Paranaguá
Paredes do Museu de Arqueologia se transformam em História de Natal
ESPETÁCULO ACONTECE DE 21 A 23 DE DEZEMBRO
Agora Litoral
De 21 a 23 de dezembro, às 21h, o MAE – Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, localizado na Praça Mário Roque, será o palco para as apresentações do espetáculo natalino “Soldadinho de Chumbo e a Bailarina”, que será contado por meio de uma projeção mapeada nas paredes da instituição.
O espetáculo, que é gratuito e voltado para toda a família, contará com intérprete de libras e áudio-descrição. Cadeiras para pessoas com mobilidade reduzida estarão disponíveis.
A adaptação do conto clássico, escrito pelo dinamarquês Hans Christian Andersen, mostra a história de um pequeno boneco de chumbo com uma perna só que se apaixona por uma bailarina, também de brinquedo. Ao vê-la se equilibrando em uma perna só e com os braços levantados, o soldadinho acredita que a bailarina também não possuía o membro. A partir daí uma intensa história de amor utópico se inicia.
Para a projeção, que possui duração de 30 minutos, foram incorporadas imagens da Fábrica do Papai Noel no Polo Norte, castelos de gelo e outros momentos natalinos que foram criados, modelados e animados em 3D. A trilha
sonora fica por conta de Sérgio Justen, com composições exclusivas para o espetáculo e interpretadas pela cantora Íria Braga.
“Soldadinho de Chumbo e a Bailarina” é apresentado pelo Ministério da Cultura, pela Cattalini Terminais Marítimos, com patrocínio da Fertipar, como forma de presente de Natal para a população parnanguara. A mostra é gratuita e para toda a família. Os interessados poderão levar cadeira de praia, cangas e banquetas para assistir ao espetáculo na praça.
Projeção – A projeção mapeada, também conhecida por videomapping, é uma técnica de computação gráfica capaz de criar ilusões visuais de volume e tridimensionalidade por meio da reprodução e projeção de filmes sobre superfícies diversas.
Com a utilização das mais diversas técnicas de computação e de projetores de alta luminosidade, o vídeo se adapta sem distorções às mais variadas estruturas arquitetônicas e proporciona um espetáculo único, animado em 3D e projetado por técnicas de mapeamento.
Neste show, será enfatizado o poder de sonhar para realizar, utilizando frases e poemas que inspiram o amor, esperança e harmonia de grandes pensadores e escritores, buscando definir o que significa o espírito de Natal.
A Tempo Arte, responsável pela projeção pelo espetáculo em Paranaguá, é pioneira em projetos de projeção mapeada no Brasil e no mundo, com grande sucesso em eventos como Natal do Shopping Curitiba e nas apresentações natalinas do Sesc Paço da Liberdade, na capital paranaense.
As apresentações são exclusivas e contam com a assinatura da criação pelos melhores profissionais do mercado, sendo considerada a melhor prestadora do Brasil de espetáculos que usam sincronia de arte e tecnologia de projeção mapeada 3D.
SERVIÇO:
Natal em Paranaguá
Espetáculo natalino “Soldadinho de Chumbo e a Bailarina”
Datas: 21, 22 e 23 de dezembro (sexta, sábado e domingo)
Horário: 21h
Local: MAE – Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR – Praça Mário Roque
Evento gratuito
Duração: 30 minutos
Classificação: Livre
Paranaguá
Identificado ciclista que morreu em acidente com caminhão na BR-277
Tragédia foi na manhã desta quinta-feira, na região do Jardim Iguaçu
Um ciclista morreu em um trágico acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (21), na BR-277, em Paranaguá. Tadeu Simão Pereira (FOTO), de 58 anos, estava pedalando sua bicicleta quando se envolveu numa colisão com um caminhão no Km 2,5 da rodovia, próximo ao Jardim Iguaçu.
Equipes de emergência, incluindo o SAMU, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a concessionária EPR Litoral Pioneiro, atenderam ao chamado. Infelizmente, Tadeu não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto no local.
A Polícia Científica realizou análises na cena do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) para exames complementares. A família identificou o corpo no IML.
O acidente chama atenção para a importância da segurança no trânsito, especialmente para ciclistas, e a necessidade de medidas preventivas para evitar tragédias como essa.
Paranaguá
Jovem é atacado com faca durante assalto no Porto dos Padres
Câmeras de monitoramento flagraram a ação do criminoso
Na manhã de quarta-feira, 20, um jovem de 18 anos foi atacado com uma faca durante um assalto no bairro Porto dos Padres, em Paranaguá. Embora tenha passado por uma situação extremamente tensa, o rapaz não sofreu ferimentos graves.
O crime foi capturado por câmeras de segurança da área. O rapaz, que estava de bicicleta, foi abordado por um homem que, sem qualquer aviso prévio, o atacou com a faca.
Após o golpe, o criminoso fugiu levando a bicicleta da vítima, que ficou com um pequeno corte no peito em decorrência da agressão.
As imagens do assalto foram repassadas pelas redes sociais para tentar identificar o autor desse ato violento, sendo o caso registrado pela Polícia Militar.
Paranaguá
ROMU apreende mais de 100 pedras de crack ao abordar trio no “Catingueiro”
Ação da GCM foi na manhã desta quarta-feira durante patrulhamento de rotina
Na manhã desta quarta-feira, 20, agentes da Guarda Civil Municipal realizaram a apreensão de mais de 100 pedras de crack durante uma abordagem na Avenida Governador Manoel Ribas, no Bairro Industrial, em Paranaguá. Três homens foram levados à Delegacia Cidadã.
A OCORRÊNCIA
A ação teve início por volta das 9h, quando uma equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) realizava patrulhamento na área e, ao chegar na esquina da Rua Xavier da Silva, nas proximidades do local conhecido como “Catingueiro”, frequentemente mencionado como ponto de venda de drogas, os agentes notaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a viatura, ele jogou algo no chão, o que levou à abordagem imediata.
O homem foi identificado como tendo 35 anos e, ao ser revistado, tentou se desfazer de cinco pedras de crack embaladas para venda, que acabou pisando ao ser abordado pelos guardas civis. Além da droga, também foi encontrado em seu bolso um celular e R$ 200 em dinheiro trocado.
ESTRANGEIRO
Durante a mesma abordagem, um homem venezuelano de 55 anos também foi identificado e flagrado com quatro pedras de crack que apresentavam a mesma embalagem e cor das encontradas com o outro suspeito. Questionado sobre a droga, ele alegou ser usuário e que estava comprando para consumo pessoal.
Por fim, um jovem de 24 anos que estava no local foi revistado e com a quantia de R$ 110, as chaves de um carro e quatro pacotes plásticos com um total de 100 pedras de crack, que totalizaram 28 gramas.
Diante das evidências coletadas, todos os envolvidos foram encaminhados ao plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá, junto com os materiais apreendidos, para as medidas cabíveis.