Ligue-se a nós

Notícias

Justiça concede liberdade para turista que matou nativo da Ilha do Mel

Ian Matthews, acusado de matar Nado Valentim, no final de 2020, foi solto.

Publicado

no

Ian espancou Nado até a morte

Ian Mattheus Rosano Matiussi, de 20 anos, natural de Guarulhos-SP, que estava preso desde 27 de dezembro de 2020 – após ser acusado de espancar até a morte o nativo da Ilha do Mel Reinaldo Valentim, o Nado, de 49 anos –, teve a sua prisão substituída por monitoramento eletrônico (uso de tornozeleira) pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em atendimento a Habeas Corpus impetrado por seus advogados.

Após essa decisão do STJ, o juiz substituto Leonardo Marcelo Mounic Lago, da 1ª Vara Criminal de Paranaguá, determinou que, além disso, a soltura de Ian fosse feita também mediante o pagamento de fiança, inicialmente estipulada no valor de R$ 50 mil, mas que decresceu consideravelmente, após várias alegações da defesa, para R$ 11 mil, divididos em quatro parcelas.

“O acusado se encontra preso atualmente apenas em decorrência do não pagamento da fiança, situação essa que já estende há 7 dias, sopesando, assim, a necessidade de garantir o fim útil do processo, mediante a fiança já estipulada, com o direito reconhecido pela Corte Superior de o acusado responder ao processo em liberdade, REDUZO novamente a fiança, agora para o mínimo previsto para o crime em causa, ou seja, 10 salários mínimos”, escreveu Leonardo Lago.

Sobre o parcelamento da fiança, o magistrado salientou na decisão que “foi ainda dada a oportunidade de parcelamento em 4 vezes, considerando que o período suplementar de 4 meses seria razoável para conclusão do julgamento – já considerados eventuais recursos e a designação da sessão de plenário do júri, caso o acusado venha a ser pronunciado”.

SELVAGERIA
O espancamento de Nado Valentim pode ser encarado como um ato de selvageria praticado por Ian Matthews. O laudo de exame da necropsia, feito no Instituto Médico Legal-IML de Paranaguá, aponta que Nado teve lesões cranioencefálicas (fraturas em várias partes), que “revela uma brutalidade fora do comum em contraste com o mais elementar sentimento de piedade humana, causando exacerbado sofrimento à vítima”, segundo a médica legista que assinou o documento.

Anúncio

RELEMBRE O CASO
Na noite de 27 de dezembro de 2020, Ian Matthews, que estava em uma excursão na Ilha do Mel, foi acusado de espancar até a morte Nado Valentim, de uma tradicional família da Ilha do Mel e que tinha uma deficiência mental.

À época, Ian foi preso pela Guarda Civil Municipal e teria dito que havia agredido uma pessoa, e que esta estaria caída na região conhecida como “Mar de Fora”, em Encantadas, mas não soube informar o que motivou a violência.

SELVAGERIA: Morador da Ilha do Mel é espancado até a morte por turista

Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.