Ligue-se a nós

Notícias

Em cinco anos, Portos do Paraná investe R$ 100 milhões em programas socioambientais

Atualmente 11 programas são realizados com foco nas demandas das comunidades

Publicado

no

Foto: Claudio Neves

Nesta quarta-feira (5), data em que foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Portos do Paraná destacou o investimento de R$ 100 milhões em dezenas de programas ambientais e sociais no Litoral, realizado entre 2019 e 2023.

São cinco linhas de atuação: o apoio ao público jovem, saneamento básico, turismo e cultura socioambiental, fortalecimento da pesca artesanal e também das associações comunitárias.

Os projetos são reportados diretamente ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) por meio de relatórios periódicos e estão ligados às demandas repassadas pelas comunidades.

“A relação entre a Portos do Paraná e as comunidades está cada vez mais próxima, fluída, e acontecendo de maneira cada vez mais integrada”, afirma o diretor de Meio Ambiente da empresa pública, João Paulo Santana. “Um dos projetos ambientais mais recentes que estamos desenvolvendo é o convênio com a Universidade Federal do Paraná para implementar o tratamento de esgoto em todas as casas de moradores da Ilha de Eufrasina”.

Esse programa com a UFPR busca melhorar a qualidade de vida dos moradores e preservar a Baía de Paranaguá, substituindo os sistemas rudimentares de tratamento de esgoto, instalados em um ambiente rochoso e com grande declive, por sistemas ecológicos e de baixo custo. Além disso, serão ofertadas aos moradores oficinas de fabricação de produtos de limpeza ecológicos. Haverá também monitoramento da balneabilidade das águas.

“A gente está conseguindo, através da educação ambiental, levar soluções para problemas das diversas comunidades da nossa área de influência direta. Utilizamos metodologias que a permacultura nos permite para fazer diagnósticos e oferecer, através de técnicas alternativas, soluções sustentáveis”, enfatiza o diretor.

PROJETOS 

Entre as ações educacionais, o destaque vai para o Programa de Educação Ambiental (PEA), que reúne 11 projetos de cunho socioambiental, e traz os princípios e práticas da permacultura (que integra espécies animais e vegetais perenes ou que se perpetuam naturalmente e são úteis aos seres humanos). Somente no ano passado, 1.397 pessoas foram beneficiadas.

Um dos principais projetos da Portos do Paraná é o Porto Escola – Educação para Sustentabilidade, em que a Portos do Paraná realiza palestras para os alunos do 5º ano das redes municipais de ensino de Paranaguá e Antonina sobre meio ambiente e o funcionamento do porto, seguida de uma visita guiada ao cais. Desde o início, em 2015, mais de 12 mil alunos já participaram.

Os projetos “Selo Verde” e “Compostar para Cultivar” também auxiliam nas demandas ambientais das comunidades. O primeiro funciona como um sistema de certificação de boas práticas ambientais para comércios da região, incentivando melhorias no sistema de gestão de resíduos sólidos das comunidades participantes.

Já o segundo busca incentivar e promover a compostagem, além de prática de hortas agroecológicas. O projeto atua desde 2021 com compostagem residencial e promoveu a instalação de composteiras nas duas escolas da Ilha do Mel, totalizando cerca de uma tonelada de resíduo ao ano, que deixa de ser destinado ao aterro sanitário.

PLANO DE DESCARBONIZAÇÃO 

Além dos investimentos em programas sociais e ambientais, os portos paranaenses de Paranaguá e Antonina buscam reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Para isto, a Fundación Valenciaport, centro espanhol de pesquisa e inovação, que é referência mundial na área, está realizando um diagnóstico e desenvolverá o Plano de Descarbonização da Portos do Paraná.

Além da elaboração do projeto, a empresa pública também é signatária da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos e está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A parceria entre a Portos do Paraná e o centro espanhol teve início oficialmente em 2020, quando foi firmado termo de cooperação técnica entre as partes.

Com informações da Portos do Paraná

Notícias

Inscrições para Curso de Operações Policiais da PCPR estão abertas

Prazo encerra no próximo dia 15

Publicado

no

Por

Foto: Fábio Dias

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está com as inscrições abertas para o 7º Curso de Operações Policiais. As inscrições iniciaram dia 14 de junho e finalizam no dia 15 de julho.

O objetivo do treinamento é habilitar os agentes para atuarem de forma eficaz em missões de alto risco, mediante a abordagem dos eixos éticos, técnicos, legais e com o emprego de táticas adotadas internacionalmente em unidades de operações especiais.

O registro da inscrição deverá ser feito através de formulário disponível no site da Escola Superior da Polícia Civil (ESPC).

