Ligue-se a nós

Notícias

Sancionada lei da Fundação de Saúde em Sessão Solene da Câmara de Paranaguá

NA NOITE DE QUARTA-FEIRA

Publicado

no

Agora Litoral
O prefeito Marcelo Roque sancionou na noite desta quarta-feira (24) a lei para implantação da Fundação Municipal de Saúde, numa Sessão Solene realizada pela Câmara de Vereadores para comemorar os 371 anos de Paranaguá. O evento foi bastante prestigiado e aconteceu nas dependências do Instituto Paranaguá Previdência, utilizado enquanto o Palácio Carijó passa por reforma.

“A Fundação Municipal de Saúde vai representar um grande avanço para nossa cidade. Vamos conseguir atender de uma forma melhor em relação às especialidades médicas e exames de média complexidade. Nossa população ganhará bastante com esse serviço”, apostou o prefeito Marcelo Roque, que agradeceu aos vereadores que “tiveram a coragem” de aprovar a implantação da Fundação.

Marcelo Roque apontou avanços que serão buscados com a instalação do órgão e disse que “será possível nos concentrarmos especificamente na atenção básica”. “A Fundação Municipal de Saúde atuará por meio de contrato de gestão. A Prefeitura contratará serviços médicos especializados e a prestação de exames e pagará por eles. Também será possível trabalhar áreas como educação e pesquisa, e em breve anunciaremos as formas de contratação e processos seletivos”, adiantou o prefeito.

Prefeito assinou a lei na sessão da Câmara

Providências
A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, também comemorou a sanção da lei para criação da Fundação. “Agora vamos iniciar a formalização, com abertura de CNPJ e outras providências administrativas para que ela passe a funcionar dentro da lei. Iniciamos as discussões, tudo com muita transparência, e assim, inclusive, quando ela estiver em funcionamento”, garantiu a secretária.

Ainda de acordo com a secretária de Saúde, ao prestar atendimento especializado, a Secretaria acaba “tirando o foco principal de suas ações”, já que legalmente cabe ao Município a atenção primária, ou seja, atendimento nas unidades básicas de saúde, com o Estratégia Saúde da Família (ESF), voltado sempre à prevenção.

A atenção secundária, quando a doença já está instalada, cabe ao Governo do Estado. Atendimento de urgência e emergência, saúde mental e de tratamento de alta complexidade cabe à União. “Agora teremos condições de realizar muito mais ações voltadas para a prevenção em saúde. Isso é importante. Tratar antes que a situação se agrave”, analisou a secretária Lígia.
Balanço da gestão

A sessão solene foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, Waldir Leite, que destacou a importância da harmonia dos poderes Executivo e Legislativo em prol da população. “Esse é o nosso dever. Por isso colaboramos de maneira firme com a administração municipal, comandada pelo prefeito Marcelo Roque, trabalhando para construir uma cidade cada vez melhor para todos os parnanguaras. Agradeço a todos”, comentou o presidente da Casa de Leis.

Na oportunidade o prefeito Marcelo Roque também fez um balanço das ações da gestão nos últimos meses. “Já se passaram seis meses da minha última vinda a esta Casa. E mais uma vez trago boas notícias”, comentou.

Entre os assuntos estava a campanha de arrecadação de IPTU, com entrega de prêmios aos contribuintes. “A arrecadação vem sendo superada a cada ano. Com essa campanha que realizamos, aumentamos em 20% nossa arrecadação. E os investimentos são injetados em benfeitorias à população”, afirmou o prefeito.

Marcelo Roque comentou sobre a entrega de matrículas dos Registros de Imóveis para 59 famílias residentes no Parque Agari, afirmando que o processo de realização de regularização fundiária “não é uma tarefa fácil”. Lembrou sobre a restauração da Estação Ferroviária, que segundo ele, “está ganhando vida e será devolvida aos parnanguaras muito em breve”. “Em junho deste ano, as obras foram retomadas, já que em 2018 a antiga empresa desistiu e abandonou o restauro com 55% concluídos”, afirmou o prefeito.

A instalação de asfalto e drenagem em todas as regiões de Paranaguá também foi comemorada por Marcelo Roque. “Já fizemos mais de 50 quilômetros de asfalto e vamos fazer muito mais. Serviço completo com drenagem, meio-fio e calçamento. Nesta semana festiva entregamos mais de 1 quilômetro de pavimentação na Vila Garcia”, relatou aos vereadores, aos secretários municipais, servidores e à população presente na solenidade. Também participaram da cerimônia o comandante da Capitania dos Portos do Paraná, Capitão de Mar-e-Guerra Rogério Antunes Machado, e o comandante do 1.º Sub Grupamento de Bombeiros, capitão Ícaro Gabriel Reinert.

