Ligue-se a nós

REPORTAGEM ESPECIAL

Homens são maioria dos óbitos pela Covid-19 em Paranaguá

Eles morrem mais, mas mulheres são maior parte de infectados.

Publicado

no

A maioria dos 74 óbitos provocados pela Covid-19 em Paranaguá é de homens. Levantamento do Agora Litoral mostra que, do total de mortes na maior cidade do litoral paranaense, 50 foram do sexo masculino – o equivalente a 68%.

Chama atenção também a média de idade dos homens que morreram no município em consequência da infecção provocada pelo novo coronavírus: 68 anos. O mais idoso com 92 e o mais jovem com 32 anos.

Os dados pesquisados estão no boletim da Prefeitura de Paranaguá, que traz também informações referentes às mulheres que faleceram pela infecção na cidade.

Dos 74 óbitos confirmados até este domingo (6), 24 (32%) são do sexo feminino. A média de idade das mulheres que morreram de Covid-19 em Paranaguá é de 66 anos. A mais idosa tinha 95 anos e a mais nova 35.

CASOS A cidade de Paranaguá tem 3.402 casos confirmados de Covid-19. Desse total, 2.400 pacientes já se recuperaram da infecção.

Ainda de acordo com o boletim da Prefeitura, 232 pessoas aguardam resultado de exames – 132 do sexo feminino e 100 do masculino.

Mulheres são maior parte de infectados, mas homens morrem mais

Especialistas dizem que fatores culturais e biológicos podem explicar a diferença, mas alertam que os cuidados devem ser os mesmos para ambos gêneros.

O maior número de óbitos entre os homens pode ser explicado porque eles costumam procurar atendimento médico em fase tardia, têm estilo de vida mais propenso a fumar e consumir bebidas, o que fragiliza a saúde.

Por isso, o ideal é que pessoas com sintomas do novo coronavírus procurem uma unidade de saúde com rapidez para evitar o agravamento da doença.

Sobre o número elevado de notificações entre as mulheres, a explicação mais lógica é que elas tendem a ter maior exposição em determinadas situações, como cuidando de familiares infectados.

Além disso, a busca maior do público feminino por unidades de saúde pode influenciar na quantidade superior de testes positivos. A junção de vários fatores influencia os números.

VEJA TAMBÉM

Litoral tem 27 novos casos de Covid-19 confirmados neste domingo

Clique para comentar

Deixe seu comentário!

Anúncio
error: Cópia proibida.