Ligue-se a nós

Paranaguá

Auditora da Prefeitura apresentará artigos em Congresso Internacional

EVENTO SERÁ DE 30 DE OUTUBRO A 1º DE NOVEMBRO

Publicado

no

Agora Litoral
O prefeito Marcelo Roque recebeu em seu gabinete a servidora pública, auditora fiscal, Amanda Maciel Carneiro e o superintendente da Divisão de Fiscalização Tributária (DFT) da Secretaria Municipal da Fazenda, Hedy César de Oliveira.

Os profissionais contaram ao prefeito que dois artigos da auditora fiscal serão apresentados no Congresso Internacional de Desempenho do Setor Portuário (Cidesport), em Florianópolis, Santa Catarina. O evento correrá de 30 de outubro a 1º de novembro e pode ser acompanhado pelo site.

O segundo artigo “O Reconhecimento do Imposto sobre Serviços como Despesa nas Operações Portuárias Brasileiras: uma análise com base no caso de Paranaguá – Pr”, de Amanda Maciel Carneiro tem coautoria do professor Dr. Fabiano Maury Raupp, e o primeiro, “Proposta de Aperfeiçoamento do Processo de Fiscalização Tributária de ISS no Setor Portuário do Município de Paranaguá – Pr” tem coautoria do Dr. Raupp e do professor Dr. Leonardo Secchi, ambos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

“O intuito do primeiro artigo parte dos resultados positivos, mas nos mostra que mesmo tendo excelentes resultados ao longo do tempo, há uma preocupação nossa como setor público de estar sempre melhorando”, comentou a auditora fiscal.

O primeiro artigo derivou de pesquisa de mestrado realizada no programa de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag)/Udesc, com duração de 24 meses e uso de base teórica, apoio bibliográfico e documental, estudos análogos, entrevistas com auditores fiscais da Fazenda e extensa pesquisa com análise de conteúdo, documental e técnica de triangulação, concluindo com a promoção de propostas viáveis e adaptadas ao contexto, visando aperfeiçoar serviço de tamanha importância no município parnanguara.

“A iniciativa demonstra os esforços constantes da Academia e do corpo de auditores fiscais de, mesmo com a entrega de resultados positivos, estar sempre buscando novos e eficientes caminhos de grande potencial transformador, e coaduna com a perseguição de excelência na atividade pública, na constante busca pela satisfação dos anseios coletivos”, reforçou Amanda Carneiro.

O segundo artigo defendeu a compreensão da base de cálculo do Imposto Sobre Serviços (ISS) dos serviços prestados por operadores portuários como o preço total do serviço, incabíveis reduções de custo, e compondo as despesas dos operadores portuários, a fim de buscar justiça fiscal, econômica e tributária e cumprimento de dever cívico e social e, ao mesmo tempo, de esclarecer o instituto para que possam os operadores corretamente comporem suas estratégias, inclusive de precificação, bem como seus resultados.

“Trouxe o estudo elementos de fundamentação teórica, apoio bibliográfico documental e caso prático protagonizado pela Prefeitura de Paranaguá, derivado de atuação profissional de auditor fiscal do Município. O caso terminou em sentença judicial favorável ao Município quando deparado com opiniões contraditórias a respeito da base de cálculo”, detalhou Amanda Carneiro.

“Ambos os artigos buscaram utilizar o apoio do espaço acadêmico, contando com a participação de dois doutores, um da área de Contabilidade e outro da de Políticas Públicas, a fim de promover e disseminar conhecimento científico, bem como o apoio institucional da universidade, inclusive na viabilização da participação no evento, e tiveram como destaque o Município de Paranaguá”, destacou. A participação da auditora fiscal no congresso ocorrerá por meio de investimento da universidade.

“O apoio do Município, do prefeito Marcelo Roque e superintendência fazendária, nesse sentido, foi crucial para que os esforços empregados gerassem frutos, disponibilizando estrutura e pessoal para que os estudos pudessem ser desenvolvidos”, comemorou o superintendente da DFT, Hedy César de Oliveira.

Amanda Maciel Carneiro

“Ficamos muito felizes pela determinação e sucesso da servidora Amanda. Os estudos agora terão a oportunidade de serem apresentados à comunidade acadêmica e portuária em evento científico internacional de prestígio relacionado ao setor, demonstrando os esforços conjuntos e contínuos de avanço em pesquisa e desenvolvimento econômico-social”, destacou o prefeito Marcelo Roque.

Da PMP

Paranaguá

ROTAM flagra rapaz com revólver e munições no Jardim Esperança

Ele ficou nervoso ao avistar a viatura no início da noite de quinta-feira

Publicado

no

Por

Policiais militares das Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) de Paranaguá, prenderam no início da noite de quinta-feira (9), Gledson Coelho da Luz, de 27 anos, por porte ilegal de arma de fogo. Com ele foi apreendido um revólver calibre 38, além de munições.

Conforme a ocorrência, tudo começou por volta das 18h30, quando os militares estavam em patrulhamento pela Rua dos Tangarás, no Jardim Esperança, e avistaram o rapaz em uma bicicleta e o reconheceram como sendo suspeito de cometimentos de vários ilícitos.

