Ligue-se a nós

Polícia

Federal prende em Paranaguá homem que armazenava imagens de abuso sexual infantil

Policiais ainda cumpriram mandados de busca e apreensão em Paranaguá e Pontal

Publicado

no

A Polícia Federal de Paranaguá deflagrou nesta quinta-feira (23) a Operação Segredo Sórdido, que visa combater crimes relacionados ao abuso e a exploração sexual infantil. Na operação foram empregadas três equipes num total de dez policiais. Essa ação faz parte de uma investigação constante no combate de crimes de armazenamento e distribuição de material de abuso na cidade.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na cidade de Paranaguá e um mandado de busca e apreensão na cidade de Pontal do Paraná. Durante a busca, os policiais localizaram no notebook pessoal de um homem armazenamento de imagens e vídeos relacionados ao abuso sexual infantil e o prenderam em flagrante.O homem, de 35 anos – que não possui antecedentes criminais – foi encaminhado, primeiramente, à Delegacia de Polícia Federal para realização dos procedimentos de polícia judiciária. Após, ficará à disposição da Justiça Federal do Estado do Paraná, na Cadeia Pública de Paranaguá.

Foram apreendidos desse investigado o celular, 01 notebook, 02 HDs e 01 pen drive. Todos os equipamentos serão examinados pela Perícia da Polícia Federal.

Crime
Os atos de adquirir, possuir ou armazenar fotografias, vídeos ou qualquer tipo de registro de abuso sexual infantil são punidos com pena de reclusão de 1 a 4 anos, e multa, com recente alteração pela lei 14.811/2024 que passou a ser considerado crime hediondo, sem direito à fiança.

Além disso, as penas podem ser aumentadas pelos crimes de transmitir, distribuir material contendo cena de sexo explícito envolvendo criança ou adolescente, cuja pena é de 3 a 6 anos, e multa, e, também por outros crimes elencados no ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente.

Segredo Sórdido
O nome da Operação Segredo Sórdido surgiu em decorrência de o investigado buscar viver uma vida normal, escondendo de colegas, amigos e familiares os crimes cometidos contra crianças e adolescentes cujas penas podem ultrapassar 10 anos, e multa.

Maio Laranja
É importante destacar o mês de maio, que é nacionalmente conhecido como Maio Laranja, por ser o período de enfrentamento e prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Especificamente, 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data tem por objetivo mobilizar a sociedade brasileira para combater a violação dos direitos infantojuvenis.

Com informações da Polícia Federal

Polícia

Preso em Paranaguá suspeito de abusar sexualmente de crianças e adolescentes

Investigação da Polícia Civil teve início no final de 2023; captura ocorreu nesta sexta-feira (14/06)

Publicado

no

Por

Um homem, de 53 anos, foi preso pela Polícia Civil pelos crimes de estupro de vulnerável e exploração sexual de criança e adolescente. A captura aconteceu em Paranaguá, na sexta-feira (14).

Conforme as informações da PCPR, as investigações tiveram início no final de 2023, por ocasião da prisão em flagrante do investigado, suspeito de fornecer produtos que causam dependência, no bairro Correia Velho, no mesmo município.

O homem foi encontrado em sua residência na companhia de três adolescentes e de uma mulher maior de idade. Uma das menores, de 13 anos, revelou aos policiais que havia mantido relações sexuais com o acusado, mediante o pagamento de vantagem econômica a familiares.

De acordo com o delegado da PCPR Emmanuel Brandão, a situação ocorria também com outras jovens e crianças. “Descobrimos que ele aliciou as três adolescentes que estavam em sua companhia na residência e elas teriam sido levadas, de um estabelecimento de ensino de Paranaguá para Matinhos, e tinham sido dadas como desaparecidas”.

Com base nas investigações, o mandado de prisão preventiva foi representado e expedido, sendo cumprido pelos policiais civis com apoio dos Conselhos Tutelares de Paranaguá e de Matinhos.

Outras duas adolescentes foram encontradas na casa do suspeito e encaminhadas ao Conselho Tutelar. O homem foi conduzido ao sistema penitenciário.

Continuar Lendo

Polícia

Homem com mandado de prisão é vítima de atentado a tiros em Matinhos

Tentativa de homicídio foi na noite de segunda-feira, no balneário Perequê

Publicado

no

Por

Um homem foi alvejado a tiros na noite de noite de segunda-feira, 10, no balneário Perequê, em Matinhos. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar, a qual, durante as diligências, apurado que a vítima se tratava de um homem procurado pela Justiça.

De acordo com as informações da PM, uma equipe de Rádio Patrulha Auto (RPA) foi acionada para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo. Segundo informações repassadas via 190, o solicitante informou ter ouvido quatro tiros nas proximidades da Travessa José Mauricio, no mesmo balneário.

A equipe se deslocou até o endereço informado, onde encontrou um homem caído na parte externa de uma residência, sendo constatado que ele havia sido alvejado por disparos de arma de fogo, porém se encontrava consciente.

Aos policiais, ele relatou que uma mulher e um homem foram os autores do atentado, sendo estes conhecidos da vítima e que fugiram na sequência em um automóvel Peugeot de cor cinza.

Foi acionado a equipe SAMU, que realizou os primeiros atendimentos no local, encaminhando na sequência o homem para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no balneário Praia Grande. Na sequência, ele foi transferido para o Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá, devido a gravidade dos ferimentos.

Durante a identificação da vítima, foi constatado pelos militares, junto aos sistemas policiais, que a pessoa alvejada, Antônio Carlos Nogueira da Silva, 47 anos, possuía em seu desfavor um mandado de prisão em aberto pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

Diante da situação foi realizada a escolta da ambulância e a guarda do paciente no hospital, para que, após se reestabelecer dos ferimentos, seja dado o fiel cumprimento ao mandado de prisão expedido.

Continuar Lendo

Polícia

Procurado por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Matinhos

Captura ocorreu na manhã desta segunda-feira

Publicado

no

Por

Um homem de 46 anos foi preso pela Polícia Civil, na cidade de Matinhos, pelo crime de estupro de vulnerável. A captura aconteceu nesta segunda-feira, 10.

A ação ocorreu em cumprimento de um mandado de prisão no bairro Mangue Seco. Segundo o delegado da PCPR Mário Sérgio Bradock, o crime foi cometido no ano de 2016 no município de Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

Após a prisão, o indivíduo foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.