Notícias
Atividades esportivas e de recreação agitam o Litoral
Aulas de ginástica, dança, caminhada, recreação infantil, avaliação física, torneios e eventos esportivos são ofertadas gratuitamente de terça a domingo
Aulas de ginástica, dança, caminhada, recreação infantil, avaliação física, torneios e eventos esportivos. Estas são algumas das atividades oferecidas pela Secretaria de Estado do Esporte no Verão Maior Paraná. Elas são ofertadas gratuitamente no Litoral e na Costa Noroeste do Estado, de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h. Na primeira semana de ações, de 26 a 01 de janeiro, foram registrados 151.328 atendimentos.
São seis pontos fixos no Litoral, nas praias de Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá, três equipes itinerantes, além de outros dois postos fixos no Noroeste, em Porto Rico e São Pedro do Paraná.
Os postos fixos estão estruturados com palcos para as aulas, muro de escalada com tirolesa, futmesa e quadras de vôlei de praia, futebol e beach tennis. As quadras ficam à disposição da comunidade, que pode emprestar os equipamentos necessários. Há, ainda, brindes dos apoiadores e patrocinadores aos participantes.Todas as atividades são preparadas, acompanhadas e conduzidas por mais de 250 profissionais e acadêmicos de Educação Física, Turismo, Enfermagem e Comunicação, que passaram por uma capacitação para melhor atender os veranistas e a comunidade litorânea.
O secretário do Esporte e coordenador-geral do Verão Maior Paraná, Helio Wirbiski, avalia positivamente o início das atividades. “O Verão Maior Paraná segue a todo vapor, foram 150 mil atendimentos com atividades esportivas e de lazer, com as praias lotadas e muito sol”, avalia. “Dia 06 de janeiro começam os shows e convidamos todos para vir ao Litoral, pois vão encontrar segurança, esporte, cultura e tranquilidade”.
O diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte, Tiago Campos, destaca a participação do público nas ações conduzidas pelas equipes. “As pessoas têm participado de todas as atividades e elogiado bastante a nossa estrutura e os nossos postos de atendimento, fixos e itinerantes. A nossa equipe é bem preparada para receber essas pessoas em todas as atividades físicas, esportivas, recreativas e culturais oferecidas”, disse.
Além da programação contínua, o Verão Maior Paraná contará com eventos esportivos nos fins de semana, como os Jogos de Aventura e Natureza, Cross Games, Campeonato Paranaense de Beach Soccer, apresentações de BMX Freestyle, apresentações de Wheeling e outros campeonatos ao longo da temporada.
Confira AQUI o calendário completo dos eventos esportivos.APRESENTAÇÕES CIRCENSES
Ao longo de todo o projeto, os veranistas e moradores locais podem acompanhar atrações diárias da caravana cultural, com o circo na areia, performances no trapézio, na lira, nos malabares, na dança ou nas oficinas recreativas.
Nesta edição, a trupe se apresenta com duas equipes: uma fixa no posto de Caiobá e outra itinerante que passa por Guaratuba, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-Lá. No posto fixo do Verão Maior Paraná em Caiobá, todas as sextas, sábados e domingos, às 18h45, é possível acompanhar gratuitamente as apresentações.
MURO DE ESCALADA COM TIROLESA
O muro de escalada com tirolesa é uma das atividades mais procuradas pelas crianças no litoral paranaense. O projeto conta com um muro fixo no posto de Caiobá e um itinerante. Ele fica até o dia 08 de janeiro em Shangri-Lá, do dia 10 até o dia 22 na praia de Ipanema e, posteriormente, do dia 24 ao dia 29 em Praia de Leste. Para participar, o veranista precisa ter no mínimo 1,20m de altura e pesar até 80 quilos.Confira a programação diária dos postos fixos:
8h30 – 11h45: Muro de escalada com tirolesa, vôlei de praia, beach tennis, futevôlei, futmesa, beach soccer e empréstimo de material
8h30 – 9h15: Caminhadas
8h30 – 11h45: Torneios com inscrição
9h30 – 10h30: Recreação infantil
10h30 – 11h: Mexa-se (atividade de palco)
11h – 11h15: Torneio relâmpago
15h – 18h45: Muro de escalada com tirolesa, vôlei de praia, beach tennis, futevôlei, futmesa, beach soccer e empréstimo de material
15h30: Torneio relâmpago
16h – 17h: Recreação infantil
17h30 – 18h: Danças e ritmos
18h – 18h45: Ginástica Verão
VERÃO MAIOR PARANÁ
O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná. O projeto conta com o patrocínio da Coca-Cola Femsa Brasil e do Sicredi, com o apoio da Fecomércio/SESC e das prefeituras municipais.
Da AEN
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.