Paraná
Captura e venda do caranguejo estão liberadas a partir deste domingo
Temporada segue até o dia 14 de março
A temporada de captura do caranguejo-uçá no Estado começa amanhã, 1º de dezembro, e segue até 14 de março do ano que vem. Durante este período fica permitida apenas a captura dos machos com carapaça igual ou maior a sete centímetros. As fêmeas e os animais com dimensões inferiores não podem ser capturados em nenhuma época do ano.
As medidas de fiscalização e os cuidados durante a caça têm o objetivo de garantir a perpetuação da espécie. Por isso, a captura dos crustáceos é permitida com uma série de restrições que devem ser respeitadas.
É proibida a utilização de qualquer tipo de ferramenta cortante – enxadas, facões, foices, cavadeira, cortadeira e outros – produtos químicos ou armadilhas, como o laço e redes, ou demais meios que possam machucar, matar os animais ou causar danos ao ambiente.
A captura é permitida apenas de forma artesanal, feita com as mãos.
Também ficam proibidos no Paraná durante a temporada a entrada, o transporte e a comercialização do caranguejo processado, inteiro ou em partes, sem a comprovação de inspeção federal, contendo selo e comprovação de origem do produto.
Durante toda a temporada de caça, fiscais do IAP e a Polícia Ambiental reforçam a fiscalização em locais onde historicamente há registros de captura irregular e infrações ambientais.
Quem for flagrado capturando, transportando ou comercializando os crustáceos em desacordo com as restrições estabelecidas poderá ser enquadrado na lei de crimes ambientais.
Ao constatar a presença de caranguejos de tamanho inadequado ou capturados de forma irregular, todos os materiais utilizados serão apreendidos e os animais saudáveis serão devolvidos ao meio ambiente.
De 15 de março a 30 de novembro de 2020 ficam novamente proibidos a captura, o transporte e a comercialização dos caranguejos de qualquer tamanho.
A proibição ocorre porque esse é o período de defeso do animal, ou seja, da desova e crescimento dos novos crustáceos. A medida é necessária para preservar e proteger o seu habitat.
Paraná
Curitiba terá a maior “fábrica” de mosquitos contra a dengue do mundo
Laboratório que produz mosquitos com a bactéria Wolbachia, deverá atender todo o País
Representantes de 11 municípios brasileiros contemplados pelo Método Wolbachia se reúnem no auditório do TecPar, na Cidade Industrial, em Curitiba, nesta quarta-feira (30), para um encontro que celebra dez anos de implementação da tecnologia no Brasil. O evento conta com a presença de representantes do Ministério da Saúde, Fiocruz e Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa).
Curitiba foi selecionada para sediar o evento porque, além de dois municípios do estado do Paraná serem beneficiados com a tecnologia (Foz do Iguaçu e Londrina), a maior fábrica de Wolbitos do mundo está em construção na capital paranaense.
Representantes do Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também falarão sobre a maior fábrica do mundo de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia (Wolbitos), que está sendo construída em Curitiba e deve beneficiar mais de 70 milhões de brasileiros nos próximos anos.
A celebração contará com a participação de representantes dos 11 municípios contemplados pelo método, incluindo Londrina e Foz do Iguaçu, que inauguraram suas fábricas em 29 e 30 de julho.
A Biofábrica Wolbachia é uma das principais estratégias e uma nova tecnologia no combate à dengue e outras arboviroses. O método consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, impedindo que os vírus se desenvolvam no inseto, a fim de evitar a transmissão das doenças.
Do Bem Paraná
Paraná
Socorrista do Corpo de Bombeiros atende acidente e descobre que vítimas eram irmão e cunhada
Profissional precisou ser amparado pelos colegas
Um socorrista do Corpo de Bombeiros do Paraná foi chamado para atender um acidente de trânsito na noite deste domingo (27), na PR-281, em Ampére, no sudoeste do Paraná. Ao chegar no local, percebeu que entre as vítimas estavam o irmão e a cunhada dele. O casal morreu no local.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente foi por volta das 19h quando o carro do casal foi atingido por uma caminhonete no momento que saía da PR-281 para entrar na PR-182.
Após a batida, os dois veículos passaram por cima de canteiros, bateram em outro carro e só pararam cerca de 50 metros depois, quando caíram em um barranco.
Um casal e uma criança de oito anos que estavam na caminhonete foram socorridos com ferimentos leves. No terceiro carro, estavam o motorista e uma criança, que não se feriram.
Com informações do G1 Paraná
Paraná
Dono de pesque-pague reage e mata suspeito de assalto
Outras pessoas também ficaram feridas na ocorrência
Uma tentativa de assalto frustrada pelo dono de um pesque-pague na noite de domingo (20), na cidade de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, resultou na morte de um assaltante e deixou o outro ferido. O dono do comércio entrou em luta corporal com a dupla, onde retirou arma de um deles e atirou.
O ASSALTO
A dupla chegou armada e encapuzada ao local, localizado na zona rural do município, na Linha Macanhã, e anunciou o assalto. Um adolescente que estava no pesque-pague se aproximou para conversar com o dono, momento em que os dois viraram para ele e o proprietário do espaço reagiu, pegando a arma da mão de um dos suspeitos.
Os dois fugiram do local e ele acionou a Polícia Militar na sequência. A PM afirmou que um dos suspeitos foi encontrado já sem vida e o outro assaltante, que foi atingido por três disparos, foi levado ao hospital e deverá ir direito ao presídio após alta hospitalar.
O dono do estabelecimento levou um tirou em uma das mãos e o adolescente na panturrilha. Ambos passam bem apesar do susto.
VIDA DE CRIMES
A polícia informou que o homem morto possuía extensa ficha criminal, com passagens por furto, roubo e tráfico de drogas. Já o suspeito ferido pelos disparos, saiu da cadeia em julho deste ano após cumprir pena que não divulgada pelos militares.
A Polícia Civil deve investigar o caso.