Notícias
Paranaguá: Assinada ordem de serviço para pavimentação da Atílio Fontana
Empresa contratada executará as obras do trecho inicial da Avenida até a Estrada Velha de Alexandra compreendendo 9,4 km
O prefeito Marcelo Roque assinou a ordem de serviço da contratação da empresa que executará as obras de pavimentação do trecho inicial da Avenida Senador Atílio Fontana até a Estrada Velha de Alexandra compreendendo 9,4 km de rodovia.
Um investimento de R$ 63 milhões vai garantir um percurso mais seguro para veículos leves e pesados, uma vez que a avenida é uma das vias públicas com intenso fluxo de caminhões e também serve para o tráfego de carros e motos de homens e mulheres que moram e que trabalham na região.
A avenida compreende o trecho entre a Avenida Ayrton Senna (BR 277) localizada no Parque São João até a Estrada Velha de Alexandra, passando por aproximadamente, 40 empresas de pequeno a médio porte e 24 empresas de grande porte, que geram 1.500 empregos diretos e mais de 5 mil indiretos.
A obra vai causar um grande impacto da área industrial que foi sendo estabelecida na região ao longo dos anos e será executada pelo Consórcio Alexandra, formado pelas empresas Copasa, BRF e Serra da Prata.
Além dos funcionários e empresas, os moradores dos bairros atendidos pela avenida, assim como a Alexandra, serão beneficiados com mais opção de acessibilidade, transporte mais integrado e percurso mais seguro.
“Essa obra é aguardada há muitos anos pelos moradores da região e haverá uma grande geração de emprego e renda”, confirmou o prefeito durante a solenidade de assinatura.
“Será uma obra de qualidade com um diferencial desde a base no asfalto que terá um metro de profundidade, o dobro do que tem numa via normal por causa do alto fluxo de veículos pesados, e a obra também vai contemplar o alargamento de pista em alguns trechos da estrada e drenagem em toda a extensão, além da ciclovia para os trabalhadores e atendendo todos os moradores do segundo maior bairro de Paranaguá que é Alexandra”, completou o prefeito Marcelo Roque.
PRAZO
O secretário de Obras, Ildeivan da Silva Júnior, lembrou que o prazo de execução dos serviços é de 540 dias e que os moradores dos grupamentos de casas e proprietários das chácaras já estabelecidas também serão beneficiados com os serviços que serão executados. “Um marco histórico para a cidade de Paranaguá. Sou filho de caminhoneiro e sei como os caminhoneiros que usam esta via para circulação de produtos e geração de renda”, disse.
“Serviços de drenagem, pavimentação, iluminação e sinalização horizontal e vertical fazem parte deste grande projeto”, reforçou o secretário.
A obra vai acelerar o desenvolvimento e melhorar a vida de milhares de parnanguaras. Trata-se de uma via que impulsiona a área industrial e expande fronteiras com as atividades portuárias. Seu percurso é equiparado a de uma rodovia e em função de tratar-se de uma obra de alta complexidade
O vereador Luiz Maranhão, que faz parte do comitê de assuntos portuários da Câmara de Vereadores, lembrou que a região a ser beneficiada tem empresas de grande porte como a BR Foods, que produz a margarina Qualy, um produto reconhecido internacionalmente. “Lembro que o prefeito prometeu que iria fazer essa obra e hoje tenho a agradecer pela palavra empenhada com os que mais precisam do poder público”, destacou.
O presidente da Câmara, Fábio Santos, parabenizou a todos aqueles que colaboraram na tramitação do processo para que chegasse a este dia da assinatura da ordem de serviço. “Empresas e moradores serão beneficiados e não são apenas aqueles que estão na região hoje, mas todos aqueles que resolverem investir na região”, declarou.
O vereador Nilson Diniz, também usou da palavra lembrando do desenvolvimento que a obra vai garantir à região. “E outros benefícios serão gerados como a possibilidade de instalação de novas empresas”, disse.
Já o vereador Júnior Leite reforçou que trata-se de um momento histórico. “Fico orgulhoso de fazer parte da liderança de governo e colaborar com votações como a aprovação dos recursos para uma obra tão importante”.
A solenidade de assinatura foi prestigiada pelo vice-prefeito, José Carlos Borba, que, como empresário na área de transporte, reforçou os pedidos que ele mesmo fez e que recebeu de empresários da cidade para a recuperação da Avenida Senador Atílio Fontana. “Essa obra garantirá benefícios e desenvolvimento para a região, assim como para a cidade”, completou.
O evento foi acompanhado pelos vereadores Waldir Leite, Jozias Oliveira, Renan Brito, Bruno Miguel, Jean Domingues, Oziel Marques, Manoel Aleixo e Lindonei Santos. Secretários municipais, funcionários e servidores e populares também participaram da cerimônia.
Da Prefeitura de Paranaguá
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.