Ligue-se a nós

Notícias

Canil na TCP vai abrigar cães farejadores da Receita Federal após vistorias das cargas

Medida atende portaria que trata das normas e procedimentos necessários aos recintos alfandegados

Publicado

no

Um canil foi inaugurado na quinta-feira (21/9), na TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá. Com 9 m² de área de solário e canil fechado, o espaço será utilizado por cães farejadores da Receita Federal do Brasil (RFB) após vistorias nas cargas.

A medida aconteceu após definição da portaria nº 143/2022, que trata das normas e procedimentos necessários aos recintos alfandegados como o Porto de Paranaguá. Entre as medidas, está a construção de um canil no terminal para os animais. 

Segundo o gerente institucional da TCP, Allan Chiang, “o terminal coopera ativamente com os trabalhos realizados pela e Receita Federal e demais autoridades. Este ambiente beneficiará as equipes de fiscalização e a nós, pois poderá aumentar o número de inspeções com a equipe K9 trazendo ainda mais segurança às atividades realizadas no terminal”.

ENZO

O maior beneficiado com a medida é o cão Enzo, da raça pastor belga malinois, de 9 anos de idade. Segundo Alessandro Quinteiro, analista da RFB, o cachorro mora na 9ª base da Receita Federal, em Navegantes (SC), e atende as demandas do Paraná e de Santa Catarina. “A cada visita à TCP, nós levamos 2 horas de deslocamento só na ida. Com o canil no local, a equipe terá mais conforto, pois o Enzo não vai mais precisar voltar no mesmo dia para casa. Outra vantagem é que poderemos ficar mais tempo na cidade o que aumentará a frequência de fiscalizações no terminal”, destaca Quinteiro. Segundo a RFB, a previsão é de receber um segundo cão farejador até setembro. 

Anúncio

SEGURANÇA

Além da fiscalização realizada nos contêineres, o terminal possui cerca de 400 câmeras de monitoramento com vigilância 24h, scanners para fiscalização das cargas, 56 vigilantes armados e sistema de alarme para casos de invasão. As entradas no terminal são feitas apenas após autorização interna. Todos os veículos, pessoas, volumes e cargas são revistados, inclusive os pedestres passam por um detector de metais. 

Nova subestação amplia capacidade em movimentação de carga refrigerada na TCP

A TCP inaugurou, na quarta-feira (20), sua mais nova subestação de energia, modelo GIS F35-4, fabricada pela General Electric (GE). O projeto tem como objetivo abastecer não só toda a estrutura do terminal, mas também as 1.554 novas tomadas na área de reefer e os RTGs que foram eletrificados recentemente na operação ferroviária. 

Prestigiaram o evento representantes da Diretoria da Portos do Paraná e da CET Brasil, empresa responsável pela execução da obra, bem como os membros da diretoria da TCP. 

Anúncio

A inauguração da nova subestação GIS representa um papel importante na TCP, pois não só elimina completamente o gargalo da restrição da cota de eletricidade para atender à demanda de 1.554 tomadas refrigeradas adicionais, como também estabelece uma base sólida para a sustentabilidade desenvolvimento no TCP, incluindo ampliação do pátio, execução da RTG elétrico em todo o pátio e STS adicionais no cais conforme plano estratégico da empresa. 

SUBESTAÇÃO 

Instalado em um prédio de dois andares, com área total de 446 metros quadrados, localizado dentro do terminal, o sistema conta com um transformador de 25 kVA de potência com tensão de entrada de 138 kV e saída em 13,8 kV para distribuição para as outras subestações já presentes no local. 

De acordo com o coordenador de manutenção da TCP, Wilson do Pilar Cordeiro Junior, o antigo sistema limitava a carga distribuída no terminal a 10 MVA, enquanto o novo deve fornecer 25 MVA, podendo ser expandido a até 50 MVA com a futura instalação de um segundo transformador. “Com esse aumento na nossa capacidade de carga, a subestação vai viabilizar, por exemplo, a expansão do número de tomadas da área reefer de 3.572 para 5.126 até o final do ano, além de garantir o fornecimento de energia de forma adequada para nossos dois RTGs eletrificados, que fazem parte da estratégia do terminal em reduzir a emissão de gases de efeito estufa”, explicou Cordeiro. 

Da TCP

Anúncio
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.