Ligue-se a nós

Notícias

Prefeitura de Paranaguá oferece mais de 1.200 vagas nas oficinas de cultura

EM DIFERENTES LOCAIS DA CIDADE

Publicado

no

Agora Litoral
A Prefeitura de Paranaguá oferece mais de 1.200 vagas nas 31 turmas nas oficinas de cultura, promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).

São oficinas de música, artes visuais, literatura, contação de história e dança entre outras e que acontecem em diferentes locais da cidade.
Na Casa Monsenhor Celso, por exemplo, são realizadas as oficinas de desenho e pintura. Na Casa Brasílio Itiberê acontecem as oficinas de modelagem e pintura, pintura em cerâmica e entalhe em madeira, e ainda de literatura e produção literária. Já a oficina de fotografia é realizada na Casa Cecy e na sede do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Foram abertas 40 vagas para a oficina de grafite, com aulas sendo ministradas no IFPR todas quartas-feiras, no Ceu das Artes às quintas-feiras, e no Centro Comunitário da Costeira aos sábados.

Ainda tem oficinas de capoeira que são realizadas no CAIC, no bairro Cominese, e outro grupo na Ilha dos Valadares; de fandango com aulas na Ilha dos Valadares e Mercado do Artesanato, de dança contemporânea que acontece no Teatro Rachel Costa e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Ilha dos Valadares.

As aulas de dança Street Dance e hip hop ocorrem no Ceu das Artes, no Centro Comunitário da Vila Divineia e no CRAS da Ilha dos Valadares. Mais 40 vagas foram abertas para a turma de dança cigana que acontece em três diferentes locais da cidade.

Ainda tem oficina de teatro para adolescentes a partir dos 12 anos e de áudio visual a partir dos 14 anos.

Anúncio

As oficinas de música envolvem aulas de piano, guitarra, musicalização infantil, teclado, violino, técnica vocal, violão e baixo. Algumas dessas turmas tiveram 80 vagas abertas e a maioria tem 50 vagas cada uma, com alunos a partir dos 12 anos até os 70 anos.
“Temos alunos de várias idades, de diferentes bairros da cidade, e ficamos satisfeitos de garantir as oficinas culturais para as crianças, jovens, adultos e idosos a aproveitarem, seja para buscar profissionalização ou como uma ferramenta de lazer”, destacou o prefeito Marcelo Roque. “Das oficinas culturais da Prefeitura temos alunos participando de corais, bandas musicais, grupos de teatro, entre outras opções que fazem parte do cotidiano de uma cidade”, completou.

Oficina atende alunos de várias idades

Algumas oficinas ainda têm vagas abertas. Lista completa das oficinas, locais, horários de aulas e as vagas abertas podem ser obtidas com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que fica na Avenida Arthur de Abreu, 44, no centro de Paranaguá, ou nos locais onde as oficinas são realizadas. E o melhor é que, além de ter oficineiros capacitados, é tudo de graça.

LOCAIS DAS OFICINAS
Casa Cecy: rua XV de Novembro, 499, Centro Histórico
Casa Elfrida Lobo: Rua Dr. Leocádio, 393, Centro Histórico
Casa Monsenhor Celso: Rua Conselheiro Sinimbu, 23, Centro Histórico
Casa Brasílio Itiberê: Rua Conselheiro Sinimbu, 23, Centro Histórico
Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá: Rua Antonio Carlos Rodrigues, 453, bairro Porto Seguro
Ceu das Artes: Rua dos Jatobás, 560, Jardim Iguaçu
Centro Comunitário da Costeira: Rua Theodorico dos Santos, 203
CAIC: Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, s/n
Teatro Rachel Costa: Rua XV de Novembro, 87, Centro Histórico
Mercado do Artesanato: Rua General Carneiro, s/n, Centro Histórico
Centro Comunitário da Vila Divineia: Rua Regina Felix de Lima, s/n.
Colégio Cidália Rebello Gomes: Ilha dos Valadares

Da PMP
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.