Notícias
Prefeitura de Paranaguá e TCP entregam obras do Horto Florestal
PROJETO DA REFORMA TEVE INÍCIO EM 2018
Agora Litoral
A Prefeitura de Paranaguá, em parceria com a TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – entregaram nesta terça-feira (5), as obras de revitalização do Horto Florestal Municipal. A solenidade aconteceu às 11 horas, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), localizada na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, no Aeroparque.
O projeto da reforma do local teve início em 2018, com a construção de três novas estruturas – que foram construídas em um formato único, otimizando o espaço existente; implementação de bancadas em alvenaria para as bandejas e sistema de irrigação aéreo.
O investimento promovido pela TCP levou dois meses para a conclusão, pois foi realizada uma reforma estrutural no ambiente, passando de armação em canos de PVC para estrutura metálica. Além disso, foi feita a construção de passagem em paver, e foram instalados dois portões metálicos. A reforma estrutural ainda contemplou a instalação de três linhas de irrigação com dois compressores cada.
“A reforma integra o plano de Arborização do Município, que inclui também o auxílio na criação e implementação de uma Unidade de Conservação, na Ilha de Valadares, previsto para este ano”, explicou Juarez Moraes e Silva, diretor Institucional da TCP. “Nossa empresa reconhece o meio ambiente como parte integrante da política empresarial, por isso fizemos a aplicação direta do conceito de desenvolvimento sustentável”, complementou o gerente ambiental da TCP, Luiz Carlos Narok.
CONTRAPARTIDA
O secretário de meio ambiente, Vinícius Yugi Yigashi, disse que a medida da TCP foi uma contrapartida solicitada pela Prefeitura na concessão da Anuência Ambiental para as obras de expansão do cais e da área de retroporto. “A produção de mudas vai aumentar e, desta forma, os impactos emitidos pelo gás carbônico tendem a diminuir”, explicou.
O vereador Thiago Kutz destacou as atividades oferecidas pela Prefeitura no espaço. Para ele, o viveiro é uma importante ferramenta que fomenta a produção de maiores mudas.
O seu Olegário, funcionário público há mais de mais 30 anos, é o responsável pelas plantas na Semma. Ele foi homenageado por ser destaque na função que exerce com dedicação. “Sou apaixonado pelo meu trabalho e tenho o hábito de plantar desde criança. Eu só sei lidar com a terra e com o meio ambiente. Estou contente com o novo viveiro”, afirmou.
O prefeito Marcelo Roque parabenizou a atitude da empresa. “Que isso sirva de exemplo para outras empresas de Paranaguá. O TCP possui R$ 21 milhões em medidas compensatórias. Por isso, outras novidades virão. Queremos uma cidade melhor para todos e ter um desenvolvimento sempre sustentável”, comentou.
ACERVO
O Horto Municipal se destina à educação ambiental e recomposição de áreas degradadas, e conta com um acervo de mais de 1,2 mil mudas, espécies nativas da região de Paranaguá, entre elas: ipê amarelo (Handroanthus albus), sibipiruna (Caesalpinia pluviosa) e quaresmeira (Tibouchina granulosa). Com a expansão da estrutura, o Município deve expandir para a produção de mudas para a arborização pública.
No ano passado, a parceria da TCP com a Prefeitura de Paranaguá resultou em 30 projetos ambientais realizados. Os projetos fazem parte do processo de licenciamento ambiental das Obras de Ampliação do Cais Leste e beneficiam as comunidades no entorno do Terminal. A previsão é que em 2019, sejam realizados 46 projetos em parceria com o Município e comunidades.
Notícias
Verão Maior Paraná terá 33 shows gratuitos em Matinhos e Pontal
Revelação dos nomes aconteceu nesta quarta-feira (27), no Palácio Iguaçu
O Verão Maior Paraná 2024/2025 do Governo do Estado promoverá 33 shows gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná entre janeiro e fevereiro. Serão sete finais de semana seguidos com programação musical e grandes nomes da cultura popular brasileira nas praias paranaenses, de 10 de janeiro a 22 de fevereiro. A expectativa é de reunir um público superior ao da última edição, que atraiu mais de 1 milhão de turistas, inclusive com um show com mais de 150 mil pessoas, ou quase dois Maracanãs lotados.
As novidades deste ano são o aumento no número de atrações (em 2023 foram 23 apresentações em cinco finais de semana), da estrutura dos palcos, com mais telões ao longo da praia, e uma atração surpresa para Matinhos, que será revelada entre dezembro e janeiro.
DRONES
A revelação dos nomes aconteceu nesta quarta-feira (27) com o maior show de drones da história do Paraná, sobre o Palácio Iguaçu. Os ritmos serão bem variados, passando pelo rock nacional de Titãs, o pop rock de Jota Quest, o samba do Sorriso Maroto, o pagode de Péricles e Alexandre Pires, a moda caipira de Rio Negro & Solimões e o sertanejo de Michel Teló, Matheus & Kauan, Guilherme & Santiago, João Bosco & Vinícius, Fernando & Sorocaba, César Menotti & Fabiano, e vários outros.
