Notícias
Equipe da UFPR trata de lobo-marinho que apareceu em Pontal do Paraná
MACHO JUVENIL ESTAVA MAGRO
Agora Litoral
Na última semana, o LEC – Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), fez o atendimento de diversas ocorrências de animais marinhos encalhados, em especial de um lobo-marinho-do-sul (Arctocephalus australis) vivo.
A equipe avistou o animal durante o monitoramento diário das praias na região de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, e identificou que era um macho juvenil, descansando, mas aparentemente magro.
Quando estes animais são observados em descanso na zona de praia, o trabalho dos biólogos é de apenas identificar, monitorar seus comportamentos e marcá-los com a descoloração dos pelos. Entretanto, se o animal está magro ou com aparente debilitação, uma ação de avaliação de saúde é iniciada.
Para esta ação o animal é contido em campo e submetido a uma série de exames realizados pela equipe especializada, incluindo médicos veterinários. Além de coleta de amostras de sangue e para análise de potenciais patologias (cinomose, por exemplo), também é realizada a microchipagem e descoloração do pelo para fácil reconhecimento e monitoramento do indivíduo.
Após os resultados dos exames, quando o animal não está bem, uma sessão de tratamentos é iniciada em campo ou o animal é levado para tratamento no Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de saúde da UFPR.
Quando está bem, como foi o caso deste animal registrado, o lobo-marinho é liberado após a contenção e apenas monitorado pelos profissionais por meio de identificação individual.
O LEC está atento caso o animal venha descansar na areia da praia novamente! Caso aviste um lobo/leão-marinho, foca, baleia, golfinho, tartaruga ou ave marinha morta ou debilitada, entre em contato com a equipe através do telefone: 0800 642 3341.
Do LEC
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.