Notícias
Festa da Tainha bate recorde de vendas
EVENTO REUNIU TURISTAS DA REGIÃO E DO PAÍS
Agora Litoral
A 8.ª Festa Nacional da Tainha foi sucesso de público e comercialização do pescado. Mesmo com a festividade com menor número de dias, o evento contou com maior número de vendas. No ano passado, em 17 dias de festa, foram vendidas 12,9 toneladas de tainha. Este ano, a festa registrou a comercialização de 14, 928 toneladas do pescado, 769 quilos de camarão, 499 quilos de outros pratos. Um total de 16,196 toneladas comercializadas
Em todos os dias de festa, muitos turistas de várias regiões do Brasil e de outros países visitaram Paranaguá e saborearam o prato principal: a tainha. “Gostamos muito. Além das pessoas serem simpáticas e o ambiente ser acolhedor, saboreamos o prato típico na festa”, salientou a turista Gabriela, que veio com a família e amigos, da Paraíba.
“Viemos assistir ao jogo do Brasil no telão. Foi uma experiência divertida. As pessoas aqui são animadas e a comida estava ótima”, destacou Carlos Gonçalves, que veio do Nordeste aproveitar a cidade.
No último final de semana, Paranaguá recebeu também visitantes de São José dos Pinhais que aproveitaram o dia na cidade, visitaram pontos turísticos e almoçaram na Festa da Tainha. “Esses são apenas alguns exemplos de turistas que vieram em excursão a Paranaguá durante o período. Estamos muito felizes com o resultado da festa que divulga Paranaguá de forma positiva mostrando o que realmente o município merece: suas belezas e a simpatia do povo parnanguara”, enfatizou Harrison Camargo, secretário municipal de Cultura e Turismo.
“A movimentação foi alta diariamente e gerou esse resultado positivo. Além da tainha, foram comercializados muitos pratos a base de camarão, porções, entre outros. É uma satisfação muito grande chegarmos a esse recorde na comercialização”, comemorou a secretária municipal de Agricultura e Pesca, Morgana Gonçalves.
SHOWS E TRANSMISSÃO DE JOGOS
Todos os dias a festa alcançou um público satisfatório, na Praça de Eventos Mário Roque, com os shows locais e regionais. “Ficamos contentes porque nossos artistas foram sucesso. Todos os dias da Festa da Tainha, mesmo em inícios de semana, a população veio à Praça conferir os shows. Além disso, as transmissões dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo foi um brilho a mais para a festa. Torcedores animados vieram torcer conosco. Foi muito bom”, avaliou Harrison Camargo.
DIVULGAÇÃO
Além das formas tradicionais de divulgação da festa, a equipe da Secretaria Municipal de Comunicação levou aqueles que não poderiam estar presentes, todos os detalhes da festa e transmitiu ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Paranaguá, shows, jogos do time brasileiro e forneceu informações e entrevistas de tudo que estava ocorrendo na Festa da Tainha.
“Foi uma experiência nova e animadora. Comentários sobre os jogos da Seleção Brasileira, a alegria dos parnanguaras e turistas durante os shows e utilidades públicas. Tudo ao vivo nos finais de semana na praça. Parabéns a todos que se empenharam e trabalharam para que a divulgação ocorresse e pudéssemos levar essa festa linda e tradicional para o mundo por meio das redes sociais”, enfatizou Camila Roque, secretária municipal de Comunicação. Além do Facebook, o Instagram foi outra ferramenta de divulgação nesse período.
O prefeito Marcelo Roque comemorou o saldo positivo. “Mais uma vez vemos que a união das secretarias gera resultados satisfatórios. Foi uma festa para a família, animada, com produtos de qualidade, com segurança, shows que valorizam nossos artistas locais e regionais. Estamos felizes e agora, que venha a Feira das Nações e a alegria em comemorar mais um aniversário de Paranaguá”, frisou.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá
Notícias
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
De acordo com MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta segunda-feira (25) maioria de votos para permitir a continuidade do uso de símbolos religiosos em órgãos públicos de todo o país.
Até o momento, a Corte tem seis dos 11 votos do plenário para rejeitar um recurso do Ministério Público Federal (MPF) que pede a proibição da utilização de crucifixos, imagens de santos e outros objetos nos prédios públicos.
Para o MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.
Prevalece no julgamento virtual o voto do relator, ministro Cristiano Zanin. O ministro ressaltou que o cristianismo faz parte da formação da sociedade brasileira e que os feriados alusivos à religião, os nomes de cidades, estados e locais públicos fazem parte da cultura do Brasil. Dessa forma, segundo o ministro, a manutenção dos símbolos nas repartições não é inconstitucional.
“A presença de símbolos religiosos em prédios públicos, desde que tenha o objetivo de manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira, não viola os princípios da não discriminação, da laicidade estatal e da impessoalidade”, escreveu Zanin.
O voto do relator foi seguido pelos ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin.
O julgamento virtual será finalizado nesta terça-feira (26).
Notícias
PCPR leva diversos serviços à população de Morretes nesta semana
Atendimento acontece de terça a sexta-feira, na Prefeitura
De terça-feira (26) a quinta-feira (28), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferecerá serviços de polícia judiciária, orientações e exposições à população de Morretes. Registro de boletins de ocorrência, atividades lúdicas, demonstrações de perícia papiloscópica e exposição de materiais táticos e bélicos, além da confecção de Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem agendou previamente, serão os serviços ofertados.
O PCPR na Comunidade estará na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, das 9h às 17h.
PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços públicos.
Com informações da AEN
Notícias
Criança de 3 anos morre afogada ao cair em piscina em Pontal do Paraná
Fatalidade ocorreu no final de semana
Uma fatalidade ocorrida na sexta-feira (22) em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, devastou uma família da cidade de Imbituva, nos Campos Gerais. Emanuel Santos de Antoni, de apenas 3 anos, morreu afogado ao cair na piscina onde a família estava hospedada.
A vítima foi encaminhada ao hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros, mas não foi possível reanimá-la. Após a confirmação do óbito, o corpo do menino foi encaminhado ao IML de Paranaguá para exames complementares.
A trágica morte de Emanuel comoveu a região e mensagens de apoio e solidariedade tomaram conta das redes sociais neste final de semana. O velório e sepultamento do menino ocorreu no sábado (23), em Imbituva, cidade onde a família reside.