Prefeito com servidoras do Município

Paranaguá mais iluminada e divertida
Na opinião do prefeito, “chegamos aos 371 anos de Paranaguá deixando a cidade mais iluminada e divertida”. “Sim, mais divertida porque entregamos mais 11 parques multicor e ecológico, além de bancos e lixeiras. E vamos entregar mais 20 parques nos mais diversos pontos de Paranaguá. Bairros como Jardim Esperança, Nilson Neves e Vila Paranaguá foram atendidos com os novos playgrounds. Também foram contemplados os bairros do Porto Seguro, Costeira, Alexandra, Morro Inglês e Ilha dos Valadares, entre outras localidades. Por muito tempo os bairros permaneceram sem investimentos em lazer para as famílias. Nossa gestão está realizando um resgate de auto-estima da família parnanguara”, avaliou o prefeito Marcelo Roque.

Um destaque especial foi para a entrega de parque adaptado para uso por crianças com necessidades especiais. “Foi uma alegria para mim, como gestor, poder vivenciar esse momento”, destacou o prefeito, que apontou ainda melhorias em todas as áreas atendidas pela Prefeitura: Educação, com a entrega de uniformes escolares às 17 mil crianças da rede municipal, Segurança, Assistência Social, várias outras pastas e Saúde. E é nesta última que está a maior aposta do prefeito. “Brinco que no dia em que formos inaugurar a unidade avançada do Erasto Gaertner em nossa cidade já vale todo o nosso mandato. Será o maior legado que deixaremos para nossa população”, comentou Marcelo Roque.

Falar bem da cidade
Ao final do discurso na Sessão Solene da Câmara Municipal, o prefeito Marcelo Roque lançou uma espécie de desafio a todos os que vivem em Paranaguá. “Vamos falar bem da nossa cidade. Vamos falar verdades, e quando não soubermos o que é verdade ou mentira, vamos verificar antes de falar. Fazendo assim nos transformaremos em bons exemplos para nossos filhos e netos. Seremos exemplos para os amigos e para as demais pessoas de bem. Vamos olhar para nossas crianças e refletir sobre o legado que queremos deixar para elas, para nossos filhos, nossos sobrinhos e netos, enfim, para quem amamos, e assim teremos uma cidade cada vez melhor. Tenho certeza disso”, finalizou o prefeito.

Da PMP

Notícias

Paranaguá inicia vacinação contra a dengue na segunda-feira

A imunização ocorrerá em três UBS’s, para o público-alvo de 10 a 14 anos

Publicado

no

Por

A vacinação contra a dengue inicia na segunda-feira (6), em Paranaguá. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o público-alvo inicial são crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos.

LOCAL

Neste primeiro momento, a imunização ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS): 

– Vila Guarani;

– Ilha dos Valadares (UBS Emir Roth); 

– Porto Seguro. 

Os vacinados precisarão levar a carteirinha de vacinação, um documento de identificação e o Cartão SUS. As unidades estarão abertas das 8h às 17h.

Cleonice Ferreira, superintendente de Vigilância em Saúde, explicou que as três unidades básicas de saúde foram escolhidas por atingirem todas as regiões de Paranaguá. A centralização em pontos específicos é importante para o atendimento do público que receberá essa vacina.

“Além disso, como recebemos um número menor de doses neste primeiro momento, achamos melhor centralizar a vacinação. Posteriormente, quando recebermos uma nova remessa, poderemos estender a vacinação para as outras unidades, mas lembramos que todos os jovens nessa faixa etária podem procurar um dos três postos para receber a vacina”, detalha.

Paranaguá recebeu cerca de 2.600 doses e novos lotes devem chegar para dar sequência à vacinação de aproximadamente 10 mil pessoas nessa faixa etária no município.

Antes da vacinação, os pacientes passarão por uma consulta de enfermagem. “A enfermeira vai conversar com o paciente, perguntar se teve algum período de febre, se teve dengue. É extremamente importante relatar se teve dengue, porque isso vai fazer com que a vacina seja feita posteriormente, não nesse momento”, explica Cleonice Ferreira.

São duas doses de vacina, com intervalo de três meses entre elas. Se a pessoa teve dengue, terá que esperar seis meses para poder receber a vacina. A imunização contra a dengue não deve ser realizada junto com outra vacina, sendo necessário um intervalo de 15 a 30 dias, dependendo de qual outro imunizante o paciente recebeu.

Da Prefeitura de Paranaguá

Continuar Lendo

Notícias

Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Próxima quarta-feira também é o último dia para transferir domicílio eleitoral

Publicado

no

Por

Quem precisa regularizar a situação de seu título eleitoral ou emitir o documento pela primeira vez tem até a próxima quarta-feira (8) para tomar providências a tempo de votar nas eleições municipais de outubro.

