell Agnolo, responsável pela utilização do equipamento.

R1T1 Segundo o coordenador da Project Company e desenvolvedor do robô, Antonio Henrique Dianin, graduado em engenharia de produção pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), o R1T1 é o primeiro com função de telepresença na América Latina e já foi destaque em várias outras publicações internacionais.

“Ele foi criado em 2013; é considerado o melhor robô mundial para aplicação na área da saúde e possui várias funcionalidades hospitalares. O HUM e a UEM sempre foram nossos parceiros e abraçaram de imediato este projeto”, ressalta.

Ultravioleta – Ultravioleta é a luz invisível aos seres humanos, pois seus comprimentos de onda estão abaixo da luz visível. Essa radiação elimina vírus, bactérias e outros micro-organismos porque consegue penetrar nas células desses patógenos e em seu código genético. Também há evidências de que os raios ultravioletas podem danificar os aminoácidos e proteínas que protegem o vírus ou permitem que ele se ligue e infecte uma célula hospedeira.

Da AEN

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.