Ligue-se a nós

Paraná

Evento no Paraná terá torneio de gamers e campeões de jogos eletrônicos

E-Sports acontecerá entre 25 e 28 de maio, em Curitiba

Publicado

no

Anthony Brolin - unsplash

Uma competição de gamer estudantil, com participação de influenciadores e campeões de diversos jogos eletrônicos, além de palestras e workshops, estão entre as principais atividades do Encontro Paranaense de E-Sports (EPS), que acontece entre 25 e 28 de maio, no Clube Duque de Caxias, em Curitiba.

O evento também recebe a fase final do Paraná Gaming Tournament (PGT), torneio exclusivo para alunos de 12 a 24 anos dos colégios e universidades de todo o Estado. Para inscrições e compra de ingressos clique AQUI.

O EPS é incentivado pela Copel, por meio do Programa de Incentivo e Fomento ao Esporte do Paraná (Proesporte), com apoio do Governo do Estado, Federação do Desporto Escolar do Paraná, Prefeitura de Curitiba e Vale do Pinhão.

O coordenador do Proesporte, Otávio Vinícius, destaca o pioneirismo do evento dentro do programa. “A lei de fomento e incentivo é muito democrática, basta seguir os pré-requisitos e obrigações exigidos pelo programa”, diz ele.

A programação inclui ciclo de palestras sobre o mercado de jogos, lançamentos, investimentos, tendências e cases de sucesso. O público poderá conhecer de perto o mundo da realidade virtual, do desenvolvimento de jogos e o Museu de Games. Também haverá workshops e rodadas de negócios.

O diretor executivo do EPS, Diego Pereira, lembra que o que era puro entretenimento há alguns anos, agora é uma atividade com mais de 100 milhões de jogadores no Brasil. “Estamos falando de um mercado bilionário em que somos uma potência mundial. Além do viés econômico, o E-Sport é também um importante recurso de inserção social para o jovem”, afirma.

Marco Rossi, CEO da Union E-Sports (equipe atual campeã brasileira de Fifa) afirma que a missão da equipe é pautada para viabilizar e gerar oportunidades para os jogadores.

“Vamos levar nossos influencers, a experiência de como captamos os atletas e trazemos para o nosso ecossistema. Essa iniciativa de abrir para universidades e colégios, os quais chamamos de jogadores casuais, é fantástica para o crescimento e democratização do e-sports no Brasil”, disse ele.

PARANÁ GAMING TOURNAMENT
O torneio ocorre em duas fases distintas. A primeira, totalmente online, será o Classificatório Aberto, onde as equipes disputam entre si quem avança para o Classificatório Fechado. A fase mata-mata vai definir aquelas que estarão em Curitiba disputando presencialmente a Fase Final da competição interescolar nos jogos Valorant, League of Legends e FIFA 2023.

“Será uma festa do esporte escolar. Vamos transformar o ginásio do Clube Duque de Caxias em uma verdadeira arena gamer, algo que nunca aconteceu por aqui. O Paraná Gaming Tournament nasce com uma pegada inovadora, com o objetivo de democratizar o acesso do jovem paranaense ao universo dos E-Sports. É a oportunidade que eles têm para participar de um campeonato, fazer parte de uma equipe gamer e concorrer a uma premiação muito interessante”, explica Diego.

As inscrições para o PGT já estão abertas e as partidas eliminatórias ocorrem sempre aos finais de semana, até o dia 13 de maio. A segunda etapa classificatória aconteceu no fim de semana (15 e 16).

PALESTRAS E WORKSHOPS
A programação acadêmica traz um conteúdo alinhado aos principais assuntos do esporte eletrônico, com temas como o direito aplicado aos e-sports, descarte e reciclagem de lixo eletrônico, o mercado de games no Brasil e no mundo, desenvolvimento de jogos, lançamentos de jogos independentes e cases de sucesso de equipes competitivas e eventos do segmento gamer. 

Haverá também painéis que abordam desenvolvimento pessoal, criação e patrocínio de equipes, psicologia esportiva, nutrição e diversos assuntos ligados à saúde física e mental dos jogadores. 

