Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
NotíciasParaná

Federais desarticulam bando que desviava recursos da UFPR

Foto: Arquivo

Paranaguá,PR
Agora Litoral

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União, deflagrou nesta manhã (15/2) a Operação Research (pesquisa em inglês), com o objetivo de apurar a prática de desvio de recursos públicos destinados à Universidade Federal do Paraná.

O objetivo é apurar o repasse irregular de recursos mediante pagamentos sistemáticos, fraudulentos e milionários de bolsas a inúmeras pessoas sem vínculos com a instituição no período entre 2013 e 2016.

Cerca de 180 policiais federais, 6 servidores da Controladoria Geral da União e 4 dos quadros do Tribunal de Contas da União estão cumprindo 73 ordens judiciais: 29 mandados de prisão temporária, 8 conduções coercitivas e 36 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Conforme a investigação conjunta, foram reunidos indícios concretos da realização de fraudes em pagamentos (desvio de recursos públicos federais) realizados no período de 2013 a 2016, a título de Auxílio a Pesquisadores, Bolsas de Estudo no País e Bolsas de Estudos no Exterior a diversas pessoas desprovidas de regular vínculo de professor, servidor ou aluno da Universidade Federal do Paraná.

Dentre os fatos até então apurados, foi detectada a participação de ao menos dois funcionários públicos federais nas fraudes, resultando na prisão cautelar de ambos. Os investigados estão sendo levados às sedes da Polícia Federal nas respectivas cidades onde foram localizados, a fim de prestarem os esclarecimentos necessários.

(Com informações da Polícia Federal)

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios