Matinhos
“Degolador de Matinhos” é morto a tiros em Curitiba
AUTOR DE BÁRBARO ASSASSINATO EM 2014 MORREU ESTE MÊS
Agora Litoral – EXCLUSIVO
Anderson Paulo Valczak, o “Degolador de Matinhos”, foi morto a tiros no dia 8 deste mês em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele ganhou o apelido em setembro de 2014, após assassinar sem motivo algum Wilson Ribeiro Junior, de 55 anos, no centro da cidade de Matinhos, no litoral paranaense. À época, Anderson disse que tirou a vida de Wilson para provar à menina que estava junto dele naquela noite que ele era mesmo assassino.
O assassinato de Wilson Ribeiro Junior foi filmado por câmeras de vigilância e estarreceu todos que assistiram. As imagens mostram Wilson caminhando tranquilamente quando, inesperadamente, é apunhalado por Anderson várias vezes. Na sequência, as câmeras flagraram Anderson passando na calçada em frente onde atacou Wilson e ele correndo para desferir mais facadas na vítima. Foram mais facadas e pontapés na vítima já morta.
VEJA O VÍDEO
https://www.youtube.com/watch?v=MM-wOMrf7xA
LIBERDADE
Em fevereiro de 2015, um fato causou indignação na população de Matinhos. Anderson Valczak e Bianca Lidiane Hanek Mendes de Moraes foram soltos por falta de escolta policial. O juiz alegou falta de segurança para levá-los da penitenciária de Piraquara, onde estavam presos, até o Fórum de Matinhos, onde seriam ouvidos.
“Não veio a escolta, salvo engano, por falta de pagamento de diárias [dos policias e agentes penitenciários]. Não tínhamos a perspectiva de quando esse serviço ia ser regularizado. A audiência foi marcada para 4 de fevereiro, e até hoje, dia 26, não está regularizado. Então, tivemos que reconhecer o constrangimento ilegal e conceder a liberdade”, justificou o juiz Ricardo Lopes, que garante que este não foi o primeiro caso de liberação por falta de escolta.
A decisão revoltou os moradores da cidade e surpreendeu o delegado que havia detido os suspeitos. “É frustrante porque, na realidade, muitas pessoas que cometeram crimes menores encontram-se encarcerados, e estas pessoas, simplesmente pelo fato de não ter escolta, são colocadas em liberdade”, lamentou o delegado Messias Antônio da Rosa.
MORTE EM CURITIBA
Anderson Vlasczak, o Degolador de Matinhos, foi assassinado com aproximadamente 10 disparos de arma de fogo na noite do dia 8 de outubro, no município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O crime foi registrado na Rua Celestina Escolaro Foggiatto, no Jardim Cruzeiro.
De acordo com informações de moradores, foram ouvidos entre 10 e 15 disparos de arma de fogo, e em seguida encontraram o rapaz caído na calçada. Moradores ainda afirmaram que viram uma moto com dois rapazes saindo do local. O SIATE chegou a ser acionado mas Anderson morreu antes da chegada do socorro.
No local a perícia encontrou três calibres diferentes de armas, 380, .40, e 9mm que teriam sido usadas para executar o Degolador de Matinhos. Até hoje não se tem informações sobre os assassinos de Anderson.
Matinhos
PM salva vida de homem durante atendimento de violência doméstica
Ele tentou pular do terceiro andar
Policiais militares atuantes no Verão Consciente 2020/2021 deram atendimento a uma situação de violência doméstica e salvaram a vida de um homem que tentou se matar. A ação policial aconteceu por volta das 3 horas de sexta-feira (8), na cidade de Matinhos.
De acordo com as informações repassadas, a equipe policial foi dar atendimento a uma situação de violência doméstica, onde o homem havia agredido a esposa e também havia disparado uma arma de fogo.
No local, os policiais militares não constataram a violência doméstica e nem o disparo de arma de fogo e a mulher resolveu não representar contra o companheiro.
Enquanto os militares estaduais estavam encerrando a ocorrência, o homem foi até a janela do seu quarto de hotel, no terceiro andar, e tentou tirar a própria vida. Ele foi contido pela equipe policial e foi encaminhado pelo SAMU até a UPA para atendimento médico.
Matinhos
Denúncia de ameaça leva PM a fábrica clandestina de produtos químicos
Descoberta ocorreu na noite de quinta-feira no bairro Tabuleiro.
Em Matinhos, no Litoral do Paraná, policiais militares do 9º Batalhão apreenderam, na noite de quinta-feira (23), uma espingarda, além de um simulacro de pistola e produtos químicos que estariam sendo manuseados de forma irregular. Na ação, um homem foi preso.
Tudo começou por volta das 20h45, após um policial de folga acionar a PM, informando que um indivíduo estaria ameaçando sua cunhada, armado de uma pistola e uma arma longa.
Seguindo as informações, as equipes policiais fizeram patrulhamento pela cidade e localizaram, no bairro Tabuleiro, o veículo utilizado pelo autor da ameaça.
Imediatamente foi realizada a abordagem ao suspeito e verificado que ele estava de posse de uma espingarda de pressão e uma réplica de pistola.
No local, também foram localizadas centenas de frascos, uns vazios e outros cheios, de produtos químicos, além de uma espécie de envasadora artesanal para líquidos. Nos rótulos dos frascos, constava a inscrição “Inseticida Orgânico”.
De acordo com o abordado, o material, em sua maioria, tratava-se de impermeabilizante e seria utilizado na limpeza de fachadas prediais.
Ele relatou ainda que os frascos de inseticidas eram apenas armazenados com o intuito de vendê-los. Porém, nenhuma documentação foi apresentada para comprovar a sua afirmação.
Diante dos fatos, o homem, de 53 anos, foi encaminhado, juntamente de todo material apreendido, até a Delegacia de Polícia Civil de Matinhos para que fossem tomadas as providências necessárias.
Matinhos
PM recupera veículos com alerta de furto e prende mulher por receptação
Ação da ROTAM foi na madrugada de quarta-feira (15)
No início da madrugada de quarta-feira (15), policiais militares do 9º Batalhão recuperaram dois veículos com alerta de furto e prenderam uma mulher por receptação.
A ação ocorreu na cidade de Matinhos e foi realizada por equipes ROTAM.
Tudo começou quando os militares, durante patrulhamento pela Rua Joaquim Távora, no bairro Tabuleiro, desconfiaram de três pessoas desembarcando de um automóvel. Dois homens, ao perceberem que seriam abordados, fugiram por um terreno baldio.
A terceira suspeita, uma mulher de 23 anos, acabou sendo interceptada.
Durante averiguação do veículo, um Hyundai Tucson de cor prata, os militares constataram que possuía alerta de furto no Estado de Santa Catarina.
Diante do flagrante, a mulher recebeu voz de prisão pelo crime de receptação e foi encaminhada para a Delegacia Cidadã, para adoção dos procedimentos cabíveis.
Simultaneamente, outra equipe especializada realizava diligências para encontrar um dos indivíduos foragidos, que tinha sido denunciado por ter em sua posse uma motocicleta de origem duvidosa.
Os militares foram até a residência do suspeito e localizaram o veículo, uma Honda CB 300 R de cor preta, também com alerta de furto.
No local, os policiais também encontraram um aparelho de som da marca Hyundai, compatível com o automóvel recuperado, mas o suspeito não foi localizado.
A motocicleta e o aparelho de som também foram entregues na Delegacia Cidadã para serem tomadas as providências necessárias.