Notícias
Secretário nacional toma posse no Conselho do Porto de Paranaguá
Colegiado é responsável pela orientação geral dos negócios da empresa pública.
O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, é o novo membro do Conselho de Administração da Autoridade Portuária de Paranaguá. O colegiado é responsável pela orientação geral dos negócios da empresa pública e a vinda de Piloni reforça o posicionamento do porto paranaense no mercado nacional.
“Me sinto muito honrado, porque sei da importância deste colegiado e do Porto de Paranaguá para o Brasil, especialmente no momento que vivemos”, disse Piloni, durante a posse, nesta sexta-feira (31).
“Devemos pensar em temas estratégicos, de cultura e gestão. Como o porto já tem uma operação eficiente, com muita qualidade nos serviços prestados, a intenção é focar nas questões gerenciais e de planejamento”, acrescentou.
Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (2006) e especialista em gestão portuária pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), o secretário foi, no último ano, conselheiro e presidente do Conselho de Administração do Porto de Santos.
TRANSPARÊNCIA – A participação do secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários é considerada estratégica para trazer novos investimentos para os portos do Paraná. O Estado foi o primeiro do Brasil a receber autonomia para administrar contratos de exploração de áreas, com a assinatura do convênio de delegação de competência, em agosto de 2019.
Além disso, em maio de 2020, a União renovou com o Governo do Estado o Convênio de Delegação para a exploração dos portos de Paranaguá e Antonina por mais 25 anos. O aditivo criou o assento para o Ministério da Infraestrutura no Conselho.
O presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, falou sobre a importância do colegiado para transformar a administração portuária em referência operacional e de gestão.
“O conselho é uma instituição que tem poder decisivo e de gestão. Temos uma atuação muito próxima, baseada na transparência e no diálogo. Por isso, a vinda do secretário Piloni é positiva para atuar na condução das diretrizes estratégicas, pensando no futuro”.
CONSAD – O Conselho de Administração é formado por nove membros. Representantes da União, Governo do Estado, trabalhadores portuários e empresários. Os mandatos são de dois anos, para titulares e suplentes. São realizadas reuniões mensais ordinárias, conforme calendário preestabelecido, além de eventuais reuniões extraordinárias, quando necessário.
Da Agência Estadual de Notícias
Notícias
PCPR leva diversos serviços à população de Morretes nesta semana
Atendimento acontece de terça a sexta-feira, na Prefeitura
De terça-feira (26) a quinta-feira (28), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferecerá serviços de polícia judiciária, orientações e exposições à população de Morretes. Registro de boletins de ocorrência, atividades lúdicas, demonstrações de perícia papiloscópica e exposição de materiais táticos e bélicos, além da confecção de Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem agendou previamente, serão os serviços ofertados.
O PCPR na Comunidade estará na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, das 9h às 17h.
PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços públicos.
Com informações da AEN
Notícias
Criança de 3 anos morre afogada ao cair em piscina em Pontal do Paraná
Fatalidade ocorreu no final de semana
Uma fatalidade ocorrida na sexta-feira (22) em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, devastou uma família da cidade de Imbituva, nos Campos Gerais. Emanuel Santos de Antoni, de apenas 3 anos, morreu afogado ao cair na piscina onde a família estava hospedada.
A vítima foi encaminhada ao hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros, mas não foi possível reanimá-la. Após a confirmação do óbito, o corpo do menino foi encaminhado ao IML de Paranaguá para exames complementares.
A trágica morte de Emanuel comoveu a região e mensagens de apoio e solidariedade tomaram conta das redes sociais neste final de semana. O velório e sepultamento do menino ocorreu no sábado (23), em Imbituva, cidade onde a família reside.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN