Ligue-se a nós

Notícias

Morretes vai reabrir para o turismo com agendamentos e adaptações à pandemia

Reabertura cautelosa ocorre a partir de 7 de agosto.

Publicado

no

Foto: Priscilla Forone

O Ministério Público e a Prefeitura de Morretes autorizaram, para o dia 7 de agosto, a reabertura cautelosa do turismo na cidade, embasada nas orientações da Organização Mundial da Saúde e de especialistas no combate à pandemia do novo coronavírus. O município, localizado no litoral paranaense, segue a tendência já vista em outras cidades, como Foz do Iguaçu (PR) e Gramado (RS).

Para acessar a cidade, os visitantes deverão realizar a reserva ou compra do passeio e serviço diretamente com o estabelecimento que irão visitar. Em seguida, deverá acessar o site www.morretesdestinocerto.com.br para fazer um cadastro e gerar um QR Code, que será apresentado na barreira sanitária.

O objetivo da ferramenta, implantada pela Motu Inteligência Digital, é controlar o fluxo na cidade e fazer rastreamento de contatos, caso necessário. Cerca de 3.770 pessoas poderão visitar a cidade, com acesso restrito às sextas, sábados e domingos, desde que com destino certo e cronograma de visitação definidos. Sem o cadastro e QR Code, o turista não poderá visitar a cidade.
Cerca de 50% da população economicamente ativa de Morretes depende direta ou indiretamente do setor do turismo na cidade, que, desde o mês de março, quando as atividades foram suspensas, registrou prejuízo de aproximadamente R$ 8 milhões.

“A reabertura do turismo vem para resgatar muitos empregos e empresas que estão à beira da falência. O comprometimento dos empresários é forte, visto que a saúde dos turistas e dos munícipes é uma prerrogativa para nós abrirmos. Temos plena consciência disso e as empresas estão capacitadas, dentro de cada área, para fazer valer todos os protocolos de segurança”, comenta o presidente do Morretes Convention e Visitors Bureau, Lourenço Malucelli.

Ekôa Park é um dos atrativos turísticos da região que vai retomar as atividades. O paraíso ecológico ocupa uma área de 238 hectares, localizado dentro da maior área contínua remanescente de Mata Atlântica, denominada Grande Reserva, com atividades destinadas ao lazer, entretenimento, educação ambiental e desenvolvimento profissional.

O parque se adequou ao plano de reabertura, trazendo algumas novidades para garantir a segurança dos turistas, colaboradores e moradores da cidade:

Anúncio
  • Uso obrigatório da máscara;
  • Bilheteria online;
  • Fiscalização e controle do fluxo de turistas para evitar aglomerações;
  • Capacidade de visitação reduzida, operando 50% abaixo de sua capacidade normal.

BENEFÍCIOS
“O contato com a natureza traz uma série de benefícios em aspectos corporais e mentais. Em um momento tão difícil como a pandemia, desconectar das tarefas do dia a dia e se reconectar com a natureza, com os devidos cuidados, é uma forma de promover o bem-estar. Por isso, adaptamos nossas atividades e inserimos novas práticas para que as pessoas aproveitem essa experiência com conforto e segurança”, explica a diretora do Ekôa Park, Tatiana Perim.

Outra medida implementada foi no restaurante Oka Gastronomia, que fez a transição do buffet para pratos a la carte e opções de cestas de piquenique para as famílias aproveitarem o ar livre.

O parque oferece programações para todas as idades, com impacto positivo na promoção da conservação do patrimônio natural e da biodiversidade, além de experiências culturais, históricas e gastronômicas.
O Ekôa Park é um paraíso ecológico dentro da maior área contínua remanescente de Mata Atlântica, que encanta e inspira por meio de experiências únicas e transformadoras, conectando as pessoas com a natureza.

Localizado em Morretes, na região litorânea do Paraná, o parque foi criado a partir da necessidade de proteger e preservar uma reserva de 238 hectares de Floresta Atlântica, ameaçada pelo desmatamento irregular, invasão de posseiros e caçadores.

Acreditando no poder da transformação, o empreendimento foi idealizado para mudar esse cenário, agindo como um catalisador de novas oportunidades e disseminador de conhecimento, em uma área privilegiada destinada ao lazer, entretenimento, educação ambiental e desenvolvimento profissional.

Anúncio

Notícias

PCPR leva diversos serviços à população de Morretes nesta semana

Atendimento acontece de terça a sexta-feira, na Prefeitura

Publicado

no

Por

Foto: Gabrielle Sversut/PCPR

De terça-feira (26) a quinta-feira (28), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferecerá serviços de polícia judiciária, orientações e exposições à população de Morretes. Registro de boletins de ocorrência, atividades lúdicas, demonstrações de perícia papiloscópica e exposição de materiais táticos e bélicos, além da confecção de Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem agendou previamente, serão os serviços ofertados.

O PCPR na Comunidade estará na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, das 9h às 17h.

PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços públicos.

Com informações da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Criança de 3 anos morre afogada ao cair em piscina em Pontal do Paraná

Fatalidade ocorreu no final de semana

Publicado

no

Por

Emanuel Santos de Antoni - Foto: Redes sociais

Uma fatalidade ocorrida na sexta-feira (22) em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, devastou uma família da cidade de Imbituva, nos Campos Gerais. Emanuel Santos de Antoni, de apenas 3 anos, morreu afogado ao cair na piscina onde a família estava hospedada.

A vítima foi encaminhada ao hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros, mas não foi possível reanimá-la. Após a confirmação do óbito, o corpo do menino foi encaminhado ao IML de Paranaguá para exames complementares.

A trágica morte de Emanuel comoveu a região e mensagens de apoio e solidariedade tomaram conta das redes sociais neste final de semana. O velório e sepultamento do menino ocorreu no sábado (23), em Imbituva, cidade onde a família reside.

Continuar Lendo

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.