Os workshops trarão oficinas de games e vão mostrar, na prática, como é o passo a passo para a criação de um jogo de computador, incluindo ainda temas relacionados à manutenção de hardware, jogos indies, organização de eventos.

SERVIÇO:

Encontro Paranaense de E-Sports

Data: 25 a 28 de maio

Local: Clube Duque de Caxias – Rua Costa Rica, 1173 – Bacacheri – Curitiba

Inscrições: www.esportsparana.com.br

Da AEN

Paraná

Homem espanca até a morte ex-genro que agrediu sua filha

Acusado foi preso em flagrante na sexta-feira (26), em Castro

Publicado

no

Por

Um homem, de 53 anos, foi preso em flagrante por homicídio. A captura foi realizada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (26), em Castro, na Região dos Campos Gerais. 

O acusado é pai da ex-esposa da vítima e teria assassinado seu ex-genro após tomar conhecimento de que ele teria agredido sua filha pouco tempo antes. A informação é do delegado da PCPR Lucas Bombarda Andraus.

“A investigação apontou que o suspeito não teria agido em legítima defesa, uma vez que, mesmo após cessado o comportamento injusto de seu genro, o suspeito continuou com a intenção de matar a vítima, desferindo golpes de madeira em sua cabeça”, explicou. 

O indivíduo foi encaminhado ao sistema penitenciário. 

Da PCPR

Continuar Lendo

Paraná

Homem é preso após tentar matar companheira e ameaçar atear fogo nela e nos filhos

Caso ocorreu na noite deste domingo (21), em Cascavel

Publicado

no

Por

Um homem, de 27 anos, foi preso na noite deste domingo (21), no bairro Cataratas, em Cascavel, após tentar matar a esposa e ameaçar atear fogo nela e nos filhos.

Conforme foi apurado, o acusado teria agredido violentamente a companheira, com reais intenções de assassiná-la. Uma amiga da vítima e populares conseguiram conter o autor antes que ele concluísse o crime. 

Os vizinhos partiram para cima do homem na tentativa de salvar a vida da mulher e acionaram a Guarda Municipal.

De acordo com a inspetora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, que atendeu a ocorrência, as equipes receberam a denúncia através do 153 e prontamente chegaram ao local. A vítima, uma mulher de 26 anos de idade, estava totalmente machucada, com ferimentos nos braços e nas pernas. Ela não conseguia nem andar e estava toda ensanguentada.

Aos agentes, a vítima relatou que seu esposo a estrangulou, bateu sua cabeça contra a parede e teria tentado atear fogo para matá-la juntamente com as crianças. “…Felizmente, os filhos conseguiram fugir da casa e ir para a rua pedir ajuda”.

“Se não fossem os vizinhos, retirarem essa mulher da mão desse agressor, nessa hora ela estaria morta”, ressaltou a inspetora.

Ainda conforme a vítima, uma amiga também partiu para cima do agressor, em posse de uma faca, para protegê-la. Por fim, a mulher relatou também que o homem força relações sexuais, desferindo ameaças contra ela e os filhos.

A Guarda Municipal efetuou a prisão do acusado, e o conduziu à 10ª Regional de Flagrantes.

Continuar Lendo

Paraná

Estado cria Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

Texto consolida 99 leis e normativas estaduais relacionadas à população feminina; lei foi assinada na última semana, pelo governador em exercício Darci Piana

Publicado

no

Por

Foto: Ari Dias

As mulheres que residem no Paraná contam a partir de agora com um novo dispositivo que unifica a rede legal de proteção voltada a elas no âmbito estadual: o Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense. O documento foi criado pela Lei nº 21.926, de autoria do Legislativo, e sancionada pelo governador em exercício Darci Piana, que fez o anúncio nesta terça-feira (16).

O novo código consolida 99 leis e normativas estaduais instituídas no Paraná entre 1990 e 2023 e que tratam sobre diversos temas ligados à vida das mulheres em todos os âmbitos. O projeto foi elaborado a partir de uma articulação da bancada feminina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), além do apoio de outros deputados estaduais. 