O primeiro final de semana terá Jota Quest, Péricles e Matheus & Kauan em Matinhos, de sexta-feira a domingo (10 a 12 de janeiro), na arena que será construída nas proximidades do Pico de Matinhos, e Péricles e Loubet em Pontal do Paraná, no Centro de Eventos Marissol, na sexta-feira e no sábado. O fechamento da programação terá Fernando & Sorocaba e Titãs em Matinhos e George Henrique & Rodrigo e Rick & Renner em Pontal do Paraná.ATIVIDADES
Além dos shows, o Verão Maior Paraná 2024/2025 terá ações voltadas aos veranistas e comunidade local em arenas fixas no Litoral (Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná) e no Noroeste do Estado, com atividades e competições esportivas, aulas de ginástica, dança, gincanas, caminhadas e recreação infantil, além de exposições e ações itinerantes das secretarias estaduais.
Confira a programação completa:
MATINHOS
Janeiro
10 de janeiro – Jota Quest
11 de janeiro – Péricles
12 de janeiro – Matheus & Kauan
17 de janeiro – Gustavo Mioto
18 de janeiro – Guilherme & Santiago
24 de janeiro – Alexandre Pires
25 de janeiro – César Menotti & Fabiano
26 de janeiro – Guilherme & Benuto
31 de janeiro – Sorriso Maroto
Fevereiro
01 de fevereiro – Atração surpresa
07 de fevereiro – João Bosco & Vinícius
08 de fevereiro – Zezé di Camargo & Luciano
09 de fevereiro – Michel Teló
14 de fevereiro – Clayton e Romário
15 de fevereiro – Eduardo Costa
21 de fevereiro – Fernando & Sorocaba
22 de fevereiro – Titãs
PONTAL DO PARANÁ
Janeiro
10 de janeiro – Péricles
11 de janeiro – Loubet
17 de janeiro – Guilherme & Santiago
18 de janeiro – Sambô
24 de janeiro – César Menotti & Fabiano
25 de janeiro – João Haroldo & Betinho e Guilherme & Benuto
31 de janeiro – Bruninho & Davi
Fevereiro
01 de fevereiro – João Neto & Frederico
07 de fevereiro – Felipe Araújo
08 de fevereiro – Cezar & Paulinho e Thiago Carvalho
14 de fevereiro – Eduardo Costa
15 de fevereiro – Rio Negro & Solimões
21 de fevereiro – George Henrique & Rodrigo
22 de fevereiro – Rick & Renner
As forças de segurança do Paraná vão atuar nos locais para garantir a organização do trânsito e a tranquilidade das festas, assim como em toda a faixa litorânea durante a temporada. Também haverá segurança privada nos eventos.
Da AEN
Notícias
Paranaguá Saneamento alerta sobre os riscos de descartar lixo na rede de esgoto
Capacete de motociclista, cone de trânsito e até roupas são exemplos de itens já encontrados pela companhia
A Paranaguá Saneamento, responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, faz um importante alerta à população: o descarte irregular de resíduos sólidos na rede de esgoto pode causar grandes prejuízos à infraestrutura, ao meio ambiente e à saúde pública. Entre os itens encontrados nas tubulações da cidade estão capacetes de motociclista, cones de trânsito, roupas e até brinquedos.
Esse tipo de descarte inadequado é uma das principais causas de entupimentos e transbordamentos na rede de esgoto, prejudicando o funcionamento do sistema e gerando riscos de contaminação ambiental. “A rede coletora de esgoto é projetada exclusivamente para receber água utilizada nas residências, como a proveniente de pias, chuveiros e vasos sanitários. Quando resíduos sólidos são descartados nela, obstruções podem ocorrer, causando desde danos à estrutura até o refluxo de esgoto para ruas e imóveis”, explica Eric Maffazzioli, diretor operacional da Paranaguá Saneamento.
Os impactos vão além dos transtornos imediatos. Entupimentos na rede podem gerar alagamentos em dias de chuva, comprometer o tratamento do esgoto e contribuir para a proliferação de doenças. A empresa reforça que a população deve utilizar os sistemas de coleta de lixo adequados e respeitar a finalidade das redes de esgoto.
“Cuidar da infraestrutura de saneamento é responsabilidade de todos. Quando cada um faz a sua parte, garantimos um sistema mais eficiente, protegemos o meio ambiente e asseguramos a saúde de toda a comunidade”, complementa Eric.
A companhia disponibiliza canais de atendimento para que os moradores possam tirar dúvidas ou denunciar irregularidades. Basta entrar em contato através da central 0800 4000 520, pelo WhatsApp (41) 99244-5030 ou na loja de atendimento presencial localizada na Rua Vieira dos Santos, 333 – Campo Grande.
Notícias
Aberto período de matrículas para a educação infantil de Paranaguá
Cadastramento acontece até o dia 29, na arena Albertina Salmon
A Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá (SEMEDI) realiza na arena Albertina Salmon, a primeira chamada para matrículas na rede infantil para o ano letivo de 2025. O prazo vai até o dia 29 de novembro, seguindo o cronograma por escolas.
Esta chamada tem o público alvo crianças de 4 e 5 anos. Posteriormente será aberto o período de matrículas para crianças de 0 a 3 anos. As vagas remanescentes serão destinadas às crianças que estão na lista de espera.
Os documentos necessários para a realização da matrícula são:
– CPF e Certidão de Nascimento da criança
– Comprovante de residência (luz)
– RG e CPF dos pais ou responsáveis
– Número do NIS (Auxílio Brasil)
– Declaração de Trabalho (para vagas integrais, se disponíveis)
– Declaração de Vacinação (conforme Lei Estadual nº 19.534/2018). Esta declaração pode ser apresentada ao longo do ano letivo para evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde.
Confira aqui o nome do seu filho e o dia que precisará comparecer ao local.