Notícias
IAT emite licenças para construção de seis novos trapiches em Paranaguá
Serão beneficiadas as comunidades do Amparo, Piaçaguera, Ilha do Teixeira, Eufrasina, Europinha e Vila Maciel
O Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), concluiu nesta terça-feira (7/3) as licenças ambientais que permitirão a construção de seis novos trapiches em Paranaguá, no Litoral. O investimento é de R$ 14,6 milhões, com recursos da empresa pública Portos do Paraná, uma compensação exigida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para autorizar a dragagem de aprofundamento dos portos paranaenses.
Serão beneficiadas as comunidades do Amparo, Piaçaguera, Ilha do Teixeira, Eufrasina, Europinha e Vila Maciel. “Buscamos, com isso, atender àquelas pessoas que moram em ilhas, que precisam do barco para se locomover, seja por motivos de saúde, segurança ou para ir ao trabalho”, afirmou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza. “Sem contar o componente da fiscalização, facilitando o acesso dos nossos técnicos a essas comunidades”.
Trapiches são espécies de pontes ou passarelas, normalmente de madeira, que fazem a ligação do mar com a areia. As estruturas evitam que os barcos encalhem porque evitam que se aproximem das margens com menos profundidade. Também garantem mais segurança aos pedestres.
Prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque destacou que os novos trapiches encorparam a série de ações conduzidas pelo Governo do Estado para o desenvolvimento do Litoral. “Temos de fato um governo que faz muito pelo Litoral e por Paranaguá. Quem ganha com isso são as pessoas que vivem o nosso dia a dia, que vivem nas ilhas e que ganharão mais comodidade para sair trabalhar, pescar e voltar com segurança”, disse. Ele citou a restauração da Orla de Matinhos e a Ponte de Guaratuba como dois outros projetos emblemáticos desta gestão para a região.
COMPENSAÇÃO
A construção dos trapiches faz parte do programa de compensação da atividade pesqueira e é um requisito da Licença Ambiental 1.144/2016, emitida pelo Ibama para autorizar a dragagem de aprofundamento dos portos de Paranaguá e Antonina. A intenção é minimizar os possíveis danos da atividade portuária nas comunidades afetadas.
Os projetos foram validados por uma comissão formada por representantes de diversos órgãos operacionais e ambientais, incluindo Portos do Paraná, Ibama, IAT, Governo Federal, Ministério Público Estadual, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e prefeituras.
“Estamos cumprindo a missão que nos foi dada pelo governador Ratinho Junior, de desenvolver o turismo no Litoral. Esses trapiches serão a vitrine, a porta de entrada dessas comunidades para os visitantes”, afirmou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.
Da AEN
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.