Ligue-se a nós

Notícias

Unespar e UEM trazem atividades de educação e diversão aos veranistas e moradores do Litoral

Programação segue até 4 de fevereiro

Publicado

no

Fotos: Gabriel Rosa / Seti

As universidades estaduais do Paraná e de Maringá estão promovendo atividades de educação, cultura, esporte, saúde, empreendedorismo e meio ambiente no Verão Maior Paraná, iniciativa do Governo do Estado que reúne uma série de ações recreativas e de lazer para veranistas e moradores dos municípios do Litoral. A programação segue até 4 de fevereiro nas praias e balneários paranaenses, incluindo as prainhas de água doce do Rio Paraná em Porto Rico e em São Pedro do Paraná, na região Noroeste.

Com o apoio da Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), professores e estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento ocupam um espaço denominado Projeto Com Ciência na arena esportiva instalada na Praia Brava de Caiobá, no município de Matinhos. Esta edição do Verão Maior Paraná tem, ao todo, seis arenas ao longo da faixa litorânea.Entre as atrações organizadas pelas instituições de ensino superior está um projeto de reaproveitamento da casca de coco verde para manter as praias limpas, desenvolvido pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Outro projeto na área de tecnologia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ensina crianças e adolescentes a pilotar drones e possibilita que o público participe de um jogo de futebol entre robôs.O Projeto Com Ciência também oferece um espaço para a prática de jogos de tabuleiro, onde os visitantes podem passar o tempo estimulando o raciocínio, longe de telas de dispositivos eletrônicos. Para os dias 20 e 21 de janeiro, inclusive, está previsto um campeonato de xadrez com a entrega de medalhas e troféus para os competidores mais bem colocados. No local, são realizados, ainda, testes rápidos para sífilis e hepatite, exames de pele e aferimento de pressão e orientações de prevenção na área da saúde.

A estudante Gabriela da Silva Souza, de 13 anos, que veio de Anápolis, no interior de Goiás, para aproveitar as férias no Litoral do Paraná, destaca os benefícios das ações que combinam jogos e tecnologia. “Achei muito bom esse projeto com jogos que estimulam o raciocínio, pois tanto o xadrez quanto o jogo eletrônico fazem a gente querer aprender mais”, afirma.

Para o universitário Luiz Felipe Nogueira de Souza, de 20 anos, de Londrina, no Norte do Paraná, as ações promovidas pelas universidades melhoraram ainda mais a estadia no Litoral. “Foi a primeira vez que vim para Matinhos e o projeto Verão Maior Paraná deu um toque a mais no passeio”, afirma. “Quero voltar outras vezes, principalmente porque gosto de jogar xadrez e passei todas as tardes fazendo isso aqui”, diz, em referência ao espaço organizado pelo projeto Com Ciência.

A médica aposentada Setsuko Fukuda Gomes, de 67 anos, levou os netos, que moram em Curitiba e estão de férias no Litoral, para participar das atividades do Projeto Com Ciência. “Eles descobriram esse espaço de robótica e estão adorando, tanto que queriam vir bem cedo hoje para pilotar os drones”, destaca. Ela ressalta os benefícios em aproximar as crianças das tecnologias, como a pilotagem de drones. “Essa ação é excelente, pois é um treino intelectual e de capacidade motora”, ressalta, sinalizando que “os netos irão aproveitar todos os dias”.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, reforça o papel social das universidades. “O verão é uma oportunidade para apresentar para a sociedade e população paranaense que vêm para o Litoral o conhecimento que é produzido nas universidades, que se produz ciência capaz de transformar vidas”, afirma. “Pela extensão universitária, tudo o que é produzido na universidade chega à comunidade para a formação de cidadão e atrair pessoas para a carreira científica que é, sem dúvida, um dos grandes objetivos desse trabalho”.

ARTE E CULTURA 

Os veranistas podem participar de uma mostra cinematográfica itinerante com 12 filmes produzidos por professores e profissionais formados pelo curso de Cinema da Unespar. As sessões acontecem de terça-feira a domingo em Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

Para os dias 26, 27 e 28 de janeiro, em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, estão programados shows com a Big Belas Band, grupo de jazz composto por alunos e professores da Unespar. As apresentações serão nos chamados palcos Sunset, que integram a estrutura desta edição do Verão Maior Paraná.

