Ligue-se a nós

Notícias

Espetáculo “Natal em Paranaguá” terá projeção mapeada 3D e Coral Natalino

Será de 17 a 19 deste mês na Praça Mário Roque

Publicado

no

Projeção é feita na fachada do MAE

Na próxima semana, de 17 a 19 de dezembro (terça, quarta e quinta), a partir das 20 horas, a cidade de Paranaguá recebe a terceira edição do “Natal em Paranaguá”, uma série de espetáculos natalinos na Praça Mario Roque, no Centro Histórico.

A fachada imponente do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), se transforma em uma grande tela com projeção mapeada, em que será apresentado o espetáculo “Um Sonho de Natal” – cujo o tema central é o “sonho”, o sonho que todos temos quando dormimos e os sonhos no sentido do desejo.

O show de luzes conta a história de um menino que encontra o verdadeiro sentido do espírito de Natal ao adormecer e entrar em um mundo imaginário. Antes, o coral de vozes da UNATI, apresentará algumas das principais interpretações natalinas, com a regência da Maestrina Priscila Zinco das Nezes e arranjos especiais da Maestrina Marinez Costa.

No início da apresentação, a projeção destaca a beleza da fachada do MAE e, aos poucos, vai conduzindo o público a viajar pelo “Mundo dos Sonhos”, guiado pela singela visão de um menino.

Ao acordar pelo tilintar de sinos, o menino encontra uma fada, que lhe apresenta a entrada para um “trem mágico”, e que o leva ao mundo dos sonhos. Mas, para conseguir o ingresso, ele deverá pensar em coisas boas.

Ao chegar no lugar mágico, o garoto descobre que tem poderes ilimitados, bastando somente imaginar e se concentrar para que as coisas aconteçam, como um mundo de Dinossauros, acrobatas voadores, bandas de músicas instrumentais e muita magia.

Ao ser despertado do “mundo mágico” pela sua mãe, o pequeno descobre que já é noite de Natal, conta sua experiência e explica sobre o verdadeiro espírito de Natal, observando que gostaria de ver um dia o Papai Noel. Ao final, surge para o garoto o verdadeiro Papai Noel, que dança e acena para o público presente na praça.

Todas as músicas da apresentação são combinadas com os efeitos e as animações, com artistas e projeção mapeada 3D.

O “Natal em Paranaguá” é apresentado pela Cattalini Terminais Marítimos, pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá – TCP, e pelo Grupo Fertipar e pela Copel Pura Energia – Paraná – Governo do Estado. Também conta com o apoio da Pasa Operações Portuárias, em parceria com o MAE – Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá e SECULTUR – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Esse é um presente de Natal das empresas para toda a população parnananguara. Também será oferecido ônibus especiais, em pontos da cidade, para que a população possa assistir ao espetáculo na praça. Todo o show contará com intérprete de libras e audiodescrição. Leve suas cangas e cadeiras de praia.

Projeto socioeducacional durante o ano de 2020 – Fazem parte do projeto “Natal em Paranaguá”, junto com as empresas apoiadoras, durante o ano letivo de 2020, em parceria com escolas públicas, três oficinas de arte-educação para os alunos. A ideia é incentivar os estudantes parnanguaras ao apreço com a cultura e a formação de plateia na cidade.

Serviço:
Natal em Paranaguá
Espetáculo “Um Sonho de Natal” e Coral Natalino de Vozes da UNATI
*Projeção Mapeada na fachada do Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá
*Show de coral especial com músicas natalinas pela Vozes da UNATI
Data: 17, 18 e 19 de dezembro
Local: Praça Mario Roque (General Carneiro – Centro Histórico)
Horário: Coral Natalino (20h) | Projeção Mapeada (20h30).
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Apresentação: Cattalini, TCP e Fertipar e Copel Pura Energia – Paraná – Governo do Estado
Apoio: Pasa
Parceiro: MAE e SECULTUR.
Apresentação com intérprete de libras e audiodescrição.

Notícias

Inscrições para o EJA terminam nesta sexta-feira

Estudantes poderão concluir as etapas em dois anos

Publicado

no

Por

Foto: SEED

Aqueles que desejam retomar seus estudos em 2020 precisam estar atentos. É que se encerra nesta sexta-feira (24) o período de inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

Para este ano letivo, a secretaria readequou o cronograma dessa modalidade de ensino para semestral e unificou a matriz curricular. Agora, os estudantes poderão concluir tanto a etapa do Ensino Fundamental quanto a do Ensino Médio em dois anos. No antigo formato, os estudantes levavam, em média, cinco anos para terminar cada etapa.

Além disso, a matriz unificada garante que todas as instituições que ofertam EJA terão as mesmas disciplinas, facilitando a continuidade dos estudos caso seja necessário mudar de escola, o que facilitará a organização dos professores para a escolha de suas aulas.