O prazo serve também para a transferência do domicílio eleitoral, caso o eleitor tenha mudado de endereço, indo morar em bairro ou município de outra zona eleitoral, por exemplo. É possível somente atualizar informações cadastrais, se necessário. Vale lembrar que, neste ano, devido ao caráter local das eleições, não há possibilidade de voto em trânsito.

A data final de 8 de maio para a realização dos procedimentos está prevista na legislação eleitoral, e após esse dia qualquer alteração no cadastro eleitoral somente poderá ser realizada depois da votação deste ano.

O pleito está marcado para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro. Neste ano, os eleitores vão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Primeiro título e biometria

Quem vai tirar o seu primeiro título de eleitor precisa necessariamente comparecer a um cartório eleitoral para se alistar. Qualquer pessoa que tenha 16 anos na data da votação pode solicitar o documento que a qualifica a votar.

Precisam comparecer ao cartório eleitoral mais próximo os eleitores que ainda não possuem o cadastro de biometria.

É necessário levar um documento de identificação, preferencialmente com foto, que pode ser o registro geral (RG) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo. São aceitas certidão de nascimento ou de casamento.

Podem ser solicitados comprovantes de residência e, no caso de homens que pedem o primeiro título no ano em que completam 19 anos, o certificado de quitação militar.

De acordo com a Constituição, o alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos de idade, e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e às pessoas analfabetas.

Transferência de domicílio

Para a transferência de domicílio eleitoral, é necessário comprovar vínculo com a localidade em que o eleitor pretende votar. “Os vínculos podem ser residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha da localidade”, informa a Justiça Eleitoral.

O procedimento, nesse caso, pode ser feito pela internet, por meio da plataforma Título Net.

Para requerer a transferência, é necessário que o eleitor resida há pelo menos três meses no novo município e já tenha transcorrido, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título. Estão isentos dessa condição os servidores civis ou militares, bem como seus familiares, que tenham se mudado em decorrência de transferência ou remoção.

Da Agência Brasil

Continuar Lendo

Notícias

Sorteios do Nota Paraná e Paraná Pay acontecem na quinta-feira

Com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Sefa, a partir das 9h30

Publicado

no

Por

Os sorteios do Nota Paraná e do Paraná Pay acontecem na quinta-feira (9), a partir das 9h30, com transmissão ao vivo pelos canais do Instagram e Facebook e YouTube, da Secretaria da Fazenda. 

O Nota Paraná, programa de conscientização fiscal coordenado pela Sefa, liberou 53,2 milhões de bilhetes para esta edição. Participarão os consumidores que solicitaram a inclusão do CPF nas notas fiscais de compras efetuadas no mês de janeiro.

Ao todo, 3,06 milhões de participantes concorrem aos prêmios individuais. Além disso, 1,4 mil entidades sociais registradas no programa têm a chance de serem contempladas com 40 prêmios no valor de R$ 5 mil cada. As organizações são inseridas no programa por meio de doações de notas fiscais feitas por contribuintes, que deram origem a 6,9 milhões de bilhetes.

Os participantes individuais concorrem a diversos prêmios, sendo o principal no valor de R$ 1 milhão, seguido por um prêmio de R$ 100 mil, um de R$ 50 mil, dez de R$ 10 mil e 15 mil de R$ 50.

A mudança de regulamentação anunciada nesta quinta-feira (2) só entrará em vigor a partir do mês de julho. Portanto, o sorteio deste mês manterá os prêmios que vêm sendo distribuídos pelo Nota Paraná nos últimos anos. 

Além dos sorteios principais, há o Paraná Pay, no qual 2,02 milhões de consumidores cadastrados concorrem com 18,8 milhões de bilhetes a 8 mil prêmios de R$ 100 cada. Para participar desta modalidade, é necessário estar cadastrado no Nota Paraná e concordar com os termos de uso relacionados aos créditos e prêmios do Paraná Pay. 

A adesão pode ser feita pelo site ou aplicativo, disponível para Android e iOS. Todo valor obtido pelo Paraná Pay pode ser transferido para a conta bancária associada ao Nota Paraná.

COMO PARTICIPAR 

Participar do Programa Nota Paraná é simples: ao realizar compras nos estabelecimentos comerciais do Estado, os consumidores cadastrados solicitam a inclusão do CPF na nota fiscal. Isso possibilita o acúmulo de créditos de ICMS, que podem ser transferidos para a conta bancária do participante ou utilizados para abater valores do IPVA. As notas fiscais com CPF também geram bilhetes para participar dos sorteios mensais.

Da AEN

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.