Nos mesmos locais, entre 30 de janeiro e 1º de fevereiro, a UEM irá exibir o filme Alice no País das Maravilhas, de 1915, obra cinematográfica da época do cinema mudo, adaptada do conto clássico homônimo. As sessões serão no formato de cine concerto, modalidade de exibição caracterizada pela trilha e efeitos sonoros tocados ao vivo por uma orquestra ou banda musical. 

Confira AQUI a programação completa com as atividades das universidades estaduais no Verão Maior Paraná.

Serviço:

10 a 13 de janeiro

Jogos de tabuleiro e atrações interativas do projeto Manna

– Das 9h às 12h e das 15h às 19h

Exposição de artesanato dos projetos Couro de Peixe e Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável

– Das 15h às 19h

20 e 21 de janeiro

Campeonato de xadrez

– Inscrições até dia 19 no espaço Com Ciência, na Praia Brava de Caiobá.

Da AEN

Notícias

Paranaguá inicia vacinação contra a dengue na segunda-feira

A imunização ocorrerá em três UBS’s, para o público-alvo de 10 a 14 anos

Publicado

no

Por

A vacinação contra a dengue inicia na segunda-feira (6), em Paranaguá. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o público-alvo inicial são crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos.

LOCAL

Neste primeiro momento, a imunização ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS): 

– Vila Guarani;

– Ilha dos Valadares (UBS Emir Roth); 

– Porto Seguro. 

Os vacinados precisarão levar a carteirinha de vacinação, um documento de identificação e o Cartão SUS. As unidades estarão abertas das 8h às 17h.

Cleonice Ferreira, superintendente de Vigilância em Saúde, explicou que as três unidades básicas de saúde foram escolhidas por atingirem todas as regiões de Paranaguá. A centralização em pontos específicos é importante para o atendimento do público que receberá essa vacina.

“Além disso, como recebemos um número menor de doses neste primeiro momento, achamos melhor centralizar a vacinação. Posteriormente, quando recebermos uma nova remessa, poderemos estender a vacinação para as outras unidades, mas lembramos que todos os jovens nessa faixa etária podem procurar um dos três postos para receber a vacina”, detalha.

Paranaguá recebeu cerca de 2.600 doses e novos lotes devem chegar para dar sequência à vacinação de aproximadamente 10 mil pessoas nessa faixa etária no município.

Antes da vacinação, os pacientes passarão por uma consulta de enfermagem. “A enfermeira vai conversar com o paciente, perguntar se teve algum período de febre, se teve dengue. É extremamente importante relatar se teve dengue, porque isso vai fazer com que a vacina seja feita posteriormente, não nesse momento”, explica Cleonice Ferreira.

São duas doses de vacina, com intervalo de três meses entre elas. Se a pessoa teve dengue, terá que esperar seis meses para poder receber a vacina. A imunização contra a dengue não deve ser realizada junto com outra vacina, sendo necessário um intervalo de 15 a 30 dias, dependendo de qual outro imunizante o paciente recebeu.

Da Prefeitura de Paranaguá

Continuar Lendo

Notícias

Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Próxima quarta-feira também é o último dia para transferir domicílio eleitoral

Publicado

no

Por

Quem precisa regularizar a situação de seu título eleitoral ou emitir o documento pela primeira vez tem até a próxima quarta-feira (8) para tomar providências a tempo de votar nas eleições municipais de outubro.

O prazo serve também para a transferência do domicílio eleitoral, caso o eleitor tenha mudado de endereço, indo morar em bairro ou município de outra zona eleitoral, por exemplo. É possível somente atualizar informações cadastrais, se necessário. Vale lembrar que, neste ano, devido ao caráter local das eleições, não há possibilidade de voto em trânsito.

A data final de 8 de maio para a realização dos procedimentos está prevista na legislação eleitoral, e após esse dia qualquer alteração no cadastro eleitoral somente poderá ser realizada depois da votação deste ano.