É importante ressaltar que a readequação do cronograma não altera a carga horária dos cursos, mas vem como uma solução para um cenário preocupante constatado: o período prolongado para conclusão dos estudos resultava em grande incidência de abandono. Com a carga horária concentrada, os estudantes terão a chance de terminar os estudos antes.
DOCUMENTOS – Para efetivar a matrícula, o estudante deve procurar diretamente a instituição de ensino de seu interesse que oferta a modalidade e levar os seguintes documentos (original e cópia).

  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
  • RG (para maiores de 16 anos) ou Registro Nacional Migratório – RNM / Protocolo de Solicitação de Refúgio;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF (para maiores de 16 anos e estudantes da Educação Profissional;
  • Declaração de Vacinação emitida pela Unidade ou Posto de Saúde (para menores de 18 anos);
  • Fatura recente da concessionária de energia elétrica, dos últimos dois meses;
  • Comprovante de endereço adicional em nome da mãe/pai/responsável legal pelo estudante, quando a fatura não estiver em nome destes;
  • Número de telefone para contato;
  • E-mail da mãe/pai/responsável legal;
  • CPF da mãe/pai/responsável legal ou Registro Nacional Migratório – RNM / Protocolo de Solicitação de Refúgio;
  • Histórico Escolar

QUEM PODE FAZER EJA – O Ensino Fundamental Anos Finais (do 6º ao 9º ano) pode ser cursado por pessoa com 15 anos completos. O Ensino Médio, por sua vez, pode ser por pessoa com 18 anos completos.

A EJA não é seriada, ou seja, o aluno não se matricula na série em que interrompeu seus estudos, e sim na etapa (Ensino Fundamental ou Ensino Médio). Todos os anos que ele já cursou, contudo, serão validados para posicioná-lo no semestre da etapa que melhor atenda à sua necessidade.

O tempo máximo de curso para cada etapa é de dois anos, mas a conclusão pode acontecer em menor tempo, de acordo com a disponibilidade e os resultados obtidos pelo aluno.

DISCIPLINAS – A matriz curricular prevê as seguintes disciplinas para a EJA Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Inglês, Arte e Educação Física.

Já a EJA Ensino Médio ofertará as seguintes matérias: Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Espanhol, Arte, Filosofia, Sociologia e Educação Física.

ONDE TEM EJA – Atualmente, a rede estadual de ensino possui 92 Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJAs) e 238 escolas de EJA.

A lista completa das Instituições que ofertam EJA, pode ser acessada pelo site: http://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2020-01/escolaseja2020.pdf

Da AEN
Continuar Lendo

Notícias

Mais de 600 kg de cocaína são apreendidos em porto catarinense

Contêiner com compensados de madeira foi contaminado por traficantes

Publicado

no

Por

Droga aprendida em São Francisco

Em uma operação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal foram apreendidos, na tarde desta segunda-feira (20), no porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, mais de 600 kg de cocaína.

Bolsas com a droga haviam sido colocadas em um contêiner carregado com compensados de madeira cujo destino seria o porto de Antuérpia, na Bélgica.

O método utilizado pelos traficantes é o de “rip-on/rip-off”, quando a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.
Segundo o delegado da Receita Federal em São Francisco do Sul, Edwilson Mota, essa foi a primeira apreensão de cocaína naquele porto este ano.

Em 2019, não foram apreendidas cargas com drogas diretamente no porto. Houve uma ‘entrega controlada’ para a França, onde a droga passou pelo porto catarinense e foi apreendida lá.

Paranaguá bateu recorde de apreensões em 2019

Já o número de apreensões de cocaína feitas pela Receita Federal no Porto de Paranaguá, no Litoral do Paraná, aumentou 211% no ano passado, em relação a 2018. Ao todo, 15,23 toneladas da droga foram apreendidas em 2019, contra 4,89 toneladas no ano anterior.

Este ano, no dia 9, foi realizada a primeira apreensão de drogas no terminal de contêineres do porto.

Assim como em São Francisco-SC, o destino da cocaína também seria o porto de Antuérpia, na Bélgica.

O Agora Litoral registrou.

Receita Federal apreende 454 kg de cocaína em Paranaguá

Continuar Lendo

Notícias

GCM socorre mulher vítima de queda na Ilha do Mel

Turista paraguaia caiu no acesso ao Farolzinho

Publicado

no

Por

Turista foi socorrida rapidamente

Agentes da Guarda Civil Municipal socorreram, na tarde de domingo (19), uma turista de 27 anos, natural do Paraguai, que foi vítima de uma queda do mesmo nível, no caminho de acesso à localidade do Farolzinho.

A equipe da GCM foi acionada por volta das 14 horas, devido ao acidente ter ocorrido em um local de difícil acesso.

Após ser socorrida, a vítima foi transportada de lancha até o trapiche da comunidade de Encantadas e, posteriormente, levada ao posto de saúde para atendimento médico.
Durante a averiguação, foi constatado que a mulher apresentava suspeita de fratura, sendo, em seguida, encaminhada ao continente para continuidade do atendimento.

A equipe dos GCMs Billy e Adalberto, que estava de serviço, e Sérgio e Balboni, em horário de folga, deram atendimento à ocorrência, que teve o apoio da embarcação da empresa Doug transportes.

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.