Ligue-se a nós

Notícias

Equipe do Hospital Erasto Gaertner vistoria andamento de obra em Paranaguá

UNIDADE AVANÇADA DEVE SER ENTREGUE ATÉ DEZEMBRO

Publicado

no

Agora Litoral
O prefeito Marcelo Roque recebeu na tarde desta terça-feira (3) o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, e o assessor de Novos Negócios, Renato Galvão de Oliveira, para uma vistoria na obra que está sendo realizada pela Prefeitura de Paranaguá para adequações da unidade avançada, que fica ao lado da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O andamento está dentro do esperado, conforme informações da empresa responsável pelo serviço. A expectativa é que o espaço seja entregue até dezembro e que, a partir de janeiro, pacientes que lutam contra o câncer não só da cidade, mas de todo o litoral, tenham a possibilidade de realizar quimioterapia e consultas com especialistas neste novo espaço.

Prédio passa por adequações para funcionamento da unidade avançada

VISTORIA
O superintendente do Erasto Gaertner gostou do que viu. Informou que está planejado para novembro o início de um processo seletivo para escolha dos profissionais que atuarão no espaço.

“Vamos verificar entre nossos servidores que possam trabalhar aqui e aproveitar a mão-de-obra especializada que já temos. Para outras vagas vamos realizar processo seletivo que deve ser estartado em novembro”, revelou Adriano Lago. O treinamento será feito todo no hospital, em Curitiba. Serão necessários entre 12 e 15 servidores para atuar no espaço, fora a equipe médica.

Adriano Lago, prefeito Marcelo e secretária Lígia durante vistoria

“Está tudo dentro do que planejamos. Viemos hoje vistoriar se a empresa está cumprindo o cronograma da obra e pelo que vimos está a contento. Esperamos entregar essa unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner em janeiro do próximo ano, o que vai representar um ganho enorme para a saúde de quem está em tratamento contra o câncer. É um sonho que está sendo realizado”, declarou o prefeito Marcelo Roque durante a visita, que foi acompanhada também pelos vereadores Nilo Ribeiro Monteiro e Fábio Santos.

MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS
A equipe da Semsa também corre contra o tempo para conseguir concluir as aquisições dos mobiliários e equipamentos necessários para o funcionamento da unidade avançada. Conforme a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, 90% das compras necessárias já foram licitadas.

“Apresentamos algumas especificações para a equipe do Erasto e tudo deve ser concluído até dezembro, para que possamos assim deixar pronta a estrutura para funcionamento já a partir de janeiro. É o que esperamos”, afirmou a secretária.

Já o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Dougiva da Silva, disse estar satisfeito com os investimentos que a administração do prefeito Marcelo Roque está fazendo.

“Enquanto órgão fiscalizador estamos vendo que a aplicação dos recursos está sendo feita da melhor forma possível. Essa unidade avançada será de extrema importância para as pessoas que estão lutando contra essa terrível doença, que é o câncer”, declarou o dirigente, que fez questão de acompanhar a vistoria realizada na obra.

Adriano Lago, Renato Galvão, prefeito Marcelo Roque, secretária Lígia e José Dougiva

DIMINUIÇÃO DO SOFRIMENTO 
Com a unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner em funcionamento “vai diminuir o sofrimento dos pacientes, que não precisarão mais viajar para se tratar em Curitiba”, de acordo com o prefeito, que lembrou do irmão de 18 anos que passou pelo tratamento, na década de 1990.

“Foram meses tendo que subir a serra todo dia. O paciente volta muito debilitado depois da quimioterapia. (…) Será muito importante ter essa unidade avançada no quintal de casa, praticamente. Isso representa mais qualidade de vida a essas pessoas e seus familiares, que também sofrem junto”, observou Marcelo Roque.

Com informações da PMP

Deixe seu comentário!

Notícias

Boletim da Sesa registra mais 1 óbito e 17 casos de Covid-19 no Litoral

Paraná soma 177.007 casos e 4.441 mortes em decorrência da doença

Publicado

no

Por

O Boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgou mais uma morte e 17 casos de Covid-19 no Litoral do Paraná. Os números estão no informe epidemiológico desta quarta-feira (30).

A morte foi registrada na cidade de Guaratuba, onde também houve o aumento de 4 casos. Os novos registros estão em Antonina (2); em Pontal (2) e em Paranaguá (9).

Com esses números, o Litoral contabiliza 157 óbitos e 6.483 casos da infecção causada pelo novo coronavírus. O total de recuperados é de 4.934.

CASOS – Paranaguá segue liderando o número de casos (4.092), seguida de Guaratuba (695); Pontal (503); Morretes (437); Antonina (364) e Matinhos (346). A cidade com o menor número de casos é Guaraqueçaba (46).

