Paranaguá
‘Tribunal do Crime’ mandou decapitar e jogar corpos em rio
PRESOS TÊM RELAÇÃO COM BRUTAIS HOMICÍDIOS
Agora Litoral
Uma operação especial, desencadeada na madrugada desta sexta-feira (23) pela Polícia Civil, prendeu seis pessoas – três homens e três mulheres – e apreendeu dois menores. Destes, sete teriam envolvimento direto com dois assassinatos ocorridos em Paranaguá onde as vítimas foram decapitadas e jogadas no Rio Emboguaçu.
Denominada Adsumus (palavra com origem no latim que significa ‘estamos presentes’), a operação conseguiu, através da oitiva de testemunhas, descobrir a atuação desses mesmos elementos em outros dois homicídios – praticados da mesma forma – ocorridos na mesma região no início de 2018. Esses assassinatos também tiveram a mesma “assinatura”, ou seja, as vítimas foram mortas a facadas e tiveram a cabeça arrancada do corpo.
De acordo com o delegado Nilson Diniz, que coordenou a operação, as investigações que levaram ao cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva, um de busca de adolescente e outros seis de busca e apreensão começaram após o achado do primeiro corpo – de Josemar Martins dos Santos, de 31 anos. O cadáver de Josemar foi encontrado boiando no Rio Emboguaçu no dia 25 de outubro. Ele era morador da região.
A investigação tomou novo rumo quando, duas semanas após o achado do corpo de Josemar, outro cadáver foi encontrado no Rio Emboguaçu, também morto a facadas e sem cabeça. A vítima, dessa feita, foi Osmar Teixeira Policarpo, de 35 anos, também morador na região. A forma de agir indicava que os autores dos homicídios estivessem tentando passar uma mensagem, através de uma assinatura dos assassinatos.
TRIBUNAL DO CRIME
O delegado Diniz explicou, em entrevista coletiva (VEJA VÍDEO ABAIXO), que estava havendo uma espécie de Tribunal do Crime em Paranaguá, onde membros de uma organização criminosa se reuniam e decidiam o futuro de delinquentes, “na maioria das vezes autores de crimes sexuais, mas também pessoas que estavam trazendo transtornos àquela região (…) essas pessoas se reuniam, realizavam um ‘julgamento’ e também aplicavam a sanção escolhida pelos membros de maior hierarquia na organização criminosa”, disse.
Josemar dos Santos e Osmar Policarpo teriam praticado crimes sexuais na região em que acabaram mortos e decapitados.
Os supostos autores e envolvidos nesses brutais homicídios foram presos nos bairros Emboguaçu, Porto dos Padres, Santa Cecília e Jardim Iguaçu.
LISTA DE PRESOS
Na operação Adsumus foram presos Darcy do Nascimento Junior, de 32 anos, Tiago Xavier Luna, de 29, Adrian da Costa de Araujo, de 28, e Wanessa Leite Mariano, de 27 anos, todos, segundo a Polícia Civil, envolvidos diretamente nos homicídios de Josemar e Osmar. Uma segunda mulher, também presa na operação, aguardava identificação oficial da polícia.
VÍDEO
Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, também foram apreendidos na manhã desta sexta-feira. Os dois aparecem em vídeos e fotos, arquivados em celulares apreendidos, cometendo os crimes em companhia dos outros presos. As imagens são chocantes.
As vítimas foram decapitadas com um machado, tiveram o corpo aberto e o coração arrancado. As imagens chocaram até os policiais e repórteres mais experientes.
VÍDEO DA COLETIVA DE IMPRENSA
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Corpo sem cabeça aparece boiando no Rio Emboguaçu em Paranaguá
Paranaguá
Identificado ciclista que morreu em acidente com caminhão na BR-277
Tragédia foi na manhã desta quinta-feira, na região do Jardim Iguaçu
Um ciclista morreu em um trágico acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (21), na BR-277, em Paranaguá. Tadeu Simão Pereira (FOTO), de 58 anos, estava pedalando sua bicicleta quando se envolveu numa colisão com um caminhão no Km 2,5 da rodovia, próximo ao Jardim Iguaçu.
Equipes de emergência, incluindo o SAMU, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a concessionária EPR Litoral Pioneiro, atenderam ao chamado. Infelizmente, Tadeu não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto no local.
A Polícia Científica realizou análises na cena do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) para exames complementares. A família identificou o corpo no IML.
O acidente chama atenção para a importância da segurança no trânsito, especialmente para ciclistas, e a necessidade de medidas preventivas para evitar tragédias como essa.
Paranaguá
Jovem é atacado com faca durante assalto no Porto dos Padres
Câmeras de monitoramento flagraram a ação do criminoso
Na manhã de quarta-feira, 20, um jovem de 18 anos foi atacado com uma faca durante um assalto no bairro Porto dos Padres, em Paranaguá. Embora tenha passado por uma situação extremamente tensa, o rapaz não sofreu ferimentos graves.
O crime foi capturado por câmeras de segurança da área. O rapaz, que estava de bicicleta, foi abordado por um homem que, sem qualquer aviso prévio, o atacou com a faca.
Após o golpe, o criminoso fugiu levando a bicicleta da vítima, que ficou com um pequeno corte no peito em decorrência da agressão.
As imagens do assalto foram repassadas pelas redes sociais para tentar identificar o autor desse ato violento, sendo o caso registrado pela Polícia Militar.
Paranaguá
ROMU apreende mais de 100 pedras de crack ao abordar trio no “Catingueiro”
Ação da GCM foi na manhã desta quarta-feira durante patrulhamento de rotina
Na manhã desta quarta-feira, 20, agentes da Guarda Civil Municipal realizaram a apreensão de mais de 100 pedras de crack durante uma abordagem na Avenida Governador Manoel Ribas, no Bairro Industrial, em Paranaguá. Três homens foram levados à Delegacia Cidadã.
A OCORRÊNCIA
A ação teve início por volta das 9h, quando uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) realizava patrulhamento na área e, ao chegar na esquina da Rua Xavier da Silva, nas proximidades do local conhecido como “Catingueiro”, frequentemente mencionado como ponto de venda de drogas, os agentes notaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a viatura, ele jogou algo no chão, o que levou à abordagem imediata.
O homem foi identificado como tendo 35 anos e, ao ser revistado, tentou se desfazer de cinco pedras de crack embaladas para venda, que acabou pisando ao ser abordado pelos guardas civis. Além da droga, também foi encontrado em seu bolso um celular e R$ 200 em dinheiro trocado.
ESTRANGEIRO
Durante a mesma abordagem, um homem venezuelano de 55 anos também foi identificado e flagrado com quatro pedras de crack que apresentavam a mesma embalagem e cor das encontradas com o outro suspeito. Questionado sobre a droga, ele alegou ser usuário e que estava comprando para consumo pessoal.
Por fim, um jovem de 24 anos que estava no local foi revistado e com a quantia de R$ 110, as chaves de um carro e quatro pacotes plásticos com um total de 100 pedras de crack, que totalizaram 28 gramas.
Diante das evidências coletadas, todos os envolvidos foram encaminhados ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá, junto com os materiais apreendidos, para as medidas cabíveis.