Ligue-se a nós

Notícias

Dia D de Vacinação acontece neste sábado no Paraná

Sesa estima a aplicação de 800 mil vacinas durante a ação, nas 22 Regionais de Saúde

Publicado

no

O Dia D Vacinação acontece neste sábado (15/4). No Paraná, a Secretaria Estadual da Saúde informa que já está tudo preparado para o evento.  Serão cerca de 5 mil profissionais de saúde, entre servidores estaduais e municipais, que estarão a postos, das 8h às 17h, nas mais de 1,3 mil salas de vacinas distribuídas nos 399 municípios. A Sesa estima a aplicação de 800 mil vacinas durante a ação, nas 22 Regionais de Saúde.

As doses, destinadas a todas as faixas etárias, são para a proteção e prevenção de diversas doenças. Os objetivos da mobilização estadual, a primeira deste ano e a única a acontecer em todo o país, é atualizar o cartão de vacinas da população, além de manter as estratégias de imunização de rotina e das campanhas nacionais, buscando melhorar a cobertura vacinal. 

Dados da Sesa mostram que, nos últimos anos, as coberturas de todas as vacinas estão bem abaixo de 95%, meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS).

“A vacinação é uma prioridade no Governo do Paraná e nossas equipes não medem esforços para vacinar e cuidar de cada um dos paranaenses. A vacina é um gesto de amor. Esse dia é pensado na saúde da coletividade”, disse o secretário César Neves.

ORIENTAÇÃO 

As 19 vacinas de rotina disponíveis, além das contra a Influenza e a Covid-19, podem ser aplicadas simultaneamente, caso haja necessidade. Para a atualização dos esquemas vacinais a orientação é que as pessoas levem o cartão de vacina para o registro da aplicação.

Para a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, o momento é de união e o comparecimento de todos aqueles que precisam atualizar as vacinas é fundamental para a proteção da população. “Para o alcance de nossa meta, precisamos do apoio de todos, profissionais e gestores da saúde, outros órgãos e, principalmente, das lideranças da sociedade civil organizada”.

PARCERIAS 

O Dia D de vacinação conta com o apoio de várias entidades e órgãos federais, estaduais e municipais, como o Ministério da Saúde, Conselho Estadual de Saúde do Paraná, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, Associação das Associações e Consórcios Municipais de Saúde, Associação dos Municípios do Paraná, Associação Comercial do Paraná, Secretaria de Estado da Educação, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-Pr),  Apaes, escolas municipais e creches, entidades religiosas, Grupo Cinco “S”, Fecomércio, Fiep, cooperativas, conselhos profissionais e entidades de classe.

Dia D no Litoral

PARANAGUÁ

A Prefeitura de Paranaguá informa que são disponibilizados cinco pontos para vacinas de rotina, contra gripe e Covid-19, das 9h às 17h: 

– Terminal Urbano, no Centro, 

– UBS de Alexandra, 

– Subprefeitura no Nilson Neves, 

– UBS Emir Roth, na Ilha dos Valadares,

– Ilha do Mel, em Encantadas.

“Esperamos que os pais e responsáveis aproveitem essa oportunidade para atualizar o calendário vacinal dos seus filhos. Aquelas pessoas que fazem parte do grupo alvo também podem aproveitar para se imunizar contra a gripe, além é claro, de completar o esquema vacinal contra a Covid-19”, enfatiza a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Mesmo com a adoção de bons hábitos de higiene e a erradicação de doenças graves, a imunização continua sendo necessária. Quando a cobertura vacinal cai, aumenta a chance de doenças raras, como a poliomielite, o sarampo e a coqueluche, se tornarem novamente uma ameaça à saúde das pessoas.

No Brasil, o calendário vacinal é definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e prevê a aplicação de doses desde o nascimento até o final da vida. As vacinas são comprovadamente seguras e a melhor estratégia para se proteger e proteger ao próximo, alerta o Município.

ANTONINA

A Secretaria Municipal de Saúde de Antonina informa que todas as Unidades Básicas estão prontas para atender a população com vacinas contra gripe e covid-19 e Multidoses. A vacinação ocorre em:

– UBS Central, 

– Barigui, 

– Ponta da Pita, 

– Rio do Nunes, 

– Cachoeira, 

– Bairro Alto,

– Associação do Portinho.

