Matinhos
Atriz paranaense será homenageada no lançamento da Operação Verão
ANALIS SERÁ REVERENCIADA COM UM MARCO CULTURAL EM MATINHOS
Agora Litoral
A atriz, produtora cultural e turismóloga Analis Ohara, falecida aos 24 anos vítima de um tumor cerebral em julho de 2017, será homenageada pela governadora Cida Borghetti durante o lançamento da Operação Verão Costa Leste, na sexta-feira (21) em Matinhos, no litoral do Estado.
A memória de Analis será reverenciada ainda com a instalação de um marco cultural na praça localizada em frente ao colégio Dom Bosco, na área central da cidade, onde a jovem estudou na adolescência. A homenagem é um reconhecimento ao trabalho da atriz na divulgação da Cultura e preservação da Natureza no Estado e uma forma de incentivo aos jovens paranaenses.
Em Campo Mourão, no Centro-Oeste do estado, cidade onde vivia quando morreu, a concha acústica da cidade recebeu o nome de Analis através de projeto de lei municipal. O local foi batizado com seu nome em julho deste ano com um show gratuito do cantor Kiko Zambianchi, amigo pessoal da jovem.
Em Matinhos, Analis morou no período entre 2007 e 2010. Nessa época, na fase adolescente, era conhecida por suas ações de conservação do Meio Ambiente. Moradora da cidade litorânea, Sauane Buenos, que conviveu com Analis, lembra que a amiga “ainda era pré-adolescente e já tinha grande conscientização ambiental. Durante os luaus realizados na praia sempre falava que a queima de madeira produzia dióxido de carbono e contribuia para o aquecimento global, através do efeito estufa”.
Amor à Arte
Em 2011, se mudou para Campo Mourão. Frequentadora assídua de cursos e eventos culturais na capital paranaense, Analis encontrou na cidade o ambiente propício para o desenvolvimento do setor no município. Frequentou a Escola Municipal de Circo de Campo Mourão e desenvolvia técnicas da arte da palhaçaria e acrobacias, integrando a Trupe de Circo da Fundação Cultural de Campo Mourão.
No teatro, encenou várias peças, subindo ao palco em diversas cidades paranaenses com as peças “Dos Muros da Cidade, Eu Vi Seus Olhos” (2012), dirigida por Carlos Soares; “Politiko´s” – da Cia Zetetikós de Teatro (2013) -; “Entre os Trilhos do Trem” – do Projeto Embrião – (2014); e “Eu Chovo,Tu Choves, Ele Chove”- do Núcleo 5 de Teatro (2015). Interpretou personagens importantes no Auto da Paixão (2013, 2014 e 2015), espetáculo tradicional encenado na cidade durante a Semana Santa.
Incomodada com a ausência de opções culturais na concha acústica da cidade – localizada no interior do Parque do Lago, atração de lazer do município – ela desenvolveu o projeto “Domingo no Lago” com o propósito de incentivar a exposição do trabalho de artistas locais e da região.
O projeto foi aprovado por uma lei municipal de incentivo cultural e ocorreu durante o ano de 2015, levando cultura aos frequentadores do parque e valorizando o trabalho de artistas locais com apresentações de teatro, circo, dança, música e contação de histórias. A concha acústica da cidade lotava durante as apresentações.
Defesa do Meio Ambiente
Estudante do curso de Turismo e Meio Ambiente da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Analis era bolsista da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná e seu trabalho de Iniciação Científica, defendido em Paranavaí (2016), abordava o trabalho de pesquisa in loco de três meses, analisando os danos ambientais praticados pelos visitantes do Parque Ingá, em Maringá, e propondo iniciativas para garantir a sustentabilidade do local.
Estagiou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Campo Mourão, onde apresentou um projeto abordando aspectos importantes para o desenvolvimento sustentável do Parque do Lago, através de iniciativas turísticas e culturais e a instalação de uma biblioteca infantil no local, com ênfase no Meio Ambiente.
No final de 2015, foi estagiária da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná. No verão 2015/2016, desenvolveu na sede do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), na Ilha do Mel,durante dois meses, uma pesquisa para embasar um projeto de sustentabilidade do local. O projeto não foi finalizado devido à doença.
Glioblastoma
Ao concluir a pesquisa, no final de fevereiro de 2016, Analis voltou para Campo Mourão apresentando pequenos espasmos no rosto. Submetida a exames de ressonância, foi constatada a presença de um glioblastoma multiforme, um tumor cerebral na maioria das vezes letal. Foi operada em Maringá em maio de 2016.
De outubro de 2016 a março de 2017 ficou em tratamento no Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro. Passou por quatro outras cirurgias no crânio.
Reconhecendo a gravidade da situação, os profissionais da instituição aconselharam os pais a levá-la de volta para o Paraná, pedido insistente apresentado por ela no hospital. Mesmo tendo nascido em Joinville (SC), Analis amava o Paraná onde viveu a maior parte de sua existência.
