Notícias
Médico que teve cérebro perfurado diz que ouvia mesmo sedado
GINECOLOGISTA ACIDENTOU-SE EM 1º DE JANEIRO NA ILHA DO MEL
Redação com Banda B
O médico ginecologista Maurílio Palhares, de 36 anos, que teve o cérebro perfurado por uma estaca de ferro na Ilha do Mel, no dia 1º de janeiro deste ano, declarou que ouvia muita coisa, mesmo enquanto estava sedado.
Segundo Maurílio, que saiu da UTI e que, há duas semanas, está em um Centro de Reabilitação, tudo que aconteceu transformou a visão dele sobre a vida e a profissão que escolheu. “Como médico, é uma experiência que vai enriquecer a minha mente. Você ter uma vivência real, de estar do outro lado e se sentir paciente, me fez valorizar ainda mais a equipe de profissionais da saúde, o auxiliar de enfermagem, o enfermeiro, o fonoaudiólogo. Agora eu estou enxergando a vida com outros olhos”, disse ele em entrevista à Banda B.
No dia 1º de janeiro, o ginecologista caminhava pela praia quando tropeçou na estaca metálica que prendia uma tenda. Na queda, ele teve o crânio perfurado pela parte pontuda do objeto, que ficou para cima na areia. Após o incidente, ele foi socorrido de helicóptero até o Hospital Regional de Paranaguá. Mais tarde, Maurílio Palhares foi transferido para o Hospital Vita, em Curitiba.
LEMBRANÇAS
O médico afirmou que permaneceu consciente durante todo o atendimento, até pedir para ser sedado na aeronave. “Depois, no hospital, enquanto eu estava sedado na UTI, teoricamente em coma, eu comecei a perceber o que estava acontecendo ao meu redor. Lembro de um primo que me visitou e falou bem alto perto de mim e eu consegui ouvir. Em outra ocasião, escutei o meu irmão, que é ortopedista e tem uma boa visão de trauma, dizendo que eu ficaria bem. Isso me deu muita esperança”, comentou.
Mas não foram apenas coisas boas que ele ouviu enquanto estava em sedação pesada. Como entende dos termos médicos, ficou assustado com uma conversa da equipe médica perto da maca dele. “Eu lembro que entrei em pânico um dia em que escutei que eu poderia ter que passar por uma traqueostomia [abertura de um orifício na traqueia para a passagem de ar] e uma gastrostomia [cirurgia que faz uma abertura no estômago para a introdução de alimentos]. São coisas que eu não acreditaria se me contassem. Felizmente, nenhum desses procedimentos foi necessário”.
RECUPERAÇÃO
Aos poucos, Palhares ganhou consciência e surpreendeu os médicos: ele saiu andando do hospital ‘como se nada tivesse acontecido’ e sem nenhuma sequela – mesmo com uma perfuração de 10 a 15 centímetros no crânio. Agora, ele está focado na recuperação, com sessões de fisioterapia e consultas com uma fonoaudióloga.
O médico não vê a hora, no entanto, de voltar a trabalhar. A expectativa é de que ele já retorne aos atendimentos no fim de março ou começo de abril. Enquanto isso, o ginecologista aproveita para refletir sobre todos os ensinamentos que a experiência lhe proporcionou.
“Eu sempre fui de meditar e isso traz muita tolerância, uma visão diferente em relação às perdas. A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional. Escolhi viver um aprendizado diante de tudo isso. Com certeza eu serei um médico e uma pessoa melhor a partir de agora. Passei a valorizar mais as pequenas coisas da vida e entender aquilo que realmente faz a diferença. As minhas crenças me ajudaram… É um milagre, não tem outra explicação para o que aconteceu”, finalizou.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.