O pleito está marcado para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro. Neste ano, os eleitores vão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Primeiro título e biometria

Quem vai tirar o seu primeiro título de eleitor precisa necessariamente comparecer a um cartório eleitoral para se alistar. Qualquer pessoa que tenha 16 anos na data da votação pode solicitar o documento que a qualifica a votar.

Precisam comparecer ao cartório eleitoral mais próximo os eleitores que ainda não possuem o cadastro de biometria.

É necessário levar um documento de identificação, preferencialmente com foto, que pode ser o registro geral (RG) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo. São aceitas certidão de nascimento ou de casamento.

Podem ser solicitados comprovantes de residência e, no caso de homens que pedem o primeiro título no ano em que completam 19 anos, o certificado de quitação militar.

De acordo com a Constituição, o alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos de idade, e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e às pessoas analfabetas.

Transferência de domicílio

Para a transferência de domicílio eleitoral, é necessário comprovar vínculo com a localidade em que o eleitor pretende votar. “Os vínculos podem ser residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha da localidade”, informa a Justiça Eleitoral.

O procedimento, nesse caso, pode ser feito pela internet, por meio da plataforma Título Net.

Para requerer a transferência, é necessário que o eleitor resida há pelo menos três meses no novo município e já tenha transcorrido, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título. Estão isentos dessa condição os servidores civis ou militares, bem como seus familiares, que tenham se mudado em decorrência de transferência ou remoção.

Da Agência Brasil

Continuar Lendo

Notícias

Sorteios do Nota Paraná e Paraná Pay acontecem na quinta-feira

Com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Sefa, a partir das 9h30

Publicado

no

Por

Os sorteios do Nota Paraná e do Paraná Pay acontecem na quinta-feira (9), a partir das 9h30, com transmissão ao vivo pelos canais do Instagram e Facebook e YouTube, da Secretaria da Fazenda. 

O Nota Paraná, programa de conscientização fiscal coordenado pela Sefa, liberou 53,2 milhões de bilhetes para esta edição. Participarão os consumidores que solicitaram a inclusão do CPF nas notas fiscais de compras efetuadas no mês de janeiro.

Ao todo, 3,06 milhões de participantes concorrem aos prêmios individuais. Além disso, 1,4 mil entidades sociais registradas no programa têm a chance de serem contempladas com 40 prêmios no valor de R$ 5 mil cada. As organizações são inseridas no programa por meio de doações de notas fiscais feitas por contribuintes, que deram origem a 6,9 milhões de bilhetes.

Os participantes individuais concorrem a diversos prêmios, sendo o principal no valor de R$ 1 milhão, seguido por um prêmio de R$ 100 mil, um de R$ 50 mil, dez de R$ 10 mil e 15 mil de R$ 50.

A mudança de regulamentação anunciada nesta quinta-feira (2) só entrará em vigor a partir do mês de julho. Portanto, o sorteio deste mês manterá os prêmios que vêm sendo distribuídos pelo Nota Paraná nos últimos anos. 

Além dos sorteios principais, há o Paraná Pay, no qual 2,02 milhões de consumidores cadastrados concorrem com 18,8 milhões de bilhetes a 8 mil prêmios de R$ 100 cada. Para participar desta modalidade, é necessário estar cadastrado no Nota Paraná e concordar com os termos de uso relacionados aos créditos e prêmios do Paraná Pay. 

A adesão pode ser feita pelo site ou aplicativo, disponível para Android e iOS. Todo valor obtido pelo Paraná Pay pode ser transferido para a conta bancária associada ao Nota Paraná.

COMO PARTICIPAR 

Participar do Programa Nota Paraná é simples: ao realizar compras nos estabelecimentos comerciais do Estado, os consumidores cadastrados solicitam a inclusão do CPF na nota fiscal. Isso possibilita o acúmulo de créditos de ICMS, que podem ser transferidos para a conta bancária do participante ou utilizados para abater valores do IPVA. As notas fiscais com CPF também geram bilhetes para participar dos sorteios mensais.

Da AEN

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.