Notícias
Veranistas curtem shows nos palcos Sunset
Shows acontecem todos os dias, até 4 de fevereiro
Quem decidiu passar os primeiros dias de janeiro nas praias do Litoral do Estado pôde curtir na noite desta terça-feira (2/1) uma programação musical variada que foi do rock ao sertanejo, passando pela releitura de grandes sucessos no acordeão. Os shows gratuitos ocorreram de forma simultânea a partir das 18h30 na praia central de Guaratuba, no balneário de Caiobá, em Matinhos, e no balneário de Shangri-lá, em Pontal do Paraná.
As apresentações ocorreram nos chamados Palcos Sunset, que integram a estrutura montada pelo Governo do Estado para o Verão Maior Paraná. Este foi apenas o primeiro dia de shows, que seguem ocorrendo diariamente até 4 de fevereiro nas três cidades, reunindo 27 bandas e grupos musicais locais.
Em Guaratuba, a animação ficou por conta da Orquestra Sanfônica de Pato Branco, que desde 2006 reúne gaiteiros ou sanfoneiros da cidade – como são popularmente chamados os acordeonistas. Segundo o regente Diego Roque Guero, mais de 100 músicos já passaram pelo grupo, que surgiu de forma despretensiosa, mas que foi se profissionalizando ao longo do tempo, inclusive lançando álbuns completos. Atualmente, a Orquestra conta com 15 integrantes que têm de 11 a 75 anos.
“É a nossa primeira vez aqui no Verão Maior, que é um projeto bem bacana porque traz um pouco da cultura paranaense. Todo mundo tem na família alguém que tocava acordeão, então existe essa nostalgia, e a nossa proposta é tocar um repertório mais contemporâneo. Acabamos de lançar o terceiro disco, chamado Percurso, e apresentamos parte dele aqui em Guaratuba”, contou Guero.
A banda Ochtop, formada em 2017 por Pablo Colyn nos vocais, David Graveto na guitarra, Bruno Lopes no baixo e Vanderlei Gonçalves na bateria e percussão, se apresentou nas areias da praia de Shangri-lá. O grupo, que costuma se apresentar em bares e casas noturnas de Curitiba, tocou uma seleção inspirada pelo pop rock, grunge e surf music.
E o ritmo mais tocado no Brasil e no Paraná tomou conta da praia brava, em Caiobá, com a apresentação dos irmãos Gustavo Toledo & Gabriel. Com onze anos de carreira e cinco na estrada, vários clipes e um DVD na bagagem, a dupla paranaense despontou nacionalmente com a música “Precipício”, que acumula cinco milhões de visualizações no YouTube e é o grande destaque em todos os shows.
APROVADO
Para Cibele Karam Bond, de 64 anos, que acompanhou o primeiro show em Guaratuba, a programação musical valoriza o Litoral. “Esses shows vieram para abrilhantar o início de 2024. A estrutura está muito organizada, com todos se engajando, e eu encontrei várias pessoas que estão alegres. Eu amo Guaratuba e ter mais essa opção é maravilhoso”, disse.
Alex Miranda Costa, 45, está passando alguns dias de folga com a família em Guaratuba, que veio de Arapongas, e também aprovou a nova estrutura dos shows. “O palco está maior e as apresentações também, então está sendo muito bom. Tá valendo muito a pena o verão neste ano”, afirmou.
AGENDA
Nesta quarta-feira (3), a partir das 18h30, a programação gratuita continua nos palcos Sunset. A dupla Gustavo Toledo & Gabriel, que tocou em Caiobá no primeiro dia, se apresenta em Shangri-lá. Em Guaratuba, será a vez da Banda Mais Bonita da Cidade, que ganhou fama nacional em 2011 com o clipe da música “Oração”. Em Caiobá, a clássica banda Denorex 80 promete agitar o público com clássicos brasileiros dos anos 80 e 90.
Confira a programação para os próximos dias:
Caiobá
– Quarta-feira (3) – Denorex 80
– Quinta-feira (4) – Banda Mais Bonita da Cidade
– Sexta-feira (5) – Gui e Léo (Irmãos Jovino)
– Sábado (6) – Ciro Moraes & BR4
– Domingo (7) – Décio Caetano Blues Band e TeBeTê
Guaratuba
– Quarta-feira (3) – Banda Mais Bonita da Cidade
– Quinta-feira (4) – Djambi
– Sexta-feira (5) – Donna Rosa
– Sábado (6) – Gui e Léo (Irmãos Jovino)
– Domingo (7) – Troy e Os Calvos
Shangri-lá
– Quarta-feira (3) – Gustavo Toledo e Gabriel
– Quinta-feira (4) – Relespública
– Sexta-feira (5) – Banda da PM
– Sábado (6) – Fernando Lobo e Banda Afrocaiçara
– Domingo (7) – Domingo da Família
Da AEN
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.