Notícias
Primeiro lugar no Vestibular da UFPR tem 17 anos e não fez cursinho
Luigi Peceguini é o novo calouro do curso de Engenharia Mecânica
Paula Weidlich/Tribuna do Paraná
“Uma explosão de sentimentos e a sensação de que todo o esforço valeu a pena”. Assim o jovem Luigi Galvan Peceguini, de 17 anos, definiu como se sentiu na tarde desta quarta-feira (15) ao saber que foi aprovado em primeiro lugar no Vestibular 2020 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Luigi é o novo calouro do curso de Engenharia Mecânica.
Assim que soube do resultado, Luigi recebeu ligação de parabenização do reitor Ricardo Marcelo Fonseca e partiu para a festa do tradicional banho de lama no Campus Agrárias, no bairro Cabral.
“Eu sabia que tinha ido bem nas provas, esperava ter sido aprovado, mas nunca imaginei que ficaria em primeiro lugar”, disse o novo calouro. “Eu já estava no carro, indo para o banho de lama, quando recebi a ligação do reitor da UFPR; foi emocionante”, conta Luigi, que conquistou a nota de 926,813, ficando à frente dos 38.453 candidatos que se inscreveram nesta edição do processo seletivo da UFPR.
Disciplina e muito estudo
O jovem, que era aluno do terceiro ano do ensino médio no Colégio Marista Paranaense, em Curitiba, conta que não fez cursinho e que esta foi a segunda vez que enfrentou as provas do vestibular da UFPR. “No ano passado fiz como ‘treineiro’, para ver como era. Este ano foi para valer, me preparei para isto”, diz Luigi.
Para alcançar seu objetivo e ser aprovado em Engenharia Mecânica, o rapaz, que mora com os pais, adotou uma intensa rotina de estudos. “Eu estudei bastante e planejei meu dia. Me organizei para estudar todos os dias, por pelo menos três ou quatro horas, todas as tardes, após voltar da aula. Só aos domingos eu repassava as matérias que tinham ficado para trás durante a semana e aproveitava para descansar”, revela.
Além da dedicação aos livros e apostilas, Luigi também credita seu bom desempenho às atividades esportivas, que manteve em seu dia a dia para recarregar as energias. “Fazer esportes também fez parte da minha rotina. Gosto de nadar, como hobby, e andar no parque, sempre que dá. Isso também ajudou muito durante minha preparação”, afirma.
Feliz com a aprovação, Luigi já pensa em seu futuro profissional. “Pretendo seguir carreira na engenharia mecânica, uma área muito importante na atualidade, que pode ajudar no desenvolvimento de novos produtos”, conta o jovem.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.