Notícias
Cattalini nega ter bancado escultura de caranguejo
EMPRESA DESMENTIU INFORMAÇÃO REPASSADA AO AGORA LITORAL
Agora Litoral
A Cattalini Terminais Marítimos desmentiu, em nota divulgada nesta terça-feira (12), que tenha bancado a escultura de caranguejo instalada na Praça de Eventos Mário Roque em Paranaguá.
A informação de que a empresa teria pago a obra através de uma Parceria Público Privada foi repassada ao Agora Litoral pelo servidor da prefeitura Aramis do Nascimento, o “Pichaco”, conforme conversas devidamente gravadas.
De acordo com a nota, “em relação à escultura para marcar o Primeiro Festival do Caranguejo, a Cattalini esclarece que não firmou nenhuma Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura, nem fez qualquer doação vinculada a essa escultura”.
A empresa salienta que sempre demonstrou preocupação com o bem-estar da comunidade parnanguara, apoiando projetos de incentivo à cultura, educação, esporte e meioambiente, e que atualmente apoia 16 projetos, “alguns deles de grande visibilidade em Paranaguá, como o Festival Hahanaguá de Humor, o Festival de Teatro Infantil, a restauração do Solar Guimarães, o Natal Solidário e incentivos ao esporte nos projetos Dandara e Leões do Futuro”.
A Cattalini observa ainda que sempre está em contato com autoridades e líderes comunitários, a fim de identificar oportunidades de apoio que se enquadrem no seu programa de responsabilidade social.
ENTENDA O CASO
O servidor municipal Aramis do Nascimento, o “Pichaco”, está sendo considerado como o grande incentivador da gigantesca escultura de um Caranguejo Uçá instalada na Praça de Eventos e que marcou a abertura da 1ª Festa do Caranguejo em Paranaguá.
Procurado pelo Agora Litoral, Pichaco narrou detalhes que viabilizaram a construção da estrutura e confirmou que a doação da peça teria sido feita pela empresa Cattalini Terminais Portuários através de uma Parceria Público Privada. Veja parte da conversa:
PREFEITURA CONFIRMOU PARCERIA
O próprio site da Prefeitura confirma essa parceria, desmentida nesta terça-feira pela Cattalini. Em matéria publicada em 07 de dezembro de 2017, sob o título “Escultura gigante é o marco da 1ª Festa do Caranguejo”, produzida por Flávia Adans e Emanuel Andrade com fotos da secretária de Comunicação Camila Roque, é dito que a peça “foi doada por uma empresa nos conformes da lei e todas as informações sobre tal doação são publicadas Portal da Transparência da Prefeitura de Paranaguá”. Veja:
NOTA DA REDAÇÃO
Que fique bem claro: o Agora Litoral não inventou que a Cattalini bancou a obra. Apenas repassou a informação recebida por um funcionário da Prefeitura e considerado o maior incentivador da obra (como já mostrado acima). Mas fica a pergunta: se não foi a Cattalini que pagou o trabalho do artista e a escultura, quem bancou essa obra, se a tal Parceria Público Privada não ocorreu?
VEJA NOTÍCIA RELACIONADA
Inauguração de escultura marca 1ª Festa do Caranguejo em Paranaguá
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.