Ligue-se a nós

Notícias

2ª edição da Prova Paraná 2022 acontece hoje e amanhã

Avaliações têm duração de 2h30 por dia e acontecem durante o horário de aula

Publicado

no

A Secretaria da Educação e do Esporte (Seed) aplica hoje e amanhã (31/08 e 1º/09), a 2ª edição da Prova Paraná de 2022, para todos os estudantes da rede estadual de ensino. A avaliação realiza um diagnóstico do nível de aprendizado dos alunos, referente aos conteúdos do segundo trimestre, que começou em 30 de maio e termina oficialmente em 16 de setembro.

Cada dia com áreas do conhecimento diferentes: No primeiro dia será aplicado o caderno 1, de Linguagens e Ciências Humanas e, no segundo, o caderno 2, de Matemática e Ciências da Natureza.

Provas
As avaliações serão aplicadas em cada escola, com duração de 2h30 por dia, durante o horário de aula do estudante. Após o término da aplicação, as aulas devem continuar com a grade horária normal de cada instituição.

Correção
A correção continuará sendo realizada por meio do aplicativo Corrige (disponível para o sistema Android e desenvolvido pela Seed-PR). A correção deverá ser iniciada logo no primeiro dia de aplicação para as escolas estaduais com o prazo limite até o dia 09 para a conclusão da correção de todos os cartões-resposta.

Resultados
Os resultados serão disponibilizados para as escolas a partir do dia 05/09 pelo Power BI para auxiliar professores, equipes gestoras e pedagógicas na organização de ações e estratégias que contribuam para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Além da modalidade regular, desde o ensino fundamental II (6º a 9º ano) até o ensino médio (1ª a 3ª série), a Prova Paraná será adaptada às necessidades dos estudantes da Educação Especial e terá uma versão para os estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos), com a divisão dos conteúdos de acordo com o semestre sendo cursado pelo estudante.

A primeira edição da Prova Paraná 2022 aconteceu nos dias 4 e 5 de maio e outras duas vão acontecer até o fim do ano: a última trimestral e a Prova Paraná Mais.

Escolas municipais
A Prova Paraná também será aplicada pelas redes municipais para o 5º ano do fundamental.

Com informações do TNonline

Notícias

Vacinação contra a dengue acontece em todas as UBS’s de Paranaguá

Unidades estão abertas das 8h às 17h

Publicado

no

Por

A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá ampliou a vacinação contra a dengue no município. A partir desta segunda-feira (13), o imunizante fica disponível em todas as unidades básicas de saúde, das 8h às 17h.

O público-alvo são crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. Vale ressaltar que é necessário estar devidamente acompanhado do pai, mãe ou responsável legal e apresentar a carteirinha de vacinação, um documento de identificação, além do Cartão SUS.

Cleonice Ferreira, superintendente de Vigilância em Saúde, lamenta que a procura ainda esteja baixa. “Infelizmente não chegamos a cem doses aplicadas. A vacina protege contra os quatro sorotipos da dengue e é muito importante para evitar agravos da doença. Por isso, reforçamos a importância dos responsáveis em levar as crianças e adolescentes nessa faixa etária para receber a vacina”, salienta.

Paranaguá recebeu cerca de 2.600 doses neste primeiro momento. Apesar da baixa procura, o município conta com aproximadamente 10 mil pessoas nessa faixa. Antes da vacinação, os pacientes passarão por uma consulta de enfermagem.

“A enfermeira vai conversar com o paciente e verificar se teve algum período de febre, se teve dengue. É importante relatar se teve dengue, porque isso vai fazer com que a vacina seja feita posteriormente, não nesse momento. Também por conta dessa triagem antes da aplicação, reforçamos para que as pessoas não deixem para procurar a unidade às 17h. Que se dirijam ao local um pouco antes, pois todo o atendimento demanda determinado tempo”, explica Cleonice Ferreira.

São duas doses de vacina, com intervalo de três meses entre elas. Se a pessoa teve dengue, terá que esperar seis meses para poder receber a vacina. A imunização contra a dengue não deve ser realizada junto com outra vacina, sendo necessário um intervalo de 15 a 30 dias, dependendo de qual outro imunizante o paciente recebeu.

Da Prefeitura de Paranaguá

Continuar Lendo

Notícias

Homem que não portava documentos morre atropelado na PR-508 em Matinhos

Acidente foi na noite de domingo, na região do Bairro Sertãozinho

Publicado

no

Por

Um homem que não portava documentos morreu atropelado na noite de domingo (12), na PR-508, no município de Matinhos. O acidente ocorreu por volta das 20h, no KM 27 da rodovia, na região do bairro Sertãozinho.

Policiais militares do 9º Batalhão e do Batalhão Rodoviário Estadual (BPRv), além de Corpo de Bombeiros, SAMU e concessionária EPR Litoral se deslocaram em atendimento à ocorrência.

Nas diligências, os policiais militares verificaram que o acidente envolveu uma caminhonete Toyota Hilux, que era dirigida por um homem de 68 anos, que se encontrava acompanhado da esposa, de 67.

O casal não ficou ferido e permaneceu no local, aguardando o socorro da vítima, que devido à gravidade dos ferimentos entrou em óbito no local.

De acordo com o que foi apurado pelas equipes de emergência, o casal de idosos, com endereço em São José dos Pinhais, trafegava na pista sentido Matinhos, quando houve o atropelamento.

O motorista ainda teria relatado que não viu a vítima e que apenas percebeu que havia batido em algo e que, logo depois, devido ao impacto, foi acionado o airbag do lado do passageiro da caminhonete.

O homem contou que na sequência outro veículo parou para prestar ajuda e, então, ao procurar no que tinha batido, encontrou a vítima, que foi localizada caída em uma vala, com parte do corpo submerso na água.

Durante o atendimento, os socorristas confirmaram que o atropelado estava em óbito devido múltiplas fraturas e que ele ainda teve uma das pernas amputada no acidente.

No local ninguém soube passar informações que ajudassem na identificação da vítima e, após as análises da Polícia Científica, o corpo foi recolhido pelo IML de Paranaguá para exames complementares.

As primeiras informações dão conta que a vítima é um homem de pele branca, aparentando ter mais de 40 anos.

Continuar Lendo

Notícias

Rapaz que comemorava aniversário de amiga morre após se afogar em Caiobá

Ele foi sugado por uma corrente de retorno e faleceu depois na UPA

Publicado

no

Por

Uma tragédia ocorreu na manhã deste sábado (11) em Matinhos, no Litoral do Paraná. Um rapaz de Curitiba que veio à cidade participar de um almoço de comemoração pelo aniversário de uma amiga acabou morrendo após se afogar no mar de Caiobá.

Segundo o relatado à Polícia Militar, Guintter Rafael Domingos Ribeiro, de 19 anos, e alguns amigos resolveram entrar no mar, por volta de 11h30, quando teria sido surpreendido por uma corrente de retorno.

Após perceberem o sumiço de Guintter, os amigos dele chamaram os salva-vidas que conseguiram retirá-lo da água. Os socorristas fizeram manobras de ressuscitação e o encaminharam com vida à UPA de Praia Grande.

Infelizmente, uma hora após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento, o rapaz não resistiu. O pai dele contou aos policiais militares que atenderam a ocorrência que o filho, por ser evangélico, não havia ingerido bebida alcoólica.

VEJA TAMBÉM

Identificado no IML rapaz encontrado morto em área rural de Paranaguá

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.