Notícias
Rally da Graciosa acontece de quinta a sábado
Confira a programação
O 37º Rally da Graciosa acontece nesta semana, abrindo a edição 2024 do campeonato brasileiro deste esporte. A prova será realizada de quinta-feira a sábado (13 a 15) e terá neste ano grande parte do trajeto original, nas estradas de Antonina, Morretes e Quatro Barras, incluindo a subida da Serra da Graciosa, um dos trechos mais especiais do certame.
O Rally da Graciosa é um dos acontecimentos mais antigos do País e faz parte dos Jogos de Aventura e Natureza. Promovidos pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES), os JANs integram a prática esportiva, o turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local.
A organização do campeonato espera em torno de 20 carros na competição, que é dividida em três categorias: Rally 5 para carros de produção 4×2; Rally 4 para carros 4×2 preparados; e Rally 2 para carros com tração integral. Entre as duplas, além dos atuais campeões brasileiros, Federico Ensslin / Martin Villete, grandes nomes são aguardados, inclusive a estreia do novo carro da Evandro Carbonera / Jean Paulo Klein, um Hyundai HB20 turbo.
“O Rally da Graciosa é um dos mais tradicionais do país e vai atrair bons competidores, grandes pilotos para o nosso Litoral, um fim de semana de muita emoção e aventura pela estrada histórica da Graciosa”, afirma o diretor de inovação da SEES, Tiago Campos.
Ele observa que, além de ser uma prova de asfalto, o que não é muito comum nas etapas de rally no Brasil, o evento da Graciosa terá uma programação diferenciada para atender aos diversos públicos envolvidos. A competição será realizada sexta e sábado, 14 e 15 de junho, mas as atividades começam na quinta-feira, dia 13, com a largada promocional na Estação Ferroviária de Antonina.
PÚBLICO
Para o público, a organização disponibilizou um mapa com os pontos mais interessantes para assistir de perto e, para quem quiser acompanhar de perto a famosa SS Graciosa, a viação Graciosa traz uma inovação: haverá um transporte 3 horas antes da largada, partindo do portal da Serra da Graciosa e do trevo de São João da Graciosa, com parada em todos os recantos da serra. Dessa forma, menos carros serão estacionados em locais proibidos durante a competição.
O 37º Rally da Graciosa é válido como 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally, 3ª e 4ª etapa do Campeonato Paranaense de Rally de Velocidade e conta com apoio da Peugeot Le Lac, Viação Graciosa, Restaurante Gusso, Secretaria de Esportes do Paraná, Viaje Paraná, Secretaria de Turismo de Antonina, prefeituras de Antonina, de Morretes e de Quatro Barras. Mais informações AQUI.
Confira a programação do 37º Rally da Graciosa:
Quinta-feira (13)
– 17h: Exposição dos carros – Praça Carlos Cavalcanti – Antonina
– 19h: Largada Promocional – Estação Ferroviária de Antonina
Sexta-feira (14)
– 09h: Início do Shakedown (treino oficial) – Acesso secundário de Morretes
– 11h: Encerramento do Shakedown
– 12h: Briefing
– 13h50: Saída do primeiro carro do Parque de Apoio
– 14h23: SS1 Graciosa
– 15h01: SS2 Dom Pedro 1
– 15h39: SS3 Dom Pedro 2
– 17h09: Entrada do primeiro carro no parque fechado – Campo de Futebol do Vasquinho
Sábado (15)
– 08h25 Saída do primeiro carro do parque de serviços
– 08h58 SS4 Antonina – São João 1
– 09h36 SS5 Antonina – São João 2
– 10h14 SS6 Antonina – São João 3
– 11h04: Parque de Serviços B
– 12h42: SS7 Guaraqueçaba
– 13h17: SS8 Cacatu
– 13h55: Parque de Serviços C
– 15h33: SS9 São João – Antonina 1
– 16h11: SS10 São João – Antonina 2
– 16h49: SS11 São João – Antonina 3 (Power Stage)
– 17h09: Chegada do primeiro carro no parque fechado (Ponta da Pita)
– 18h00: Premiação (Ponta da Pita)
Organização: RPMC – Rallye & Pista Motor Clube
Informações: www.rallydagraciosa.com.br
Da AEN
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.