Jogos e Brincadeiras

Aproveitando o dia, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte promove jogos e brincadeiras no centro da cidade. 

O evento será realizado na Praça Coronel Macedo das 13h às 17h, a diversão é para todas as crianças com o intuito de mobilizar a comunidade a se vacinar.

MORRETES

A Secretaria Municipal de Saúde de Morretes divulga que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas para Vacinação em geral (de rotina, Influenza e Covid-19). Também será realizado o procedimento de pesagem para os beneficiários do Bolsa Família.

Horários:

– Núcleo Integrado de Saúde (NIS), no Centro – das 8h às 17h;

– UBS’s – das 9h às 16h.

PONTAL DO PARANÁ 

Em Pontal do Paraná a ação acontece das 8h30 às 16h em todas as UBS, com vacinas de rotina, Covid-19 e Influenza disponíveis para a população. Haverá também pesagens para o Bolsa Família.

MATINHOS

Em todas as Unidades Básicas de Saúde de Matinhos, serão disponibilizadas as vacinas para Covid-19, Bivalente, Influenza e as demais vacinas do calendário nacional de vacinação. As doses serão aplicadas das 8h às 17h.

GUARATUBA

A Prefeitura de Guaratuba informa que todas as Unidades Básicas de Saúde farão atualização da carteira vacinal de crianças e adolescentes, de zero a 15 anos, além das imunizações contra Covid-19 (doses monovalente e bivalente) e gripe, das 8h às 17h.

A equipe da Atenção Primária em Saúde verificará as vacinas do calendário de imunização em atraso. Na ocasião também será realizada a atualização do cadastro do Bolsa Família, com pesagem de crianças, adolescentes, mulheres e gestantes referente à 1ª vigência de 2023.

Da Sesa e Prefeituras

Notícias

Feirão do Turismo é adiado devido a situação de calamidade no RS

Não há nova data definida para o evento que aconteceria de 18 a 20 de maio, em todo o País

Publicado

no

Por

A 1ª edição do Feirão do Turismo, que aconteceria no Paraná entre os dias 18 e 20 de maio, foi adiada e ainda não tem nova data para acontecer. Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento envolve todos os estados e não ocorrerá como previsto por causa da situação do Rio Grande do Sul, que está em estado de calamidade em função das chuvas e enchentes.

De acordo com a nota do Governo Federal, a decisão foi tomada em solidariedade e apoio às milhares de pessoas afetadas. “Somos solidários aos brasileiros do Rio Grande do Sul e entendemos o adiamento do Feirão do Turismo do país. A urgência agora é salvar vidas e é nisso que todos estamos focados, em ajudar”, afirmou o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes.

O Governo do Estado está enviando mais bombeiros militares para ajudar no resgate das vítimas. Policiais Militares e profissionais da Polícia Científica estão no Rio Grande do Sul para contribuir com apoio à segurança e assistência às pessoas. As ações do Paraná incluem, ainda, o envio de viaturas, caminhões-tanque, drones e água mineral.

FEIRÃO

O feirão é uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com os estados e empresários do setor, para mostrar seu empreendimento e atrair visitantes durante a baixa temporada. Ele reúne agências de viagens e/ou operadores de turismo e todos os prestadores de serviços turísticos, como a rede hoteleira, por exemplo.

A iniciativa faz parte de uma campanha nacional para movimentar a economia com a atividade em todo o País e apoiar atrativos turísticos e empresários de todos os ramos durante as épocas de menor movimentos também.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Saúde convoca 108 candidatos aprovados no PSS

Selecionados assumem suas funções a partir desta quarta-feira (8)

Publicado

no

Por

A Secretaria de Estado da Saúde deu início nesta terça-feira (7), à primeira etapa da efetivação dos candidatos selecionados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) para integrar temporariamente o quadro de servidores. O chamamento para a assinatura de contrato aconteceu de maneira simultânea em 21 Regionais de Saúde e contemplou 108 novos funcionários.