ÓBITOS – O total de óbitos por cidade de acordo com o boletim da Sesa: Antonina (7); Guaraqueçaba (3); Guaratuba (22); Matinhos (16); Morretes (9); Paranaguá (88) e Pontal (12)

RECUPERADOS – Antonina (319); Guaraqueçaba (29); Guaratuba (530); Matinhos (272); Morretes (413); Paranaguá (3.030); Pontal (341).

Paraná soma 177.007 casos e 4.441 mortes em decorrência da doença
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou também mais 1.590 casos confirmados e 63 óbitos em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 177.007 casos e 4.441 mortes em decorrência da doença. Há ajuste de casos confirmados detalhados ao final do texto.

INTERNADOS – Nesta quarta-feira (30) são 982 pacientes internados com diagnóstico confirmado de Covid-19: 812 em leitos SUS (391 em UTI e 421 em leitos clínicos/enfermaria) e 170 em leitos da rede particular (68 em UTI e 102 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 951 pacientes internados, 434 em leitos UTI e 517 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS PARANÁ – A secretaria estadual informa a morte de mais 63 pacientes. Todos estavam internados. São 32 mulheres e 31 homens com idades que variam de 16 a 92 anos. Os óbitos ocorreram entre 13 e 30 de setembro.

Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (8), Londrina (7), Cascavel (3), Ponta Grossa (3), São José dos Pinhais (3), Araucária (2), Campo Mourão (2), Colombo (2), Maringá (2), Piraquara (2), Sarandi (2).

Também foi registrado um óbito em cada um dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Astorga, Atalaia, Bocaiúva do Sul, Cambará, Cambé, Campina da Lagoa, Campo Largo, Carambei, Cruzmaltina, Doutor Ulysses, Grandes Rios, Guaratuba, Ipiranga, Irati, Jaguariaíva, Jataizinho, Mandaguari, Marialva, Peabiru, Pinhais, Rolândia, Santo Antônio da Platina, Tijucas do Sul e Umuarama.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde registra 1.891 casos de pessoas que não moram no Estado – 44 foram a óbito.

CLIQUE AQUI para acessar o Boletim completo.

Continuar Lendo

Notícias

Termina hoje o prazo para inscrições no ProUni

São 90 mil vagas; bolsas podem ser integrais ou parciais.

Publicado

no

Por

Terminam nesta quarta-feira (30) as inscrições para 90 mil bolsas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020/2. Os interessados têm até as 23h59 para o cadastro.

As vagas retornaram ao sistema após os candidatos selecionados não entregarem a documentação ou terem seus documentos reprovados pelas instituições de ensino.

Pré-requisitos
Pode requerer a bolsa quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio, a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação. Professores da rede pública de ensino, que estejam em exercício do magistério, também podem se candidatar.

O inscrito precisa comprovar estar enquadrado em uma das seguintes situações:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ter contrato ativo em escola pública como professor.

Bolsas
De acordo com as regras do programa, são oferecidas bolsas de 100% para quem tem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. No caso de renda familiar de até três salários mínimos, por pessoa, as bolsas são de 50%.

Professores da rede pública que estejam em exercício do magistério não precisam comprovar renda para que possam concorrer.

Resultado
A convocação dos pré-selecionados não tem dia certo, já que é feita seguindo a ordem de inscrição. Por isso, o Ministério da Educação orienta que os candidatos acompanhem o resultado pelo site.

O pré-selecionado deve procurar a instituição de ensino dois dias úteis após a inscrição no ProUni para apresentar a documentação exigida para a concessão da bolsa de estudos.

ProUni 2020/2
O ProUni 2020/2 ofereceu 167.780 bolsas de estudo – 60.551 integrais e 107.229 parciais (50% da mensalidade). Foram recebidas 440.674 inscrições de 228.444 candidatos.

CLIQUE AQUI para se inscrever.

Da Agência Brasil
Continuar Lendo

Notícias

Moradora de Guaratuba morre no Regional pela Covid-19

Outros dois óbitos no hospital estão em investigação.

Publicado

no

Por

O Hospital Regional do Litoral (HRL) informou, na manhã desta quarta-feira, mais um óbito pela Covid-19.

O falecimento, ocorrido na terça-feira (29), foi de uma paciente de 74 anos, moradora em Guaratuba.

Afora essa morte, dois outros óbitos na instituição aguardam resultado de exames para confirmação se foram em consequência do novo coronavírus.

O boletim do HRL mostra também que nesta quarta 22 pacientes estão internados na “Ala Covid”. Desses, 17 confirmados com a infecção e cinco sendo investigados.

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.