Ligue-se a nós

Notícias

Polícia Militar reforça efetivo para a temporada

MAIS DE 1.000 POLICIAIS INTEGRAM-SE À SEGURANÇA NO LITORAL

Publicado

no

Esquema de segurança abrange os sete municípios da região. (Foto: PMPR)

Agora Litoral
Em virtude da temporada de verão, a Polícia Militar desencadeou um grande esquema de segurança que abrange os municípios do Litoral do estado durante o Verão Paraná 2017/2018 até o dia 18/02.

O policiamento preventivo está sendo coordenado pelo 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), pertencente ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), com apoio de policiais de outras unidades do Paraná e dos batalhões especializados da corporação.

O reforço conta com mais de mil policiais militares. O planejamento das ações visa garantir a tranquilidade e a segurança dos moradores da região e dos veranistas. A PM atuará em parceria com a Polícia Civil e outros órgãos de Segurança Pública do Estado.

“A Polícia Militar está se preparando desde o término da última temporada quando fizemos todos os encaminhamentos de gestão de capital humano, logístico e de material bélico para que possamos ter uma operação de êxito com os policiais militares que são voluntários. Nos momentos em que as famílias se desprendem das rotinas normais para festejar, é quando a Polícia Militar mais trabalha, razão pela qual é muito bom crer em pessoas que dedicam amor e serviço em prol da causa pública”, disse o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato.

Os policiais militares que atuam no Verão Paraná 2017/2018 são voluntários, oriundos de unidades operacionais e seções administrativas de todos os rincões do estado. A Polícia Militar organizou o efetivo de tal forma que o interior não ficará desguarnecido por falta de recursos humanos e materiais.

As equipes estarão diuturnamente trabalhando na prevenção nas sete áreas: Guaraqueçaba, Antonina, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, além da Ilha do Mel, locais que recebem veranistas de todo o estado e do Brasil nesta época devido à gastronomia, história e opções de diversão.

De acordo com o Comandante operacional do Verão Paraná 2017/2018, tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres, um planejamento de mais de seis meses de antecedência foi feito para as ações de segurança desta temporada. Em relação aos anos anteriores foi implementada uma nova dinâmica de policiamento com novos pontos base e locais das ações visando otimizar ainda mais o emprego das equipes policiais.

Anúncio

Ainda segundo o tenente-coronel Barroso, no Verão Paraná 2017/2018 a Polícia Militar atuará com o policiamento de viaturas, motocicletas, a pé e com bicicletas, além dos postos de atendimentos com os módulos móveis onde haverá a distribuição de pulseiras de identificação. “No Reiveillón, Carnaval e dias de grandes eventos como shows, em que teremos um fluxo maior de pessoas na região litorânea, contaremos com o apoio de unidades especializadas”, destacou.

ATUAÇÃO

Durante as atividades do Verão Paraná 2017/2018 os policiais atuarão nas ruas e locais de concentração de público para evitar o cometimento de crimes e aumentar a segurança.

Além disso, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) fará blitz de trânsito nas rodovias estaduais que passam pelo Litoral para orientar os motoristas e fiscalizar o tráfego no tocante ao excesso de velocidade, embriaguez ao volante e ultrapassagem proibida. Também haverá blitz educativas nos municípios, além da fiscalização.

O Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV) intensificará o policiamento nas baías de Guaratuba e Paranaguá, bem como fará patrulhamento com viaturas nos municípios litorâneos, principalmente para inibir a ação de pescadores que estejam sem a documentação para a prática da atividade. A Ilha do Mel também receberá maior presença policial por ser um dos destinos preferidos dos turistas no litoral.
A operação também conta com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) nas situações de maior periculosidade, bem como do Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio” (RPMon) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). Além disso, as equipes de Radiopatrulha trabalharão diuturnamente com abordagens preventivas, vistorias e patrulhamento na área urbana dos municípios.

O policiamento será aplicado de maneira estratégica em regiões onde há mais ocorrências a fim de evitar casos de roubos, furtos, arrombamento de residências, tráfico de drogas e outras ações ilícitas.

O reforço visa ainda a localização de pessoas foragidas da justiça e que possuam mandados de prisão em aberto, as quais podem utilizar-se da concentração de público no Litoral para se estabelecerem e praticarem delitos nesta época. Para tanto, a PM contará com policiais à paisana para identificar possíveis locais onde os suspeitos estejam atuando.

Os policiais utilizarão viaturas, módulos móveis, motocicletas e bicicletas nas áreas comerciais, residenciais, pontos turísticos e na orla marítima, bem como nas vias de maior tráfego de veículos e pedestres. O policiamento a pé também será empregado para facilitar o contato do cidadão e agilizar o atendimento de ocorrências. Uma aeronave do BPMOA estará à disposição para auxiliar na estratégia de policiamento. A Patrulha do Sossego – braço da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), fiscalizará o uso de som alto em todo o litoral em períodos de maior aglomeração de pessoas.

Além do esquema de segurança especial, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros distribuirão as pulseirinhas de identificação para as crianças que estiverem na orla marítima e nos locais com aglomeração de pessoas, facilitando a localização delas caso se percam dos responsáveis.

Anúncio
(Marcia Santos – PMPR)
Anúncio

Notícias

PM recupera carro furtado e prende suspeito de roubo em Paranaguá

Homem estaria envolvido em crime ocorrido no Centro Histórico

Publicado

no

Por

A Polícia Militar recuperou um veículo com registro de furto em Paranaguá e prendeu um homem suspeito de roubo, no qual o mesmo carro foi utilizado para a fuga.De acordo com a ocorrência, por volta das 13h de sexta-feira (22), uma equipe da Rádio Patrulha da PM realizava policiamento ostensivo no bairro Bockmann quando avistou um automóvel GM Corsa preto, que constava como furtado.

Ao verificarem a situação, os policiais encontraram o carro estacionado, destrancado, sem chaves e sem bateria. O motor ainda estava quente, indicando que o veículo havia sido abandonado recentemente.

Enquanto estavam no local, os militares receberam informações de um policial de folga que informou que indivíduos haviam utilizado o carro para cometer um roubo durante a madrugada. Na ocasião, um homem ameaçou uma mulher com uma faca de cozinha e subtraiu seu celular e dinheiro no Centro Histórico.

Dando sequência às diligências, os policiais foram informados sobre a presença de um dos suspeitos nas proximidades do local onde o veículo foi encontrado. Logo após, conseguiram abordar dois homens, mas nada ilícito foi encontrado com eles.

No entanto, fotos dos abordados foram enviadas via WhatsApp para a vítima do roubo, que reconheceu um dos abordados como autor do crime.

Welington Cardoso, de 36 anos, foi identificado como sendo o homem que estava com a faca encontrada no veículo utilizado no assalto. Ao ser questionado, Welington negou envolvimento, mas afirmou que quem estava com a faca era outro indivíduo e forneceu o nome do suposto autor.

Anúncio

Porém, diante dos fatos, o outro homem abordado foi liberado no local e Welington foi encaminhado à Delegacia Cidadã junto com o veículo recuperado, a faca utilizada no crime e a vítima orientada para os procedimentos legais cabíveis.

Continuar Lendo

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.