Ligue-se a nós

Paranaguá

Saúde orienta sobre atendimento na UPA e nas unidades básicas de saúde

Para diferenciar as funções de cada instituição a Fasp elabora material orientativo para a população

Publicado

no

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação de Assistência à Saúde (Fasp), orienta a população sobre os atendimentos na UPA e nas unidades básicas de saúde (UBS). Dependendo da gravidade da situação de saúde, o cidadão pode se dirigir a uma unidade que mais se enquadre com o seu caso clínico e suas necessidades de assistência.

O QUE É A UPA?
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é voltada aos atendimentos de urgência e emergência, ou seja, casos clínicos de média a alta complexidade. O seu funcionamento é ininterrupto, 24h por dia, inclusive nos fins de semana e feriados.

UPA PORTE III
Os pacientes estão sendo atendidos, temporariamente, em uma unidade próxima a reforma e ampliação de uma UPA Porte III, que contará com um espaço amplo e preparado para atendimentos de urgência e emergência. O local terá consultórios, sala de Raio-X, 2.300 metros quadrados de área total, ala Infantil e adulta, além de ala de urgência e emergência, entre outros espaços e serviços.

A UPA é administrada por meio da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp).

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO NA UPA?
No local os pacientes são atendidos conforme a gravidade do risco, e não por ordem de chegada. Ou seja, quem apresenta maior complexidade, será atendido primeiro.

A Fasp salienta que a conscientização da população quanto a distinção entre os serviços de saúde é fundamental, pois segundo a Fundação, a falta de informação é um dos principais motivos da superlotação do serviço de urgência e emergência.

“Quando o local é procurado para atendimentos que não são de urgência ou emergência acaba refletindo na demora do atendimento”, lamenta a diretora geral da Fasp, Everllin Guiguer.

A UPA FORNECE ATESTADO?
Por se tratar de um local de urgência e emergência, a UPA fornece declaração de presença pelo período em que o paciente permanecer no local para atendimento médico.QUANDO DEVO PROCURAR A UPA PARA ATENDIMENTO?

  • Febre alta, acima de 39ºC;
  • Fraturas e cortes com sangramento;
  • Queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura;
  • Cólicas renais e abdominais intensas;
  • Falta de ar intensa;
  • Crises convulsivas;
  • Dores fortes no peito;
  • Vômito e diarreia constantes;
  • Queimaduras;
  • Picada ou mordida de animais venenosos;
  • Tentativa de suicídio;
  • Parada cardiorrespiratória;
  • Perda repentina de força muscular de um lado do corpo ou dificuldade para falar.

QUANDO DEVO PROCURAR A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS)?

  • Consultas de rotina (consultas, tratamento, exame de rotina, entre outros);
  • Dor de garganta sem febre;
  • Troca de sondas e cateteres;
  • Aplicação de medicação de uso contínuo;
  • Realização de curativos;
  • Encaminhamentos a exames e especialidades;
  • Gripe e resfriado;
  • Troca de receita;
  • Acompanhamento de hipertensão e diabetes;
  • Tosse com mais de 14 dias.

Paranaguá

Gaeco investiga vazamento de informações e desvio de munição no 9º BPM

Ações judiciais foram cumpridas em Paranaguá, Pontal do Paraná e Curitiba

Publicado

no

Por

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Paranaguá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu oito mandados de busca e apreensão relacionados a apuração sobre possível fornecimento irregular, por policial militar, de acesso a sistema restrito de investigação para pessoa não autorizada, desvio de munição do 9º Batalhão de Polícia Militar e compra e venda ilegal de armas e munições.

As ordens judiciais, expedidas pela Vara da Auditoria da Justiça Militar Estadual e pela 2ª Vara Criminal de Paranaguá, foram cumpridas nos municípios de Paranaguá, Pontal do Paraná e Curitiba, com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar e do Comando do 9º Batalhão de Polícia Militar. 

Foram alvos da Operação Prumos, um policial militar, um armeiro e mais três pessoas, sendo que duas delas acabaram presas em flagrante. Na ação, realizada na última semana, também foram apreendidos celulares, munições e dezesseis armas de fogo.

O nome da investigação é referência à retidão moral de que deve ser dotado o agente público.

Do MPPR

Continuar Lendo

Paranaguá

ROMU prende motoboy com 3,5 kg de maconha

Ação foi na noite de quinta-feira, na região da Colônia Santa Rita

Publicado

no

Por

Agentes da Guarda Civil Municipal prenderam, na noite de quinta-feira, 2, um motoboy acusado de envolvimento com o tráfico de drogas na cidade de Paranaguá. Na ação houve a apreensão de mais de 3 kg de maconha.

Paulo Henrique (foto do facebook)

Uma equipe da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), durante patrulhamento pela Avenida Senador Atílio Fontana, na região da Colônia Santa Rita, por volta das 20h30, avistou Paulo Henrique Nunes da Luz, de 30 anos, sem o capacete e manuseando um telefone celular, enquanto pilotava sua motocicleta.

Imediatamente os agentes resolveram realizar a abordagem e o suspeito tentou fugir, mas acabou sofrendo uma queda. Em seguida, Paulo Henrique ainda arremessou uma bolsa em direção a uma área de mata, sendo alcançado na sequência.Na busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas ao ser verificada a bolsa que ele arremessou, foram encontrados 3,5 quilos de maconha, além de R$ 360.

Devido à queda da moto, Paulo Henrique foi encaminhado à UPA para receber atendimento médico, sendo, posteriormente, conduzido ao plantão da Delegacia Cidadã, junto com tudo que foi apreendido, para a elaboração do flagrante.

ANTECEDENTES CRIMINAIS
Paulo Henrique Nunes da Luz já foi manchete no setor policial do Agora Litoral. Em agosto de 2019, ele foi preso após ser denunciado por tráfico de drogas no conjunto residencial Ilha das Palmas, na Vila Divineia, em Paranaguá.

Denúncias levam PM a prender suspeito de tráfico em conjunto residencial

Continuar Lendo

Paranaguá

Inscrições abertas para exposição de arte na Casa Monsenhor Celso

Serão selecionados cinco projetos e o prazo termina no dia 21

Publicado

no

Por

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá (Secultur), lançou edital para exposição de Artes Visuais na Casa de Cultura Monsenhor Celso. O período de inscrição vai até às 9h do dia 21 de maio.

De acordo com o edital, serão selecionados cinco projetos de exposições com livre temática abertos para todas as linguagens das Artes Visuais convencionais (desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia) e não convencionais (instalação, vídeo arte, objeto ou montagem especial), voltados para a ocupação do espaço cultural, sendo admitidos projetos de mostras individuais e coletivas. Vale ressaltar que as propostas deverão se adequar ao espaço físico e ao regulamento da casa.

INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser protocoladas pelos interessados ou pelo representante legal (munido de procuração com firma reconhecida), na Secretaria Municipal de Administração/Comissão Permanente de Licitação, no prédio da Prefeitura, em dias úteis das 08h às 11h e das 13h às 18h.

As inscrições também podem ser realizadas por via postal, endereçadas à: Secretaria Municipal de Administração/Comissão Permanente de Licitação – Palácio São José, sito a Rua Júlia da Costa, 322, Centro Histórico, Paranaguá-PR – CEP: 83.203-060. 

Além de identificar devidamente no envelope o número do Edital de Chamamento, indicação do proponente e do projeto, o proponente deve também atentar quanto à data de encerramento das inscrições. Correspondências entregues fora do prazo de validade do Edital não serão consideradas.

Para mais informações ligue: (41) 3721-1810 e (41) 3721-1825.

Da Prefeitura de Paranaguá

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.