Os candidatos inscritos pelo endereço eletrônico deverão apresentar-se na sede do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) (Rua Conde São João das Duas Barras, 1274 – Vila Hauer) às 8h do dia 22/07/2024, para a entrega dos exames de saúde que habilitam para a realização dos demais testes preliminares, todos de caráter eliminatório.

A relação nominal dos candidatos inscritos será divulgada no dia 19/07/2024 no site da PCPR e da ESPC e a lista definitiva com os candidatos considerados aptos será publicada em edital específico no dia 29/07/2024, no mesmo endereço eletrônico. Os interessados deverão preencher o formulário, anexando a Ficha de Inscrição e Anuência da Chefia Imediata.

VAGAS

Serão disponibilizadas 10 vagas para policiais civis lotados no Cope; 16 vagas para policiais civis do Paraná e 14 vagas para integrantes de outras instituições de Segurança Públicas e Forças Armadas, essas sendo: duas para Polícia Civil de outros Estados; duas para a Polícia Militar; duas para a Polícia Federal; duas para a Polícia Rodoviária Federal; duas para a Guarda Municipal e duas para as Forças Armadas (Militar e de Carreira).

Acesse os arquivos disponibilizados abaixo:

Edital Nº 02/2024.

Formulário de Inscrições.

Ficha de inscrição da chefia imediata.

Da PCPR

Continuar Lendo

Notícias

RESPONSABILIDADE SOCIAL: Aqua Nave surpreende moradores, crianças e jovens de Paranaguá

Inovação da Paranaguá Saneamento emocionou mais de duas mil pessoas

Publicado

no

Por

Crianças ficaram encantadas com a novidade

Há um mês a Arena Albertina Salmon recebeu visitantes de toda a cidade para prestigiar a 17ª Semana do Meio Ambiente. Quem passou por lá ficou curioso e instigado com a presença de um ônibus cenografado como se fosse uma nave espacial. Trata-se da Aqua Nave – trazida para a cidade em uma ação conjunta da Paranaguá Saneamento, empresa do grupo Iguá Saneamento, com o Instituto Iguá e em parceria com o Green Nation, – que emocionou mais de 2 mil visitantes. Por meio de um conteúdo inovador, interativo e lúdico, os participantes aprendem sobre os benefícios do saneamento básico e a importância da adoção de atitudes que contribuam para um futuro sustentável, usando óculos de realidade virtual.

Tudo começou no dia 11, em que a Paranaguá Saneamento apresentou essa novidade inédita na cidade. Crianças e adultos ficaram impressionados com a inovação e puderam desfrutar da experiência no Aqua Nave, bem como o estande da concessionária, que trouxe explicações sobre o tratamento da água, do esgoto além da importância da destinação correta do óleo de cozinha usado.

Ao longo do percurso, foi possível ver situações que provocam reflexões sobre temas como: consumo consciente de água, destinação correta do esgoto, importância da reciclagem e da preservação ambiental, além de perigos do acúmulo de água parada e do descarte incorreto de resíduos.

“Todos na empresa estão orgulhosos em poder trazer essa novidade para a cidade e viabilizar mais um projeto de responsabilidade social em Paranaguá. Tenho certeza de que essa experiência ficará na memória das crianças e contribuirá para a formação dos nossos jovens cidadãos. A Paranaguá Saneamento vem reforçando o compromisso de investir e apoiar iniciativas que reforcem a importância do saneamento básico e da preservação do meio ambiente”, reafirma o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza.

Continuar Lendo

Notícias

Jogos de Aventura e Natureza começam no Litoral neste domingo

Eventos acontecem até 9 de agosto em Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba

Publicado

no

Por

Após passar por Curitiba e Região Metropolitana, a edição 2024 dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) chega à segunda etapa com o Festival de Inverno, que acontece no Litoral. A partir deste domingo, 7 de julho, e até 9 de agosto, 49 eventos esportivos serão realizados em Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba.

Criados pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES), os Jogos de Aventura e Natureza unem prática esportiva, turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local. O formato é pioneiro no Brasil.

Em 2023, somadas as etapas Litoral, Corredores das Águas (Noroeste), Norte e Angra Doce, mais de 160 mil pessoas se envolveram nas disputas e na torcida. Neste ano, a primeira etapa da Capital e região reuniu mais de 5 mil pessoas nos eventos esportivos.

PESCA
Nesta segunda, a dos Jogos de Aventura e Natureza – Festival de Inverno, um dos destaques é a 18ª edição do Festival Sul Brasileiro de Pesca, que acontece em Guaratuba, sexta e sábado da semana que vem (12 e 13), na Praça dos Namorados. A competição conta com três categorias: isca artificial, isca livre e caiaques. Confira a programação.