Ao avistar a viatura Gledson expressou certo nervosismo e, em seguida, parou em frente a uma loja de conveniência e, ao descer da bicicleta, para entrar no comércio, foi abordado pela equipe policial.

Na revista pessoal, os militares encontraram o revólver na cintura de Gledson, verificando que a arma estava com numeração suprimida e continha seis munições, uma delas “picotada”.

No bolso do rapaz, os policiais ainda encontraram um pé de meia com mais 10 munições calibre 38, além da quantia de R$ 83,95 e um aparelho celular.

Diante dos fatos, Gledson acabou preso e foi encaminhado ao plantão da Delegacia Cidadã junto com tudo que foi apreendido, para que fossem tomadas as providências necessárias.

PRESO EM 2022
Gledson Coelho da Luz já foi manchete no setor policial do Agora Litoral. Em dezembro de 2022 ele foi preso com mais outros dois homens, com mais de meio quilo de drogas, no mesmo bairro.

Trio é preso com mais de meio quilo de drogas no Jardim Esperança

Continuar Lendo

Paranaguá

Rapaz de 21 anos morre após ser ferido a tiros no Jardim Iguaçu

27º assassinato do ano na cidade ocorreu na tarde desta quarta-feira

Publicado

no

Por

A cidade de Paranaguá foi palco de mais um homicídio, o 27º deste ano. Um rapaz morreu, na tarde desta quarta-feira (8), após ser baleado no bairro Jardim Iguaçu.

A vítima, João Pedro Alves da Silva, de 21 anos, teria sido surpreendido por dois indivíduos em uma motocicleta quando caminhava pela Rua dos Jatobás, próximo a um mercado da região.

Em segundos, um dos ocupantes da moto teria sacado uma arma e disparado várias vezes contra ele. Dois tiros teriam acertado o rapaz, que tentou fugir, pulando muros de algumas casas.

Na sequência, de acordo com algumas testemunhas, João Pedro tentou se abrigar em uma residência, mas caiu desfalecido em vista dos graves ferimentos. Um dos disparos teria acertado o seu tórax e o outro o pescoço, o que fez com que perdesse muito sangue.

Atendido por uma equipe do Corpo de Bombeiros, que tentou reanimá-lo e estancar a hemorragia, em seguida ele foi transportado às pressas para o Hospital Regional do Litoral. Porém, durante o trajeto, o jovem teve uma parada cardíaca e faleceu antes de dar entrada na unidade hospitalar.

TORNOZELEIRA

João Pedro Alves da Silva estava usando uma tornozeleira eletrônica. Levantamento do Agora Litoral mostra que ele havia sido preso em agosto de 2021, em Pontal do Paraná. À época com 18 anos, o jovem teria envolvimento em uma facção criminosa que mantinha um homem em cárcere privado com fins de matá-lo por determinação do chamado “Tribunal do Crime”.

Esse homem só não foi morto graças a uma ação integrada do BOPE – Batalhão de Operações Especiais, Rone – Rondas Ostensivas de Natureza Especial e da RPA – Rádio Patrulha Auto, desencadeada a partir de informações fornecidas pelo setor de inteligência da Polícia Militar. A vítima disse aos policiais que a intenção dos bandidos era cortar os seus dedos e depois executá-lo.

Na operação, realizada no balneário Monções, além de João Pedro, outras cinco pessoas foram presas, entre elas uma mulher.

O Agora Litoral registrou a ocorrência.

PM salva homem que estava sendo julgado pelo Tribunal do Crime em Pontal

Continuar Lendo

Paranaguá

PM prende dupla com moto furtada no Jardim Figueira

Foi na noite de terça feira

Publicado

no

Por

Policiais militares recuperaram na noite de terça-feira, 7, uma motocicleta Honda CG 125 Fan com registro de furto em Paranaguá. A ação ocorreu no Jardim Figueira e resultou na prisão de dois homens.

Conforme a ocorrência, por volta das 22h, a equipe Motos da 1ª Companhia do 9º Batalhão se encontrava próximo da rotatória do Jardim Iguaçu, quando avistou una motocicleta, ocupada por dois homens, trafegando em alta velocidade.

Diante da situação, os militares decidiram por realizar a abordagem do veículo e, na revista de rotina, nada de ilícito foi encontrado com os ocupantes, de 24 e 29 anos. No entanto, ao ser feita consulta da placa de identificação da motocicleta, foi constatado que havia um alerta de furto vigente, indicando que tinha sido subtraída no dia 15 de abril na Rua Felipe Chede, bairro João Gualberto.

Ao serem questionados sobre da propriedade da motocicleta, nenhum dos abordados assumiu a propriedade. Mas, após alguns minutos, eles relataram que haviam comprado juntos, através de um anúncio do Facebook, e que não sabiam que se tratava de produto de furto e não indicaram de quem teriam adquirido o veículo.

Diante dos fatos, a dupla acabou presa pelo crime de receptação e foi encaminhada, junto com a motocicleta, ao plantão da Delegacia Cidadã para a elaboração do flagrante.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.