Ligue-se a nós

Notícias

Governo do Paraná lançará projeto de nova ferrovia

NOVO TRECHO TEM 1000 KM E VALOR ESTIMADO DE R$10 BILHÕES

Publicado

no

Agora Litoral

O Governo do Paraná realiza no próximo dia 28 de novembro, em São Paulo, um evento para a apresentação da proposta de construção de um novo ramal ferroviário para facilitar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste brasileiro pelo Porto de Paranaguá.

O novo trecho ferroviário, de cerca de 1.000 quilômetros, vai ligar a região de Dourados, no Mato Grosso do Sul, ao Litoral paranaense. O valor estimado para a construção da ferrovia é de R$ 10 bilhões.

Para a execução do projeto do novo ramal, o Governo do Estado vai lançar um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). Trata-se de um edital público de chamamento, elaborado pela Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, destinado a empresas interessadas na elaboração de estudos técnico-operacionais, econômico-financeiros e ambientais para a construção e exploração de serviços ferroviários.

O trecho 1 da nova ferrovia ligará Guarapuava ao Porto de Paranaguá e terá 400 quilômetros de extensão. O trecho 2, que já é uma concessão da Ferroeste, será a extensão da linha de Guarapuava até Dourados (MS), passando por Guaíra, com a construção de mais 350 quilômetros de trilhos.

O projeto prevê ainda a revitalização do traçado de 250 quilômetros já existente e operado pela Ferroeste entre Guarapuava e Cascavel. Este trecho também será subconcessionado. O traçado da nova ferrovia não poderá utilizar a malha operada pela Rumo, nem mesmo a sua Faixa de Domínio, proporcionando um impacto direto na melhoria dos serviços logísticos.

CAPACIDADE

Dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apontam a capacidade ociosa e ocupada por trecho em cada ferrovia do País. No caso do Paraná, os dois maiores gargalos logísticos ferroviários estão entre Curitiba e Paranaguá e Guarapuava e Ponta Grossa.

O Porto de Paranaguá, o segundo maior do Brasil, movimentou em 2017 quase 50 milhões de toneladas, entre importação e exportação. Deste total, 80% das cargas foram transportadas pelo modal rodoviário. O trem responde por 20% do volume – cerca de 9 milhões de toneladas.

Até 2030, o total de cargas que passará pelo porto vai atingir 80 milhões de toneladas, segundo projeção do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do terminal paranaense, elaborado em 2012. Sem novos investimentos, o volume de transporte ferroviário deve continuar no mesmo patamar de hoje, reduzindo para 11% a participação do modal na produção total do Porto.

Na outra ponta, a agricultura do Oeste paranaense, que já produz 14 milhões de toneladas de grãos ao ano, deve alcançar 21 milhões de toneladas/ano em 2035. Hoje, apenas 440 mil toneladas chegam ao porto por ferrovia.

Deixe seu comentário!

Notícias

Guaratuba registra o primeiro óbito pela Covid-19; Antonina tem o primeiro caso.

Veja a íntegra do Boletim da Sesa deste sábado (30).

Publicado

no

Por

O Boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) deste sábado (30) confirma o primeiro óbito em decorrência da Covid-19 no município de Guaratuba, subindo para 6 o número de mortes de residentes no Litoral do Paraná – 4 em Paranaguá (+ duas de pacientes de fora, contabilizadas na cidade de origem), 1 em Guaraqueçaba e 1 em Guaratuba.

Antonina, que até então era o único município do litoral paranaense a não registrar casos confirmados da doença, entrou na listagem também no informe epidemiológico da Sesa deste sábado.

Além de Antonina, Pontal do Paraná registrou mais um caso no Boletim da Secretaria de Estado da Saúde.

Com isso, O Litoral do Paraná soma 102 casos confirmados de pacientes contaminados pelo novo coronavírus:

Paranaguá 54; Guaratuba 27; Pontal do Paraná 7; Matinhos 6; Morretes 6; Guaraqueçaba 1; Antonina 1.

GUARATUBA TEM 1º ÓBITO
A primeira morte por Covid-19 em Guaratuba é de um paciente de 81 anos que estava internado em Joinville, morador no bairro da Figueira. Ele teria sido o primeiro caso confirmado na cidade.

ANTONINA TEM 1º CASO
Já o primeiro caso confirmado em Antonina é da enfermeira Kácila Luani Fernandes, que tornou pública a sua infecção em sua página no facebook. VEJA:
-.-
Com mais oito óbitos Paraná acumula 181 mortes pela covid-19
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou 239 novos casos no Paraná. O acumulado agora é de 4.473 confirmações em 246 municípios paranaenses.

Mais oito pessoas morreram em decorrência da infecção e o total de óbitos chega a 181.

ÓBITOS – Oito pessoas perderam a vida pela covid-19 – são seis homens e duas mulheres com idades que variam entre 38 e 91 anos. Todos estavam internados.