Outras grandes atrações são o Campeonato Brasileiro de Bodyboarding, em Pontal do Paraná; o Campeonato Brasileiro de Surf, em Matinhos, e o Campeonato Paranaense de Canoagem Maratona, em Paranaguá. Será realizada também outra edição do Festival da Família, no Centro de Eventos Marissol, nos dias 13 e 14 de julho, com aulas de dança, recreação infantil, voo de balão e várias outras atividades e oficinas. O evento é de entretenimento, lazer e diversão para crianças e adultos.

“Os Jogos de Aventura e Natureza são mais uma grande ação do Governo do Estado para movimentar o nosso Litoral em um período de inverno”, diz Tiago Campos, diretor de Inovação da SEES. “Em um período de baixa frequência turística, os JANs levarão mais de 5 mil atletas à região, disputando várias modalidades esportivas em terra, ar e água. Isso atrai público. O objetivo é utilizar o esporte como indutor do turismo, da geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico”, afirma Campos.

Confira:

07/07 – Caminhada / Passeio Ciclístico – Matinhos;

10 a 14/07 – Bodyboarding – Ipanema, Pontal do Paraná;

11 a 14/07 – Vôlei de Praia – Sesc, Matinhos;

12 e 13/07 – Sul Brasileiro de Pesca – Praça dos Namorados, Guaratuba;

13/07 – Wheeling – Sesc, Matinhos;

13 e 14/07 – X1 – Matinhos;

13 e 14/07 – Motocross – Pontal do Sul, Pontal do Paraná;

13 e 14/07 – Festival da Família – Centro de Eventos, Pontal do Paraná;

13 e 14/07 – Beach Soccer – Morretes;

13 e 14/07 – Skate – Aeroparque, Paranaguá;

13 e 14/07 – Capoeira – Ginásio de Esportes, Paranaguá;

14/07 – BMX – Sesc, Matinhos;

15/07 – Corrida dos garçons – Centro, Matinhos;

15 a 19/07 – Oficinas JAN (Beach Tennis, Vôlei de Praia, Teqball, Taekwondo, Punhobol) – Prefeitura, Morretes;

15 a 19/07 – Teqball – Sesc, Morretes;

15 a 19/07 – Stand Up Paddle – Morretes;

19 a 21/07 – Powerlifting – Ipanema, Pontal do Paraná;

19 a 21/07 – Futevôlei – Caveirão, Antonina;

20/07 – Águas Abertas – Praia Mansa, Matinhos;

20/07 –  Skate – Praça de Shangrilá Caranguejo, Pontal do Paraná;

20/07 – Desafio de Obstáculos – Pista de Motocross, Pontal do Paraná;

20 e 21/07 – Handebol de Areia – Sesc, Matinhos;

20 e 21/07 – Desafio dos Bombeiros – Sesc, Matinhos;

20 e 21/07 – Pesca de Areia – Praia de Leste, Pontal do Paraná;

20 e 21/07 – Futebol Americano Full Pads – Complexo Esportivo, Guaratuba;

20 e 21/07 – Basquete 3×3 – Ginásio, Guaratuba;

20 e 21/07 – Canoagem Oceânica / Maratona – Praça Mário Roque, Paranaguá;

21/07 – Kart – Praia Central, Guaratuba;

21/07 – Triathlon – Praia Central, Guaratuba;

21/07 – Wheeling – Praia Central, Guaratuba;

21/07 – Atletismo Cross Country – Morretes;

27/07 – Hapkido – Colégio Estadual Paulo Freire, Pontal do Paraná;

27/07 – Jogo das Estrelas – Morretes;

27/07 – Skate – Guaraqueçaba;

27/07 – Brasileiro de Paramotor – Praia de Leste, Pontal do Paraná;

27 e 28/07 – Lite Cross – Pista de Motocross, Pontal do Paraná;

27 e 28/07 – Ciclismo MTB – Guaraguaçu, Pontal do Paraná;

27 e 28/07 – Vôlei de Praia Escolar – Amosi, Pontal do Paraná;

27 e 28/07 – Orientação Escolar – Praia de Leste, Pontal do Paraná;

27 e 28/07 – Punhobol Escolar – Amosi, Pontal do Paraná;

27 e 28/07 – Basquete 3×3 Escolar – Pontal do Paraná;

27 e 28/07 – Paranaense de Surf – Praia Brava, Guaratuba;

28/07 – Taekwondo Escolar – Colégio Estadual Paulo Freire, Pontal do Paraná;

4 a 9/08 – Surf – Pico de Matinhos, Matinhos;

A programação detalhada está AQUI.

Depois do Festival de Inverno, a próxima etapa dos JANs 2024 será no Vale do Iguaçu, entre 14 e 22 de setembro.

Da AEN

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.