O trabalho contou com a contribuição da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e tem como objetivo facilitar o acesso da população feminina aos seus direitos, organizando as leis em temas como segurança, saúde, proteção, empreendedorismo e moradia.

“São várias leis existentes e que agora estão condensadas em um local só, em um código que fica fácil para todos compreenderem”, declarou Piana. “Com isso, avançamos em uma legislação moderna que acompanha a evolução do papel da mulher na sociedade, aprimorando aquilo que o Estado tem feito para a defesa das mulheres no âmbito da segurança pública, na educação e na geração de renda”.

A partir de agora, o Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense também deverá servir como base para elaboração de novas normas e fonte de consulta para parlamentares nos casos de futuras atualizações legislativas. O texto prevê que futuras diretrizes aprovadas sobre o tema sejam incluídas diretamente no Código, de forma a uniformizar a legislação protetiva das mulheres.

Segundo a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, a iniciativa das deputadas estaduais em consolidar as leis relacionadas à mulher em um único instrumento favorece a formulação de políticas pelos gestores. “Ninguém defende aquilo que não conhece, portanto esse Código facilita a pesquisa e o conhecimento dos gestores municipais e da população feminina sobre os seus direitos”, comentou.

“É um instrumento para todas as mulheres paranaenses, em especial aquelas em situação de violência, mas que também fomenta o protagonismo como trabalhadoras e empreendedoras”, acrescentou Leandre.

DIVULGAÇÃO
Vencida a etapa de aprovação sanção da lei, a Semipi trabalhará, a partir de agora, na ampla divulgação do Código. Uma das primeiras ações será a redação de uma edição comentada do documento para facilitar a compreensão da legislação, que posteriormente será distribuída por meios digitais e físicos.

Leandre informou que a Semipi tratará do tema nos municípios a partir da retomada da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres, que inicia no dia 26 de abril em Goioerê. Serão cinco eventos no primeiro semestre deste ano. O Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense também será debatido em encontros promovidos pelo Tribunal Regional Eleitoral, o Conselho Estadual da Mulher, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres e nas audiências públicas da Assembleia Legislativa do Paraná.

A líder da bancada feminina na Alep e uma das coautoras do projeto, deputada estadual Mabel Canto, ressaltou que o Paraná é o quarto estado do Brasil a possuir um código deste tipo, o que, segundo ela, é um reflexo também do aumento da representatividade feminina no Legislativo. Atualmente, o Paraná conta com dez deputadas estaduais, a maior bancada feminina da história.

“Esse código é uma ferramenta inovadora na luta por igualdade e qualidade de vida para as mulheres no combate aos preconceitos e ao machismo. São dezenas de leis que agora estão muito mais acessíveis às paranaenses, auxiliando também os gestores públicos municipais a avançarem neste quesito”, afirmou.

CONSELHO ESTADUAL
O novo código destaca em seu texto o funcionamento do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná (CEDM/PR), vigente desde 2013. A estrutura é vinculada à Semipi e busca, por meio da participação popular, propor diretrizes de ação governamental e atuar no controle de políticas públicas de igualdade entre os gêneros, assim como exercer a orientação normativa e consultiva sobre os direitos das mulheres.

Na última quarta-feira (10), o Conselho Estadual promoveu um encontro com a participação de representantes de 121 municípios em Londrina. Um dos principais destaques do evento foi o aumento de 114% no número de Conselhos Municipais dedicados ao tema, resultado influenciado principalmente pelas caravanas organizadas pela Semipi.

O texto da nova lei também aborda ainda os aspectos ligados ao Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (FEDIM/PR), criado oficialmente em março de 2023 após a sanção pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Vinculado diretamente à Semipi, ele garante os recursos necessários para o planejamento, implantação e execução de planos, programas e projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das mulheres.

Em seu primeiro ano, a iniciativa resultou no repasse de R$ 6 milhões a 75 municípios paranaenses para o aprimoramento de espaços e ações destinados ao atendimento das mulheres. Para 2024, o orçamento foi reforçado, com a previsão de aplicação de R$ 20 milhões até o fim do segundo semestre.

Da AEN

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.