Cinco dos pacientes que faleceram residiam em Curitiba: uma mulher de 75 anos, morreu quinta-feira (28); os outros quatro são homens, com idade e data do óbito respectivamente: 91 anos – dia 23 de maio; 74 anos – 24 de maio; 38 anos – 27 de maio; 85 anos – 27 de maio.

Duas pessoas que residiam em Londrina também faleceram em decorrência da infecção: uma mulher, de 65 anos, foi a óbito na quinta-feira (28) e um homem de 67 anos, faleceu sexta-feira (29). Uma residente de Guaratuba, de 81 anos, morreu pela covid-19 hoje (30).

INTERNADOS – entre pacientes com o diagnóstico confirmado para covid-19 de todo o Paraná, 326 estão internados: 243 em leitos SUS (90 em UTI e 153 em leitos enfermaria) e 83 em leitos da rede hospitalar privada (38 em UTI e 45 em leitos enfermaria).

LEITOS – dos 1.781 leitos SUS exclusivos para covid-19 que a Sesa mantém em todo o Paraná, 559 estão ocupados por pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação pelo novo coronavírus.

O Estado tem: 574 leitos de UTI adulto e 249 estão ocupados; 1.100 leitos de enfermarias adulto e 290 estão ocupados; 37 leitos UTI pediátrico e 11 estão ocupados; 70 leitos de enfermaria pediátrico e 9 estão ocupados. A média de ocupação dos leitos SUS exclusivos covid-19 é de 31% neste sábado (30).

MUNICÍPIOS – 246 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 72 delas há registro de óbitos pela doença. Entre as 22 regionais de Saúde, apenas a 4ª (Irati) e a 5ª (Guarapuava) não têm ocorrência de óbito consequente da infecção pelo Sars-CoV-2.

Os municípios e a quantidade de novas confirmações estão listados a seguir:
Almirante Tamandaré 4
Antonina 1
Arapongas 2
Araruna 1
Araucária 1
Bandeirantes 1
Boa Vista da Aparecida    6
Campina Grande do Sul 2
Campo Bonito 1
Campo Magro 1
Campo Mourão     1
Candói    1
Cascavel 42
Cianorte 7
Colombo 3
Conselheiro Mairinck 1
Corbélia 1
Cornélio Procópio 5
Coronel Domingos Soares 1
Cruzeiro do Oeste 1
Curitiba 24
Faxinal 1
Fazenda Rio Grande 1
Foz do Iguaçu 1
Foz do Jordão 1
Francisco Beltrão 6
General Carneiro 1
Guaraniaçu 3
Guarapuava 2
Ibema 3
Ibiporã    5
Imbituva 1
Jacarezinho 2
Jaguariaíva 3
Jardim Alegre 1
Jataizinho 3
Laranjeiras do Sul 1
Lindoeste 1
Londrina 40
Mamborê 1
Manfrinópolis 2
Marechal Cândido Rondon 1
Mariluz 1
Maringá 3
Medianeira 2
Moreira Sales 3
Nova Esperança 1
Palotina 1
Pinhais 7
Piraquara 1
Pitanga 1
Planalto 1
Ponta Grossa 2
Pontal do Paraná 1
Quedas do Iguaçu 2
Rebouças 1
Reserva do Iguaçu 2
Salgado Filho 1
São João do Triunfo 1
São José dos Pinhais 2
São Tomé 1
Sarandi 1
Sertaneja 1
Tapejara 3
Terra Boa 2
Toledo 4
Tomazina 1
Tuneiras do Oeste 1
Umuarama 5

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 65 casos de pacientes que foram assistidos por aqui, mas residem fora do Estado. O aumento em um caso em relação ao número de ontem (sexta, 29) se deve à transferência de município de residência de um caso que foi confirmado em Cascavel e a pessoa é residente de Gaspar, em Santa Catarina. Cinco pacientes de fora morreram pela covid-19.

Continuar Lendo

Notícias

Litoral do Paraná tem 100 casos confirmados de Covid-19

Só nesta sexta-feira, 13 novos casos foram confirmados pela Sesa.

Publicado

no

Por

O Litoral do Paraná tem 100 casos confirmados de Covid-19. A informação está no Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta sexta-feira (29).

Só hoje houve confirmações de mais 13 casos na região – 8 em Paranaguá, 3 em Morretes e 2 em Guaratuba.

Os  8 novos pacientes de Paranaguá são:

Homem de 37 anos, morador no Palmital;

Mulher de 33 anos, residente no Leblon;

Homem de 45 anos, Jardim Paranaguá;

Mulher, 46 anos, Nilson Neves;

Homem, 48 anos, Vila Itiberê;

Mulher, 48 anos, Jardim Paranaguá;

Mulher, 65 anos, Palmital;

Mulher, 74 anos, Jardim Eldorado.

Em Paranaguá, 78 casos suspeitos aguardam o resultado dos exames.

