Notícias
Justiça impede shows por suspeita de fraude em festa de Campo Magro
LIMINAR IMPEDIU SHOWS DA FESTA DA CEBOLA E AGRICULTURA FAMILIAR EM CAMPO MAGRO
Agora Litoral com G1
Uma liminar da Justiça impediu a realização dos shows da 1ª Festa da Cebola e Agricultura familiar de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, por suspeita de fraudes no processo de licitação com o município. A denúncia foi do Ministério Público do Paraná (MP-PR).
O evento seria realizado entre sábado (28) e esta segunda-feira (30), dando sequência ao XXX Seminário Nacional da Cebola, que terminou na sexta-feira (27).
Na programação da festa, estavam previstas apresentações da dupla Zezé di Camargo e Luciano, que ocorreria nesta segunda-feira, e de outros artistas.
IRREGULARIDADES
A liminar, assinada pela juíza Vivian de Almeida Sobreiro, da Vara da Fazenda Pública de Almirante Tamandaré, também na Região de Curitiba, atende a um pedido do MP-PR, que apontou que a empresa contratada para ser responsável pela estrutura que recebeu o seminário se aproveitou da mesma estrutura para promover e comercializar os shows.
Conforme a liminar, caso realizasse os shows da festa, a Drial Organização de Eventos Esportivos Ltda “ganharia, a título gratuito, como verdadeiro ‘prêmio’ ou ‘brinde’, a estrutura de palco e o direito de exploração de espaço público, em exclusivo ou predominante benefício próprio, para a produção de show musical de artistas, alguns dos quais bastante famosos e renomados, sem que esse objeto tenha sido licitado ou incluído nas cláusulas do contrato (e, portanto, sem que tenha sido objeto de disputa e ampla concorrência por outros interessados)”.
Ainda segundo o MP-PR, a empresa Drial começou a vender os ingressos e anunciou os shows da festa antes mesmo dos pregões da licitação serem definidos.
A venda dos ingressos, conforme o MP-PR, “já estava aberta em 28 de março de 2018, cujo espetáculo já estava sendo anunciado ao público, inclusive por meio de página mantida na plataforma social Facebook, muito embora os pregões apenas tenham ocorrido posteriormente, em 03 de abril de 2018”.
INVESTIGADA EM PARANAGUÁ
A Drial já foi alvo de investigação do Ministério Público de Paranaguá, após denúncia do Agora Litoral. Na época, apesar de ter mostrado que o dono dessa empresa e de outras três que concorreram no Pregão das Festas Populares era o mesmo, o promotor encarregado não levou a investigação até o fim.
RELEMBRE
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.