Ligue-se a nós

Paraná

Mãe é presa por deixar filhos menores sozinhos em casa imunda para ir à igreja

No local, havia fezes espalhadas pelo chão do banheiro e insetos na cozinha; uma das crianças é autista

Publicado

no

Foto: 25º BPM

Uma mulher de 32 anos foi presa por ter deixado seus dois filhos, um menino de 7 anos e uma menina de 13, autista, sozinhos em uma residência, em meio à sujeira, para ir à igreja. A situação aconteceu na noite desta quarta-feira (22/2), no Parque Residencial Belo Monte, em Umuarama, na região Noroeste do Paraná. 

O CASO
Por volta das 20h, policiais militares se deslocaram para atender uma denúncia de abandono, via 190. Na frente do local informado, os policiais bateram palmas e foram atendidos pelo menino de 7 anos. Ele disse que a mãe havia saído para ir à igreja e não sabia quando ela retornaria.

Disse também que estava sozinho na residência com sua irmã, de 13 anos, que posteriormente foi confirmada como sendo autista.

Ao ser questionado pelos policiais se estes poderiam entrar na casa, o garoto ficou assustado e negou, pedindo para que retornassem no dia seguinte. Diante da situação, os agentes abriram o portão – que não estava trancado – e entraram na residência.

SUJEIRA
Conforme relato dos policiais militares, a casa estava suja, bagunçada, repleta de objetos quebrados, inclusive com fezes pelo chão do banheiro e cômodos revirados. Havia também comida estragada pelos balcões da cozinha, na pia e na geladeira, além de bichos e mosquitos voando próximo às crianças.

O Conselho Tutelar foi acionado e, enquanto os policiais esperavam, a mãe das crianças chegou no local confirmando que tinha ido à igreja. Ao perceber que seria presa, a acusada pelo crime de abandono de incapaz, pediu que algum familiar ficasse com as crianças ao invés do CT.

Foi então feito contato com os avós paternos, moradores de Cafezal do Sul, que vieram ao local e levaram as crianças para sua casa. Testemunhas que preferiram não se identificar, disseram que a situação seria recorrente. 

Diante dos fatos a mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada à 7ª Subdivisão de Polícia Civil de Umuarama.

Com informações de OBendito

Paraná

Marido foge após bater na esposa e ameaçá-la de morte

Ele também agrediu a vítima com pedradas, socos e puxões de cabelo e uma panelada na cabeça

Publicado

no

Por

Uma mulher foi vítima de violência doméstica e sofreu diversas agressões na manhã deste domingo (5). Na Rua Dom Pedro II, no Jardim Ponta Grossa, em Apucarana.

A vítima relatou que há alguns dias seu marido vinha apresentando comportamento agressivo, e que neste dia passou a agredi-la com socos, depois jogou pedras contra ela, puxou seu cabelo e, por fim, golpeou-a com uma panela.

Antes de fugir do local, o acusado ainda a ameaçou de morte. Quando a PM chegou, o homem não estava mais em casa.

Os policiais realizaram buscas na região, mas o agressor não foi localizado.

De TN Online

Continuar Lendo

Paraná

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

Medida entrou em vigor nesta quinta-feira (2)

Publicado

no

Por

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa a expansão da oferta da vacina contra a gripe para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, no Paraná. A medida, que entra em vigor nesta quinta-feira (2), segue as diretrizes do Ministério da Saúde, conforme o Ofício Nº 142/2024.

O secretário Beto Preto destacou a importância da vacinação como principal estratégia de proteção contra o vírus e enfatizou a necessidade de promover o acesso ao imunizante para todos os paranaenses, sobretudo com a aproximação dos períodos mais frios. O Paraná chegou a 1 milhão de doses aplicadas, mas a cobertura ainda é baixa.

“A vacinação ampliada será fundamental para a entrada de um inverno mais suave, do ponto de vista assistencial, principalmente na porta dos serviços de saúde, seja do pronto atendimento, hospitais de pequeno porte, na Unidade Básica de Saúde ou na porta dos grandes hospitais. A imunização é nossa principal aliada, por isso quero convocar todos os paranaenses para garantir essa proteção tão importante para a saúde coletiva”, afirmou.

Agora, as secretarias municipais de Saúde vão traçar as principais estratégias para alcançar o maior público possível. O Estado recebeu até o momento 3.172.000 doses do imunizante.

Até o momento, o Paraná vacinou 1.047.701 pessoas, o que representa pouco mais de 26% da população-alvo da campanha, de 4.387.469 habitantes. Com isso, o Estado ocupa agora a quinta posição nacional de aplicações em números absolutos, atrás de São Paulo (4.327.099), Minas Gerais (2.172.652), Rio Grande do Sul (1.580.700) e Rio de Janeiro (1.531.083). Com a nova ampliação, a expectativa é aumentar a proteção da população que não estava elegível anteriormente.

As vacinas contra a influenza são trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan e distribuídas para toda a rede pública de saúde. A composição varia anualmente de acordo com as cepas do vírus predominantes.

Neste ano, as vacinas possuem três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O imunizante está disponível em todos os 399 municípios do Paraná e pode ser aplicado nas unidades de saúde ou outros locais de vacinação.

Da AEN

Continuar Lendo

Paraná

Homem espanca até a morte ex-genro que agrediu sua filha

Acusado foi preso em flagrante na sexta-feira (26), em Castro

Publicado

no

Por

Um homem, de 53 anos, foi preso em flagrante por homicídio. A captura foi realizada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (26), em Castro, na Região dos Campos Gerais. 

O acusado é pai da ex-esposa da vítima e teria assassinado seu ex-genro após tomar conhecimento de que ele teria agredido sua filha pouco tempo antes. A informação é do delegado da PCPR Lucas Bombarda Andraus.

“A investigação apontou que o suspeito não teria agido em legítima defesa, uma vez que, mesmo após cessado o comportamento injusto de seu genro, o suspeito continuou com a intenção de matar a vítima, desferindo golpes de madeira em sua cabeça”, explicou. 

O indivíduo foi encaminhado ao sistema penitenciário. 

Da PCPR

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.