Notícias
Decretada prisão preventiva de acusados de matar empresário em Paranaguá
DECISÃO SAIU NESTE SÁBADO, 21
Agora Litoral
A juíza Cíntia Graeff homologou o flagrante e decretou a prisão preventiva de Rafael Anderson Kubiak da Veiga, de 23 anos, e de Luiz Felipe Alcala, de 24, acusados de planejar e executar a morte do empresário Geovane Charlles Alcala, de 47 anos, morto a tiros no início da tarde de sexta-feira (20) em Paranaguá, no Litoral do Paraná.
Na decisão, proferida neste sábado (21), a magistrada reconheceu que a prisão dos dois foi efetuada legalmente e que obedeceu todas as formalidades legais previstas no Código de Processo Penal, “não existindo vícios formais ou materiais”.
No despacho, Cíntia Graeff ressaltou ainda existirem a prova da existência do crime e indícios suficientes de autoria.
Para homologar a prisão preventiva de Rafael Veiga e Felipe Alcala, a juíza salientou também a premeditação e arquitetura do crime, feita com extrema frieza.
“No afã de tirar a vida do próprio pai, simularam um assalto, tendo Rafael executado o homicídio com a arma da própria vítima, ficando evidenciada a elevada periculosidade dos agentes e a alta probabilidade de reiteração da conduta delituosa”, escreveu a magistrada.
Assassinato de Geovane Alcala é chamado de Parricídio
O assassinato de Geovane Charlles Alcala é denominado de Parricídio – ato de matar o pai.
Contudo, de acordo com o advogado criminalista, mestre em Direito Penal e professor de Direito Penal José Nabuco Filho, “embora o vocábulo seja, frequentemente, associado ao ato de matar o pai, parricídio tem o sentido mais amplo: de matar o parente (ascendente, descendente, irmão ou cônjuge)”.
Ainda segundo Nabuco Filho, no Brasil não há crime com o nome de parricídio; aquele que matar o parente terá cometido crime de homicídio (art. 121, do Código Penal).
“Além de não existir um crime específico, a relação de parentesco sequer configura uma qualificadora do homicídio. Desse modo, o uso da palavra parricídio, no Brasil, se dará apenas no sentido coloquial e não no sentido jurídico”, explica.
Casos famosos de parricídio
Como era de se esperar, casos como o ocorrido em Paranaguá, na sexta-feira (20), chocam as pessoas.
Afinal, um filho (ou parente) matar ou mandar matar alguém do próprio sangue é, para a maioria das pessoas, difícil de assimilar.
Quando são descobertos, ganham enorme repercussão na imprensa.
SUZANE RICHTHOFEN
Em 31 de outubro de 2002, Manfred e Marísia von Richthofen foram mortos a pauladas em sua casa no Campo Belo, bairro de classe média alta de São Paulo.
Logo foi revelado que o crime, investigado inicialmente como latrocínio, foi planejado pela filha mais velha do casal, a estudante de direito Suzane von Richthofen, então com 18 anos, e executado por seu namorado Daniel Cravinhos de Paula e Silva, e pelo irmão dele, Cristian Cravinhos de Paula e Silva.
Os três foram condenados pelo crime.
GIL RUGAI
O ex-seminarista Gil Rugai teria aproveitado o silêncio da noite do dia 28 de março de 2004 para se aproximar da casa dos pais, em Perdizes, bairro de classe média alta em São Paulo, e arrombar uma das portas a pontapés.
Empunhando uma pistola calibre .380, o jovem, então com 21 anos, não esperou que o pai e madrasta se virassem: Luiz Carlos caiu morto depois de receber cinco tiros nas costas. Alessandra levou seis tiros.
ISABELA NARDONI
Em março de 2008, Isabella Nardoni, de cinco anos, morreu após ser jogada do sexto andar de um prédio na zona norte de São Paulo. Seu pai, Alexandre Nardoni, e a madrasta, Anna Carolina Jatobá, foram condenados pela morte da menina. A motivação do crime, supostamente, seriam ciúmes da garota.
NOTÍCIA RELACIONADA
Filho de empresário teria encomendado a morte do pai em Paranaguá
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.