Veja o boletim completo da Prefeitura de Paranaguá

GUARATUBA – Os 2 novos casos de Guaratuba são de um casal de moradores de Piçarras – uma mulher de 22 anos e um homem de 25. Os dois, segundo a Prefeitura, cumprem quarentena domiciliar e são monitorados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Em Guaratuba, 29 casos suspeitos estão em investigação.
MORRETES – Até o fechamento da reportagem, a prefeitura de Morretes não havia informado os três novos casos confirmados no Boletim da Sesa desta sexta-feira (29).

Veja a situação de cada cidade litorânea:

Paranaguá 54 casos confirmados e 4 óbitos; Guaratuba 27; Matinhos 6; Pontal do Paraná 6; Morretes 6; e Guaraqueçaba 1 (1 óbito).

RECUPERADOS – O total de casos recuperados no Litoral do Paraná é de 50: 31 em Paranaguá; 9 em Guaratuba; 5 em Morretes; 3 em Pontal do Paraná; e 2 em Matinhos.
Paraná acumula 4.236 casos confirmados e 173 mortes
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou também mais 253 casos da covid-19. O acumulado agora é de 4.236 confirmações em 236 municípios paranaenses. Mais quatro pessoas perderam a vida pela doença e o total chega a 173 óbitos causados pela covid-19 de pacientes que residiam em 71 cidades. Um caso foi excluído do monitoramento porque estava duplicado.

O cenário desta sexta-feira (29) da covid-19 no Estado é de: 317 (ou 7,5%) confirmados com o novo coronavírus internados, 127 em leitos de UTI e 190 em enfermaria, considera-se tanto leitos do SUS quanto da rede particular. Há pacientes considerados suspeitos também internados.

A média de ocupação entre os leitos de todo o Paraná é de: 41% em UTI adulto, 27% em enfermaria adulto, 24% em UTI pediátrico e 7% em leitos de enfermaria pediátrica.

1.863 pacientes já são considerados recuperados, representando 44% do total de confirmações e 173 morreram em consequência da covid-19, o que indica 4,1%.

ÓBITOS – quatro homens que estavam internados morreram em decorrência da covid-19 e entraram no monitoramento nesta sexta-feira (29). Três deles residiam em Curitiba: um com 79 anos faleceu na terça-feira (26), outro de 65 anos morreu na quarta-feira (27) e o terceiro tinha 86 anos de idade e foi a óbito na quinta-feira (28). O quarto paciente que morreu era de Terra Rica, tinha 57 anos e foi a óbito hoje (29).

MUNICÍPIOS – 236 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 71 municípios há registro de óbitos pela doença. Apenas a 4ª e 5ª Regionais de Saúde não têm ocorrência de óbito consequente da infecção pelo Sars-CoV-2.

Novos casos e cidades:

com um caso: Almirante Tamandaré, Altamira do Paraná, Alto Paraná, Ampére, Anahy, Assis Chateaubriand, Braganey, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Mourão, Fazenda Rio Grande, Guaraniaçu, Jacarezinho, Japurá, Jesuítas, Mandirituba, Nova Aurora, Paiçandu, Palotina, Paranavaí, Presidente Castelo Branco, Rio Bonito do Iguaçu, Rolândia, Rondon, Telêmaco Borba, Terra Rica, Terra Roxa, Umuarama.
com dois casos: Araucária, Bela Vista do Paraíso, Campo Bonito, Colombo, Diamante do Sul, Foz do Jorão, Guaratuba, Ibiporã, Ivaiporã, Palmas, Pato Branco, Quatro Barras, Quedas do Iguaçu, Ribeirão do Pinhal, Sarandi, Terra Boa, Uraí.
com três casos: Cornélio Procópio, Cruzeiro do Iguaçu, Cruzeiro do Oeste, Guaporema, Imbituva, Morretes,  Ponta Grossa, Reserva, Sertaneja, Toledo.
Quatro em: Guarapuava, Pinhais.
Seis em Bandeirantes.
Sete em Cianorte.
Oito em Paranaguá.
Nove em: Coronel Domingos Soares, Foz do Iguaçu.
11 em São José dos Pinhais.
16 em Maringá.
18 em Curitiba.
26 em Londrina.
42 em Cascavel.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registrou também mais sete casos de residentes de outros locais: Caçador e Florianópolis (SC), Ipiranga do Norte (MT), Parauapebas (PA) e três de São Paulo capital.

No total, 64 pessoas, não residentes do Paraná, tiveram o diagnóstico confirmado por aqui e cinco foram a óbito.

Continuar Lendo

Notícias

Matinhos instala Barreira Sanitária na entrada da cidade

Como prevenção à Covid-19

Publicado

no

Por

Uma Barreira Sanitária está instalada na PR-508 (Alexandra-Matinhos) como prevenção e combate à Covid-19.

Autoridades de saúde de Matinhos, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar estão realizando, desde às 14 horas desta sexta-feira (29) a aferição de temperatura das pessoas que se dirigem ao município e também o preenchimento de um formulário.

Pessoas vindas de regiões de risco, com sintomas gripais ou com temperatura alterada não terão permissão para entrar em Matinhos.

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.