Notícias
Código de Conduta afasta vereador das redes sociais
NÓBREGA É GCM E, PELO NOVO CÓDIGO, NÃO PODE EMITIR OPINIÕES
Agora Litoral
A entrada em vigor do Código de Conduta da Guarda Civil Municipal (GCM) afastou o vereador Nóbrega, membro da corporação, das redes sociais. Antes do novo código, Nóbrega constantemente emitia opiniões sobre temas debatidos na Câmara Municipal e fazia lives (transmissões ao vivo) abordando assuntos de interesse da comunidade.
Hoje, o GCM e vereador Nóbrega tem que observar o inciso XV do Código de Conduta da GCM, que diz que a corporação está “proibida de manifestar-se em meios de comunicação, sobre assuntos afetos à Guarda Civil Municipal, sem estar devidamente autorizada por superior hierárquico”, ou ainda o que prega o inciso III, onde diz ser proibido “expor-se excessivamente em redes sociais, de forma desabonadora à dignidade da instituição”.
Alguns vereadores tentaram suprimir esses dois incisos, mas foram vencidos pela base de sustentação do prefeito Marcelo Roque.
PERSEGUIÇÃO
Procurado pelo Agora Litoral, o vereador Nóbrega não quis comentar publicamente a retaliação que estaria levando da Prefeitura por não pertencer à base de apoio do Prefeito, principalmente depois de votações polêmicas na Câmara Municipal.
A verdade é que, desde que entrou na Guarda Municipal, Nóbrega sempre trabalhou no trânsito, inclusive participava de projetos em escolas municipais de orientações nesta área. Há anos cumpria expediente das 7 às 13 horas. Mas sua rotina de trabalho mudou.
Transferido para atuar na Rodoviária, Nóbrega acabou fazendo um excelente trabalho no local, sendo reconhecido pelo grande número de frequentadores da rodoviária. Se a intenção era puni-lo, o tiro saiu pela culatra. O trabalho acabou sendo elogiado. A Prefeitura, aparentemente, deu o troco.
Novamente o GCM e vereador Nóbrega foi transferido. E sua escala de trabalho igualmente alterada. Agora ele está lotado na Escola Maria Trindade, no Embocuí, cumprindo horário das 19 horas às 7 da manhã.
Esse novo horário, em tese, dificultaria Nóbrega de participar das sessões da Câmara, que acontecem às 19 horas, duas vezes na semana. No entanto, o vereador e GCM tem se munido de atestados da Câmara Municipal para justificar a ausência do trabalho nas horas em que está exercendo o seu mandato eletivo.
MORDAÇA
O vereador teria dito numa sessão da Câmara que o Código de Conduta teria sido feito sob encomenda para ele. “O código tem o objetivo de punir e amordaçar mais ainda; deveria ter vindo [para ser votado na Câmara] o Plano de Cargos e Salários. Daqui para frente estaremos cobrando incansavelmente o plano de cargos e salários ao senhor Prefeito que um dia prometeu nossa valorização e não punição”, disparou o vereador dias antes do código ter virado lei.
REPERCUSSÃO
O maior site da região de Londrina também abordou o tema. Veja:
https://diario24h.com/politica/lei-da-mordaca-atinge-vereador-de-paranagua/
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.