Ligue-se a nós

Notícias

Secretaria de Saúde de Paranaguá alerta para vacinação contra sarampo

DOENÇA TAMBÉM PODE ACOMETER ADULTOS

Publicado

no

Agora Litoral
Com o recente registro de casos de sarampo em alguns estados do Brasil depois de vários anos, autoridades sanitárias estão em alerta. A doença é infecciosa e altamente contagiosa, bastante comum na infância, mas também pode acometer adultos. A melhor forma de prevenir é tomando a vacina, a tríplice viral, que imuniza também contra a caxumba e a rubéola. Ela faz parte do calendário de vacinação do sistema público municipal e está disponível em todas as unidades de saúde de Paranaguá.

O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, alerta para que os pais fiquem atentos e levem os filhos com mais de 1 ano para serem vacinados com a primeira dose. A segunda tem de ser aplicada entre 4 e 6 anos. Acima disso, a idade limite para receber as duas doses é de 29 anos. Para quem tem entre 30 e 49 anos permanece a indicação de apenas uma aplicação.

“O índice da primeira dose da vacina é de 598 doses aplicadas, de janeiro até agora, e mais 342 para a segunda. Precisamos melhorar essa cobertura e por isso pedimos que os pais de crianças acima de 1 ano e adultos procurem as unidades para se imunizar, principalmente num momento como esse, em que está havendo registro de casos em outros estados”, alertou o secretário.

Roraima e Amazonas já contabilizaram mais de 500 casos confirmados. Em Manaus aconteceu a primeira confirmação de óbito, uma criança de 9 meses. Outra morte em decorrência da doença está em investigação. Em Rondônia existe a suspeita de um passageiro de um vôo. Em Mato Grosso foram confirmados dois caos, em São Paulo 1, no Rio Grande do Sul 7 e no Rio de Janeiro há 17 suspeitos.

SINTOMAS
Os sintomas iniciais do sarampo são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação nos olhos, coriza e congestão nasal e mal estar intenso. Após há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.

A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente pessoas que estejam desnutridas, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

Anúncio

A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração. “Por isso a facilidade de contágio da doença. Além de secreções respiratórias ou da boca, também é possível se contaminar através da dispersão de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como escolas e clínicas”, explica o médico Adão Justiniano Coelho, clínico geral da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap).

O sarampo é transmitido na fase em que a pessoa apresenta os primeiros sintomas e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas. “Apenas as crianças que estão em fase de amamentação, cujas mães já tiveram sarampo ou foram vacinadas possuem, temporariamente, anticorpos transmitidos pela placenta, que conferem imunidade geralmente ao longo do primeiro ano de vida. Isso pode interferir na resposta à imunização”, completa o médico Adão Justiniano Coelho.

Dentre os adultos, os trabalhadores de portos e aeroportos, hotelaria e profissionais do sexo apresentam maiores chances de contrair sarampo, devido à maior exposição a contato com pessoas de outros países que não adotam a mesma política intensiva de controle da doença.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.