Eles estão distribuídos entre cargos de administrador (4), arquiteto (1), biólogo (5), biomédico (1), enfermeiro (42), engenheiro eletricista (1), engenheiro civil (1), farmacêutico (26), fisioterapeuta(1), médico (18), psicólogo (1), terapeuta ocupacional (1), técnico de laboratório (2) e técnico de enfermagem (4).

“Esses profissionais passam a somar em diversas frentes as estruturas de saúde do Estado. O PSS é um processo robusto e não tenho dúvidas de que todos os aprovados possuem qualificação para atender os paranaenses”, disse o diretor-geral da Sesa, César Neves.

Os profissionais selecionados passam a assumir suas funções a partir desta quarta-feira (8). Ao todo, foram 18.682 inscritos para as 341 vagas ofertadas, sendo 294 para nível superior e 47 de nível médio. As demais vagas serão ocupadas a partir de novas convocações que devem ser anunciadas nos próximos dias.

O PSS tem duração inicial de um ano, podendo ser prorrogado conforme a necessidade da secretaria. É possível verificar atualizações sobre novos chamamentos e mais detalhes na aba Processo Seletivo Simplificado.

Confira a distribuição dos profissionais por regionais:

– 2ª RS de Curitiba – 2 administradores, 3 biólogos, 1 biomédico, 11 enfermeiros, 1 engenheiro eletricista, 8 farmacêuticos, 1 fisioterapeuta, 5 médicos, 1 psicólogo, 1 terapeuta ocupacional, 2 técnicos de laboratório, 3 técnicos de enfermagem.

– 3ª RS de Ponta Grossa – 4 enfermeiros, 1 médico.

– 4ª RS de Irati – 2 enfermeiros, 1 farmacêutico.

– 5ª RS de Guarapuava – 1 enfermeiro, 2 farmacêuticos.

– 6ª RS de União da Vitória – 1 enfermeiro.

– 7ª RS de Pato Branco – 1 enfermeiro, 1 farmacêutico, 2 médicos.

– 8ª RS de Francisco Beltrão – 1 enfermeiro, 1 médico.

– 9ª RS de Foz do Iguaçu – 1 administrador, 1 farmacêutico, 1 médico.

– 10ª RS de Cascavel – 1 arquiteto, 1 biólogo, 2 enfermeiros, 1 engenheiro civil, 2 farmacêuticos.

– 11ª RS de Campo Mourão – 1 enfermeiro, 2 farmacêuticos.

– 12ª RS de Umuarama – 2 enfermeiros, 2 farmacêuticos, 1 médico.

– 13ª RS de Cianorte – 1 biólogo, 1 enfermeiro, 1 farmacêutico.

– 14ª RS de Paranavaí – 3 enfermeiros, 1 farmacêutico.

– 15ª RS de Maringá – 1 administrador, 4 enfermeiros, 1 farmacêutico.

– 16 RS de Apucarana – 1 enfermeiro, 1 farmacêutico, 2 médicos.

– 17ª RS de Londrina – 1 enfermeiro, 1 farmacêutico, 2 médicos.

– 18ª RS de Cornélio Procópio – 1 médico.

– 19ª RS de Jacarezinho – 2 enfermeiros, 1 técnico de enfermagem.

– 20ª RS de Toledo – 3 enfermeiros, 1 farmacêutico, 1 médico.

– 21ª RS de Telêmaco Borba – 1 enfermeiro, 1 farmacêutico.

– 22ª RS de Ivaiporã – 1 médico

Da Sesa

Continuar Lendo

Notícias

Hoje tem sorteio da Mega-Sena acumulada em R$ 37 milhões

Apostas podem ser feitas até às 19h

Publicado

no

Por

A Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 37 milhões no concurso 2721 que acontece nesta terça-feira (7), em São Paulo. A aposta mínima custa R$ 5.

Também tem sorteio da Timemania (R$ 1,3 milhão), Loteca (R$ 350 mil) e do Dia de Sorte (R$ 2,5 milhões).

Os eventos acontecem a partir das 20h no Espaço da Sorte, na capital paulista, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no Youtube e pela página oficial da Caixa no Facebook.

As apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pelo site da Caixa Econômica Federal. Para apostar pela internet é necessário realizar um cadastro e ter 18 anos ou mais.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.