Em abril, foi transferida em UTI Aérea do Rio de Janeiro para sua casa em Campo Mourão. Faleceu em 29 de Julho de 2017, ao lado de amigos e familiares.
Três meses depois, em novembro, Cassiandra Costa, 40 anos, mãe de Analis, também faleceu vítima de um tumor cerebral deixando o filho Gabriel Ohara, 19 anos, e o marido Carlos Ohara, jornalista paranaense com longa experiência na imprensa nacional.
O drama de Analis e Cassiandra, ainda em vida, foi acompanhado pela então vice-governadora Cida Borghetti. Mãe e filha mantinham em seus pertences, quando faleceram, medalhas de Nossa Senhora Aparecida, presenteadas por Cida.
Fotos: arquivo pessoal. Texto: Carlos Ohara
Matinhos
PM salva vida de homem durante atendimento de violência doméstica
Ele tentou pular do terceiro andar
Policiais militares atuantes no Verão Consciente 2020/2021 deram atendimento a uma situação de violência doméstica e salvaram a vida de um homem que tentou se matar. A ação policial aconteceu por volta das 3 horas de sexta-feira (8), na cidade de Matinhos.
De acordo com as informações repassadas, a equipe policial foi dar atendimento a uma situação de violência doméstica, onde o homem havia agredido a esposa e também havia disparado uma arma de fogo.
No local, os policiais militares não constataram a violência doméstica e nem o disparo de arma de fogo e a mulher resolveu não representar contra o companheiro.
Enquanto os militares estaduais estavam encerrando a ocorrência, o homem foi até a janela do seu quarto de hotel, no terceiro andar, e tentou tirar a própria vida. Ele foi contido pela equipe policial e foi encaminhado pelo SAMU até a UPA para atendimento médico.
Matinhos
Denúncia de ameaça leva PM a fábrica clandestina de produtos químicos
Descoberta ocorreu na noite de quinta-feira no bairro Tabuleiro.
Em Matinhos, no Litoral do Paraná, policiais militares do 9º Batalhão apreenderam, na noite de quinta-feira (23), uma espingarda, além de um simulacro de pistola e produtos químicos que estariam sendo manuseados de forma irregular. Na ação, um homem foi preso.
Tudo começou por volta das 20h45, após um policial de folga acionar a PM, informando que um indivíduo estaria ameaçando sua cunhada, armado de uma pistola e uma arma longa.
Seguindo as informações, as equipes policiais fizeram patrulhamento pela cidade e localizaram, no bairro Tabuleiro, o veículo utilizado pelo autor da ameaça.
Imediatamente foi realizada a abordagem ao suspeito e verificado que ele estava de posse de uma espingarda de pressão e uma réplica de pistola.
No local, também foram localizadas centenas de frascos, uns vazios e outros cheios, de produtos químicos, além de uma espécie de envasadora artesanal para líquidos. Nos rótulos dos frascos, constava a inscrição “Inseticida Orgânico”.
De acordo com o abordado, o material, em sua maioria, tratava-se de impermeabilizante e seria utilizado na limpeza de fachadas prediais.
Ele relatou ainda que os frascos de inseticidas eram apenas armazenados com o intuito de vendê-los. Porém, nenhuma documentação foi apresentada para comprovar a sua afirmação.
Diante dos fatos, o homem, de 53 anos, foi encaminhado, juntamente de todo material apreendido, até a Delegacia de Polícia Civil de Matinhos para que fossem tomadas as providências necessárias.
Matinhos
PM recupera veículos com alerta de furto e prende mulher por receptação
Ação da ROTAM foi na madrugada de quarta-feira (15)
No início da madrugada de quarta-feira (15), policiais militares do 9º Batalhão recuperaram dois veículos com alerta de furto e prenderam uma mulher por receptação.
A ação ocorreu na cidade de Matinhos e foi realizada por equipes ROTAM.
Tudo começou quando os militares, durante patrulhamento pela Rua Joaquim Távora, no bairro Tabuleiro, desconfiaram de três pessoas desembarcando de um automóvel. Dois homens, ao perceberem que seriam abordados, fugiram por um terreno baldio.
A terceira suspeita, uma mulher de 23 anos, acabou sendo interceptada.
Durante averiguação do veículo, um Hyundai Tucson de cor prata, os militares constataram que possuía alerta de furto no Estado de Santa Catarina.
Diante do flagrante, a mulher recebeu voz de prisão pelo crime de receptação e foi encaminhada para a Delegacia Cidadã, para adoção dos procedimentos cabíveis.
Simultaneamente, outra equipe especializada realizava diligências para encontrar um dos indivíduos foragidos, que tinha sido denunciado por ter em sua posse uma motocicleta de origem duvidosa.
Os militares foram até a residência do suspeito e localizaram o veículo, uma Honda CB 300 R de cor preta, também com alerta de furto.
No local, os policiais também encontraram um aparelho de som da marca Hyundai, compatível com o automóvel recuperado, mas o suspeito não foi localizado.
A motocicleta e o aparelho de som também foram entregues na Delegacia Cidadã para serem tomadas as providências necessárias.