Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Pontal do Paraná

Inaugurado Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos

UFPR VAI AMPLIAR AÇÕES

Agora Litoral
Foi inaugurado esta semana em Pontal do Paraná, no litoral do estado, um Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CRD)  da Universidade Federal do Paraná.  A nova unidade conta com equipamentos que irão ampliar o atendimento de espécies marinhas, sejam as encontradas encalhadas nas praias ou usadas nas pesquisas.

A bióloga e Coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação do Centro de Estudos do Mar da UFPR, Camila Domit, disse, ao falar na cerimônia, que o novo Centro de Reabilitação é uma conquista e uma nova oportunidade para a pesquisa e para a conservação da vida marinha no Paraná.

“Teremos condições de melhorar as pesquisas e também trabalhar melhor os programas de extensão e as ações de educação. Esse centro é um sonho de muitos anos; hoje nós temos recintos adequados, temos um espaço que cumpre todas as especificações internacionais de atendimento à fauna marinha, que nos dará condições de trazer para a sociedade informações sobre o ecossistema do mar, e como que nós, como comunidade, podemos melhorar a nossa ação e conexão com os oceanos para diminuirmos o impacto ambiental”, explicou a pesquisadora.

Camila Domit: conquista

TODOS GANHAM
De acordo com o Reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, com a construção do Centro de Reabilitação em Pontal do Paraná todos saem ganhando – a comunidade, os estudantes e o meio ambiente.

“Neste projeto todos os envolvidos ganham, a comunidade interna para o ensino, pesquisa, extensão e para a formação, que é a matéria básica da universidade; ganha também o meio ambiente, a fauna marinha, os banhistas que aqui visitam nas temporadas, mas acredito que ganha mais a comunidade de Pontal, que deve enxergar que a universidade está mostrando para que ela veio. E ela vem para trazer conhecimento e ciência, vem a favor da comunidade local, da fauna marinha e daqueles que estão se formando aqui”, afirmou Ricardo Fonseca. 

“A universidade, quando interage de uma forma geral com a comunidade, traz uma bagagem positiva e um legado que é sempre bom. Aqui especificamente é de maneira múltipla, porque acontece para a comunidade, para os nossos estudantes e para o meio ambiente”, completou o Reitor da UFPR.

Reitor Ricardo Fonseca: legado

DIAGNÓSTICOS
O local também conta com um laboratório clínico e de microscopia, com equipamentos de última geração, para que sejam realizadas análises fundamentais para diagnóstico de patologias e caracterização biológica dos animais vivos e mortos.

O acompanhamento diário aos animais será feito pelos médicos veterinários, biólogos e tratadores. O Centro de Estudos do Mar e agora o Centro de Reabilitação contam com uma equipe de aproximadamente 100 pessoas.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios